Médico Mariano de Castro e Silva
Mariano de Castro e Silva, médico acusado de operar o esquema na Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão, foi encontrado morto na noite de quinta-feira (12), no apartamento em que cumpria prisão domiciliar no bairro de Ininga, em Teresina-PI.
O corpo do médico está sendo periciado pelo IML de Teresina(PI). Segundo a Polícia Federal, o médico era um dos principais operadores do esquema que desviou R$ 18 milhões e 345 mil de recursos públicos federais enviados entre 2015 e 2017 ao Governo do Maranhão para cuidar da saúde da população.
O médico Mariano de Castro Silva ocupou os cargos de chefe do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), na Prefeitura de Coroatá e de assessor da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Rosângela Curado na Polícia Federal
O montante dos recursos públicos federais desviados por meio das fraudes chega a R$ 18.345 milhões. Contudo, segundo a Polícia Federal, o dano aos cofres públicos pode ser ainda maior, pois os desvios continuaram a serem praticados mesmo após a deflagração de outras fases da Operação Sermão aos Peixes.
Ficou bem claro o envolvimento dos gestores da SES, junto as empresas terceirizadas, viabilizando os desvios de verbas federais destinadas a saúde no Estado, como apontou o relatório da operação realizada pela Superintendência da Polícia Federal no Maranhão.
Áudios de conversas gravadas, dão conta que os secretários Márcio Jerry e Carlos Lula, sabiam do esquema de corrupção na SES-MA
O que chama atenção do jornalismo investigativo, é que a morte do médico por suposto suicídio por enforcamento, aconteceu dois dias após o blogueiro Neto Ferreira postar em seu blog, a carta da delação do médico, onde ele apontava nomes de pessoas ligadas ao governo que fizeram parte do esquema.
A reportagem SJNOTÍCIASMA, entrou em contato nas primeiras horas da manhã dessa sexta-feira(13), com o IML de Teresina(PI) e a informação que tivemos é que os médicos legistas, não descartam as possibilidades do médico Mariano Castro ter sido assassinado.
Tentamos entrar em contato com a Superintendência da Polícia Federal em São Luís-MA, mas não conseguímos informações a respeito da morte do Médico Mariano na cidade de Teresina-PI.
Na carta, o médico Mariano Castro finaliza a delação com a seguinte frase:
"Conversa com Rafael e Thiago, para Pinto e Tema ir a Lula da SES e Flávio Dino, a culpa não pode ficar só comigo".
Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
RI/RPJ-MA 0001541
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
Radialista/Repórter Investigativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.