quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Especialistas discutem crimes e acidentes causados por embriaguez no trânsito

Peritos do JET avaliam batida entre ônibus e veículo na Av. dos Holandeses
Peritos do JET avaliam batida entre ônibus e veículo na 
Av. dos Holandeses. 


Os acidentes e mortes causados no trânsito, principalmente por embriaguez, serão tema do II Seminário Maranhense sobre Segurança no Trânsito, que será aberto nesta quinta-feira (15), às 9 horas, no Hotel Luzeiros, em São Luís
.
Promovido pelo Juizado Especial do Trânsito de São Luís (JET), com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o evento reunirá cerca de 400 inscritos, que debaterão sobre a responsabilidade civil nos crimes de trânsito, direitos da vítima de acidente, entre outros assuntos.

“As estatísticas revelam que as mortes no trânsito no Brasil já superam os crimes de homicídio, sendo a segunda maior causa de morte no país, com 60.752 mortos em 2012. São Luís não fica longe dessa realidade. A capital ocupa o 19º lugar no ranking de cidades com o trânsito mais violento do país.”, afirma o juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida, titular do Juizado Especial do Trânsito de São Luís (JET).

Somente no Juizado Especial do Trânsito, foram registrados mais de 200 acidentes no primeiro semestre de 2013. No ano passado, quase 600 pessoas envolvidas em crimes no trânsito procuraram a unidade. “Isso sem falar nos números de órgãos como a Polícia Militar, o Detran e outros a quem compete o acompanhamento desses acidentes”, conclui o juiz.

Na opinião do magistrado, é necessário que a sociedade se reúna em torno desse problema social, que aflige a todos. “Autoridades, motoristas, pedestres, ninguém está isento dessa responsabilidade, afinal o cenário que se apresenta é, muitas vezes, resultante de desrespeito às leis, falta de investimento em infraestrutura de tráfego, e ainda de preparo dos motoristas”, avalia.

O SEMINÁRIO – coordenado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), é destinado a juízes, advogados, promotores, instituições públicas e privadas, condutores de veículos, instrutores de autoescolas, estudantes, proprietários de concessionárias, taxistas, policiais militares, profissionais da imprensa e todos aqueles que de alguma forma lidam com a questão do trânsito na cidade
.
Estão confirmadas palestras com os desembargadores Paulo Velten (TJMA) e Alberto Tavares (TRF 1ª Região), juízes José Eulálio Figueiredo de Almeida (TJMA) e Marcos Alan Gomes (TJPA), além dos advogados João Pedro Aragão (JET-MA) e Marcelo Araújo (PR).

Também apoiam o evento a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 
Irma Helenn
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198 4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.