segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Academia de Polícia Militar do Maranhão trabalha para formar oficiais cada vez mais competentes


IMG_39661
             Coronel Ramundo Nonato Santos Sá
Comandante da   Academia de Policia Militar Gonçalves Dias

Com o intuito de formar cada vez mais Oficiais Aspirantes da Polícia Militar do estado do Maranhão através do curso de formação de oficiais (Cfo), oferecido pela Universidade estadual do maranhão – UEMA, a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) conta com um total de 105 cadetes distribuídos entre primeiro, segundo e terceiro ano que hoje se preparam para a jornada na carreira militar trabalhando para a segurança e ordem no Estado.
Sob o comando do Coronel Raimundo Nonato Santos Sá, que já possui uma longa história no quesito operacional da polícia do Estado e recentemente ocupava o cargo de Subcomandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, a dinâmica apresentada para os 33 cadetes do primeiro ano que se encontram na Academia de Policia Militar Gonçalves Dias, no Calhau vem se renovando para que estes futuros oficiais possam ter cada vez mais preparo ao assumir o comando das operações policiais por todo o estado.
De acordo com o Coronel Sá os cadetes recebem instrução e participam de todas as aulas teóricas e práticas de segunda a sexta feira na Academia de Policia Militar Gonçalves Dias e durante o fim de semana esses cadetes participam de estágio nos grandes centros comerciais e na orla marítima da cidade, sempre acompanhados de um tenente da Academia de Policia militar.
O Coronel Sá ressalta ainda a importância do trabalho feito em todas as etapas do curso para que seja possível que os cadetes tenham a experiência não só de sala de aula, mas também de campo, além de estarem preparados para o comando levando em conta que a intenção é formar oficiais comandantes. Segundo o Coronel “aqui é só um laboratório onde o cadete vai acertar e errar, e cabe a nós apenas fazer a pontuação para que eles possam se corrigir” O Coronel enfatizou ainda “A policia militar não forma apenas militares, mas pessoas com consciência cidadã, e esse papel social é o que queremos também aqui”.
Os cadetes do segundo e terceiro ano encontram-se estagiando nas Unidades Operacionais da policia militar em São Luis, sendo que os cadetes do terceiro ano que totalizam um total de 28 alunos também terão a experiência de estagiar nas unidades operacionais do interior do estado. Esse processo é importante para que todos os cadetes possam ter um perfil do que é e como atua a polícia militar na capital e interior do Estado. Dentro das unidades que receberão os cadetes do terceiro ano estão o 3 e 14 Batalhões em Imperatriz, 4 Batalhão em Balsas, 7 Batalhão em Pindaré-Mirim, 10 Batalhão em Pinheiro,  12 Batalhão em Estreito, 16 Batalhão em Chapadinha, 17 Batalhão em Codó, 18 Batalhão em Presidente Dutra, 19 Batalhão em Pedreiras, 6 Companhia Independente de São João dos patos, 7 Companhia Independente Rosário, 14 Companhia Independente em Buriticupu e 15 Companhia Independente em Grajaú.
Buscando sempre melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Academia de Policia militar Gonçalves Dias os alunos vivenciam a rotina dos oficiais formados assim como toda a experiência de quem já passou por esse processo atrelado ao conhecimento adquirido durante o curso.


Por Luis Furtado / Ascom – SSP/MA
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.