quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sejap inaugura 1ª unidade prisional gerida pela Apac em São Luís



Foi inaugurada nesta terça-feira (20), pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), na sede da antiga Unidade Prisional de Ressocialização do Monte Castelo, a primeira unidade prisional da capital a ser gerida pelo método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

A solenidade de inauguração dirigida aos internos que cumprem pena no regime semiaberto, contou com as presenças do secretário-adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, dos juízes da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP), Roberto de Paula e José Costa, do diretor do Presídio de Pedrinhas, Marcos Serejo e do superintendente de Estabelecimentos Penais, Ronald Dias, além de outros convidados.

A Unidade recebeu os primeiros internos, momentos antes da inauguração. A transferência de 58 presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas para o Monte Castelo é fruto de uma ação conjunta entre a Sejap e a 1ª VEP da capital. Por meio desta ação, aquela Unidade tornou-se a primeira na capital, a adotar o método da APAC, que se dedica a recuperar e reintegrar socialmente os internos por meio do trabalho, da valorização humana e da evangelização.

Opiniões
De acordo com osecretário-adjunto de Justiça   Kécio Rabelo, ao todo, 100 internos do regime semiaberto, serão transferidos para a Unidade Apaqueana do Monte Castelo, ainda neste mês, com o objetivo de combater a superlotação do Complexo de Pedrinhas e separar os apenados por regime de cumprimento de pena.

“Nós acreditamos no método APAC, que já funciona em outros estados e tem obtido resultados positivos. Queremos fomentar a implantação deste método em todo o Maranhão, através de convênios firmados entre a Sejap e a Associação, visando a ressocialização dos internos.”

Para o juiz da 1ª VEP, Dr. Roberto de Paula, a adequação deste espaço é um marco. “Isto aqui representa um novo momento! É a adequação dos presos e das unidades por regime: fechado com fechado, provisório com provisório e aberto com aberto. Esta é a 1ª unidade Apaqueana instalada em São Luís e nós acreditamos que vai representar um novo horizonte na realidade do cumprimento de pena, na capital”, frisou.

Já para o Dr. José Costa, juiz titular da 1ª VEP, trata-se de um momento ímpar. “Este é um momento especial, ímpar, transformador, no sentido de que estamos apostando nesta alternativa da APAC para desafogar o Complexo de Pedrinhas, deslocando os apenados do regime semiaberto para cá, onde eles poderão sair para trabalhar durante o dia e retornar a noite”.

Conforme explicou Ronald Dias, dentre os internos transferidos para o Monte Castelo neste dia 20, seis já estão trabalhando e os demais serão aproveitados inicialmente no trabalho interno da unidade.

O interno Alexander Viana, que cumpre pena há 04 anos em Pedrinhas, disse que a transferência para a nova Unidade renovou suas esperanças. “Eu estou achando tudo isto muito bom! Não estava esperando ser transferido, mas dou graças a Deus por esta oportunidade. Vou me esforçar para melhorar, trabalhar e passar a ouvir os conselhos do meu pai, que sempre se preocupou comigo e eu nunca escutei”.

Fonte/  Giovana Gema/ Ascom Sejap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.