terça-feira, 28 de julho de 2015

Fuga, descoberta de túnel, e motim marcam o fim de semana nos presídios de São Luís


Resultado de imagem para FOTOS DO GEOP


Apesar do secretário da SEJAP Murilo Andrade querer tapar o sol com peneira mineira, encobrindo da mídia os incidentes ocorridos no complexo penitenciário de pedrinhas,  não deu certo, o titular deste blog recebeu fatos e fotos do que realmente aconteceu, pelo menos em três unidades prisionais do complexo.
segundo os servidores que trabalham no complexo de Pedrinhas, o fim de semana foi aterrorizante, na CADET, PP e CDP

No sábado(25), Detentos  da penitenciária de Pedrinhas(PP), se amotinaram e promoveram um verdadeiro quebra, naquela unidade, o Grupo especial de Operações Penitenciária(GEOP) foi acionado, ao chegar na PP, foram recebidos a pedradas pelos detentos, que já tinham quebrado lâmpadas, Câmeras de videomonitoramento e holofotes da quadra.

 A situação ficou tensa dentro do presídio por quase três horas, homens do Geop uma força de pronto em prego criada pela ex-secretário Sebastião Uchôa, entrou em ação e conseguiram contornar a situação, usando spray de pimenta, gás lacrimogênio e bombas de efeito moral, se não fosse a intervenção dos homens do Geop, o pior teria acontecido.

Segundo os servidores relataram  ao repórter Stenio Johnny, o clima ficou tenso, e eles se sentiram inseguros diante da fragilidade do sistema prisional, por um momento, pensávamos que fossemos sair mortos da PP, nossas vidas ficaram por um fio, se não fosse o GEOP, uma carnificina teria acontecido. Disse um servidor que estava de serviço na PP.

Ainda segundo os servidores, o secretário Murilo Andrade diante da situação tensa dentro do presídio, estava mais preocupado em abafar o motim pra não chegar informação pra mídia, proibindo a assessoria de comunicação de divulgar qualquer informação a imprensa, mostrando assim um verdadeiro despreparo como gestor de um sistema penitenciário, informou um servidor da SEJAP.

Ele tremeu na base diante da situação, e deu ordens expressa pra ninguém passar informações, até a sua segunda ordem. Ainda segundo o servidor, somente ontem, parte das informações foram passadas a impressa de maneira bem reduzidas. Disse o servidor.

O tumulto aterrorizante aconteceu no bloco F2 da PP. Um servidor da sejap, falou ainda que ao contrario do que o incompetente secretário mandou divulgar na mídia, o motim durou cerca de três horas pra ser controlado e isso só aconteceu com intervenção dos bem treinados homens do Geop.

Enquanto as atenções da segurança interna voltava-se para a PP, um detento da Cadet aproveitou um vacilo dos monitores, guariteiros, e agentes penitenciários, para escalar o muro da frente da Cadet, e fugir de boa com direito a BYE BYE, SO LONG, WELL WELL AND TCHAU TCHAU, até hoje o pessoal ainda está tonto, de tanto procurar o preso ao redor do presídio, e tentar entender como o detento conseguiu escalar e pular o muro da frente da CADET..

O secretário da SEJAP Murilo Andrade mandou divulgar uma apática nota a imprensa dizendo que vai abrir sindicância pra saber se houve facilitação na fuga.
Pra fechar a programação da falta de comando e incompetência do importado secretario Murilo Andrade, um túnel foi descoberto no domingo (26) no CDP.

Com todos esses acontecimentos negativos, e péssima administração, Murilo Andrade ainda tem coragem de ir pra rádio jornal e televisão do Maranhão dizer que está tudo bem no sistema prisional do Maranhão. É muita cara de pau!

Nós profissionais da comunicação que cobrimos a área de segurança sabemos que não está nada bem, as informações que temos, é que a qualquer momento o caldeirão do Diabo pode explodir e derramar sangue pra todo lado, os servidores da Sejap trabalham em um clima de tensão, de um lado o secretário Murilo Andrade e Camila Neves, continuam perseguindo servidores, do outro lado eles temem que uma rebelião possa acontecer de maneira generalizada nos presídio de São Luís, colocando em risco a vida de todos que trabalham nas unidade prisionais do estado.

        Murilo Andrade, promessas aos detentos. Só
        miguelagem Mineira! Diz servidor da SEJAP

Um servidor falou em off ao blog, que a revolta dos detentos, é que quando assumiu a Sejap, Murilo Andrade fez muitas promessas de melhorias na qualidade de vida aos presos, sendo que até hoje a maior parte dessas promessas não foram cumpridas, o que está deixando os detentos irritados e por conta dessas promessas não cumpridas, motins, rebeliões, fugas e mortes nos presídios podem acontecer a qualquer momento. "Ele assumiu a Sejap como político em campanha, prometendo muitos e fundos aos detentos, e não cumpriu as promessas. So miguelagem mineira" Disse uma servidora da SEJAP.

O preso que escapou espetacularmente pulando o muro da frente da Cadet foi Raimundo Francisco Cantanhede. Vulgo Del.


Ficha de identificação do detento que conseguiu fugir de Pedrinhas pulando o muro da frente
Aqui está a ficha do detento que fugiu da Cadet enviada ao blog
por servidor da Sejap


Esta é a situação Real do sistema prisional do Maranhão, diferente de um vídeo pago por Murilo Andrade maquiando o sistema penitenciário do estado.


                         
                                        Por/Stenio Johnny
                               Radialista/Repóter Investigativo
                                        DRT MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.