terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Governo do Maranhão promove curso de intervenção prisional destinado a agentes penitenciários


Foto de servidores durante curso de intervenção prisional

Os 46 aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF) para o curso de ‘Intervenção Rápida em Recinto Carcerário’ iniciaram as aulas na manhã de terça-feira, 1, na Academia Integrada de Segurança Pública (AISP), no São Raimundo. Ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), grupo de referência mundial em intervenção prisional, o curso é umas das iniciativas do Governo do Maranhão com foco na capacitação de agentes de segurança. O curso se estende até quinta-feira, 10.
Do total de aprovados, 37 são agentes penitenciários, 5 policiais militares, 3 guardas municipais e 1 policial civil. Coordenado pela Escola de Gestão Penitenciária (Egepen) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), o curso, além da capacitação, objetiva a padronização, valorização e o treinamento contínuo dos servidores.
Para o diretor da Egepen, Fabiano Cavalcante, esta capacitação é de fundamental importância para o aprimoramento das ações internas prisionais. “O objetivo é prepará-los para uma nova atividade diferenciada de segurança nos ambientes de carceragem, buscando evitar qualquer risco de rebelião, motins e violência nestes locais”, explicou Cavalcante.
As aulas acontecem de maneira teórica e prática. Os aprovados terão palestras sobre ‘Gerenciamento de Crise’, ‘Direitos Humanos’ e outros temas. Na parte prática eles passarão por treinamentos tipicamente operacionais, como ações de intervenção e contenção carcerária.

SEJAP
REDAÇÃO – Alan Jorge
FOTOS – Clayton Monteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.