quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

FORMATURA DA 21ª TURMA DE ASPIRANTES-A-OFICIAL DA PMMA


                           FORMATURA DA 21ª TURMA DE ASPIRANTES-A-OFICIAL DA PMMA

A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) realizou nesta sexta-feira (21), no pátio externo do Quartel do Comando Geral a cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial da 21º Turma do Curso de Formação de Oficiais.
O evento estava repleto de familiares e amigos que prestigiaram a formatura dos 31 novos aspirantes, a solenidade é uma das mais importantes da Academia de Polícia Militar do Maranhão, e com 25 vinte e cinco anos de história já formou mais de 500 quinhentos oficiais.
Estavam presentes no evento o secretário de segurança pública, Jeferson Portela, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo, entre outras autoridades civis e militares, na ocasião foi feita a entrega de réplicas aos homenageados, em especial ao patrono da turma o Sr. Coronel R/R Geovane Bezerra da Silva Lopes in memoriam, representado pela Sra. Maria das Graças Mota e o descerramento da placa comemorativa da 21ª turma.

Para o coronel Jorge Luongo está solenidade “é uma grande honra justamente por ser oriundo da primeira turma de oficiais que ingressou e fundou a academia aqui no Maranhão, tenho a grata satisfação de comandar esta instituição e hoje presidir a minha primeira formatura de aspirantes.” declarou o oficial.
                         
                         
O secretário de segurança Jeferson Portela destacou a formação dos futuros oficiais “nós sabemos que os senhores tem uma sólida formação moral advinda de vossas famílias ampliada aqui com a técnica do conhecimento policial militar, eu sou policial do estado do maranhão e como colega dos senhores eu me sinto feliz, porque o sistema de segurança se faz mais forte com a chegada dos senhores.
Para coroar todo o esforço, as madrinhas e padrinhos foram convidados a entregarem as espadas e fazerem aposição das platinas de aspirante em seus afilhados, que foram homenageados pelo trompetistas da Banda de Música da PM que executaram o toque da vitória.
A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), através da Diretoria de Ensino (DE) e do órgão que lhe é subordinado, a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” (APMGD), Unidade de Ensino Superior da Corporação, vem formando, aperfeiçoando e especializando seus Oficiais com base na filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana, bem como no reconhecimento de seus profissionais, objetivando, acima de tudo, servir ao cidadão com qualidade máxima. O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto de um convênio de mútua cooperação técnico-científico firmado com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
                    
                    
                    
                    
               

Atualmente, possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos. Com carga horária de 5.190 horas aulas, compreendendo disciplinas do núcleo comum, ministradas na UEMA no período vespertino, e disciplinas do núcleo específico, ministradas na APMGD no período matutino, e disciplinas do núcleo livre, cabendo à APMGD a responsabilidade pela integralização de 63% de toda a carga horária do CFO, existindo ainda o Estágio Prático Supervisionado, que é realizado nas Unidades Policiais Militares – UPM da Região Metropolitana de São Luís e do interior do Estado.










Ao final do CFO o Cadete é declarado Aspirante a Oficial PM e, após seis meses de Estágio Probatório, é promovido ao posto de 2º Ten PM, iniciando a sua carreira no Oficialato da gloriosa Polícia Militar do Maranhão. Ao longo de seus 25 anos, a APMGD, em parceria com a UEMA, formou 607 Oficiais, todos diplomados como Bacharéis em Segurança Pública, habilitados a desempenhar a nobre missão de Guardiões da Sociedade.
São 31 (trinta e um) novos profissionais de segurança que serão apresentados à Polícia Militar e à sociedade maranhense, com o compromisso de bem servir a comunidade na busca da garantia de um dos direitos fundamentais do cidadão – a segurança.
A Festa de Formatura dos Aspirantes PM já se tornou tradição, tanto na Corporação como na sociedade maranhense, como um grande acontecimento social e vem coroar de êxito todo um trabalho incansável desenvolvido pelos docentes, discentes e corpo administrativo da PMMA, através da APMGD e da UEMA.
                                  



                                         
                                                       https://youtu.be/Pq9msxz54k0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.