segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sjnotícias Presente na solenidade de formatura dos formandos do IV Curso de Ações Táticas Especiais(CATE) em Teresina(PI)


Com treinamento no módulo aéreo, ajuste de instruções de salvamento aquático com aeronave e deslocamento com mais agilidade, o Quarto Curso de Ações Táticas Especiais do Piauí foi realizado dos dias 14 a 16 no Comando Geral da Polícia Militar, mais precisamente no Centro Tático Aéreo, acrescentando alunos altíssimos níveis de credenciamento.

O chefe de base do CTA, formado em MMA (mecânica de manutenção aeronáutica), pela Marinha Brasileira, Serrão Mendes, explanou a utilidade de uma das aeronaves, para melhor compreensão dos alunos. “A esquilo B2 hoje é a aeronave mais empregada em operações policiais, devido à razão de potência, podendo decolar com duas horas e meia de autonomia para operar, é bastante versátil e tem manutenção simplificada. É a aeronave que as forças policiais mais usam”, enfatizou.

2

O registro do quarto curso aponta 85 inscrições em todo território brasileiro e somente 19 finalizaram o curso, tendo participações dos estados de Pernambuco, Amapá, Tocantins, Amazonas, Piauí e Maranhão. Destaque para o maranhense Marcelo Serpa, aluno 10, evidenciando seu comprometimento. “A satisfação é grande, pois buscamos excelência, conhecimento e melhorar sempre, e se destacar entre os irmãos de farda neste curso que não são pessoas abaixo da média e sim acima da média. Isso enriquece, motiva ainda mais a busca pelo melhor. Sinto-me privilegiado por ser escolhido pela coordenação do módulo aéreo, o “aluno destaque”, confidenciou o Tenente Marcelo Serpa.

Tenente Marcelo Serpa
Repórter Stenio Johnny

                       Capitão Anderson ao lado do repórter Stenio Johnny
Formandos do IV CATE



A finalidade deste módulo é capacitar policiais na operação do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do estado do Piauí, para atuar nas mais diferentes situações de altíssimo risco à vida e de grave perturbação da ordem pública. É importante salientar que a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, através do CTA, tem um acordo operacional com a Secretaria de Segurança do Piauí, que vem acrescendo a versatilidade, pois o uso de aeronave possibilita agilidade, rapidez e o acesso a esses elementos são indispensáveis na segurança pública e ordem do estado.

4

O CTA contabiliza uma vasta experiência alinhada ao grupo tático aéreo(GTA) do Maranhão, agregando valores e conhecimento aos demais.
“O Centro Tático Aéreo do Maranhão é multimissão, ou seja, opera todo tipo de missão de segurança pública. É composto pela Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro Militar, e por ser atividade integrada às demais instituições nos procuram para adquirir conhecimentos. Aqui no Maranhão se encontra toda operação de combate: policia, reeducação, resgate aéreo médico de enfermos”, ensinou o Comandante do CTA e Subcomandante da Policia Militar do Maranhão, Coronel Ismael de Souza Fonseca.

O Quarto Curso de Ações Táticas Especiais 2015/2, recebeu instruções em nível aéreo e como operar em diversas situações, o que enriqueceu ainda mais o compromisso com a segurança pública, a participação do Maranhão através do CTA foi importantíssima para formação dos Alunos do IV CATE promovido pela Polícia Militar do Piaui. concluiu coronel Ismael subcomandante da PMMA, e coordenador do CTA. 

A formatura do IV CATE aconteceu na terça-feira(22), no CFAP de Teresina(PI), com a presença do secretário de segurança do Fábio Aurélio, Lindomar Castílio sub-comandante da PM-PI, Comandante do BOPE, Major James, formandos e familiares.

A reportagem do Sjnotícias esteve presente ao evento no CFAP Teresina PI, oportunidade em que conversamos com o secretário de segurança do Piaui, Fábio Aurélio, Comandante do BOPE, Major James, Tenente PMMA Marcelo Serpa, Maranhense aluno 10, segundo lugar no curso, capitão PMMA Anderson, foi um grande evento.

ASSISTA AQUI AS MATÉRIAS COM IMAGENS DE DANIEL SANTOS ASCOM SSP-MA, REPORTAGEM STENIOJOHNNY

                            Fábio Abreu Sec. Segurança Teresina-PI

Major James comandante do BOPE-PI


Capitão Anderson formando do Curso


Tenente Marcelo 2º Lugar no IV CATE


Solenidade de formatura do 4º CATE


Sjnotícias na formatura do IV CATE


Formandos do IV CATE



Por/Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativ
RPJ/MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.