terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lançamento de catálogos e selos postais marca programação do bicentenário do TJMA


A primeira colocada no concurso de Redação, a estudante Henriqueta Feitosa Rabelo, recebe prêmio do desembargador Jorge Rachid (Foto: Ribamar Pinheiro)
Henriqueta Feitosa Rabelo, recebe prêmio do desembargador
Jorge Rachid (Foto: Ribamar Pinheiro)



O Tribunal de Justiça do Maranhão lançou nesta terça-feira (13), catálogos de documentos manuscritos do Judiciário, selo e carimbo postais alusivos aos 200 anos de existência da Corte, ocasião em que foi entregue também a premiação às alunas vencedoras do concurso de redação sobre o bicentenário, Henriqueta Feitosa Rabelo, 14 anos (Escola Crescimento), e Carla Medeiros dos Anjos, 17 anos (Colégio Dom Bosco). “É um momento histórico para o tribunal”, declarou a presidente em exercício do TJMA, desembargadora Maria dos Remédios Buna.

Na cerimônia – que contou com a presença dos desembargadores José Luiz Almeida, Jorge Rachid, Jamil Gedeon, Cleonice Freire, José Bernardo Rodrigues e Vicente de Paula Gomes – o presidente da Comissão Comemorativa dos 200 anos, desembargador Lourival Serejo, destacou a importância do lançamento dos catálogos, selos e carimbos postais. “A iniciativa representa um marco na história do bicentenário", frisou.

Os catálogos fazem parte do "Projeto Memória", cujo objetivo é o levantamento e salvaguarda de todos os documentos do acervo do Tribunal e a recuperação da sua memória histórica. Os quatro volumes da publicação correspondem aos autos cíveis e crimes da comarca de Guimarães (1810 a 1949), autos cíveis de São Luís (1785 a 1835) e de Viana (1767 a 1888) e cíveis e crimes da comarca de Alcântara (1801 a 1968). Os volumes lançados na solenidade são relativos à Viana e Alcântara.

O selo e carimbo postais foram apresentados pelo diretor regional dos Correios no Maranhão, José de Lima Brandão. “É uma satisfação compartilhar esse momento magnífico, homenageando aqueles que contribuíram para o engrandecimento da Justiça estadual”, salientou.

A primeira obliteração – ato que representa a colocação, em circulação nacional, das peças personalizadas comemorativas aos 200 anos do TJMA – foi feita pela desembargadora Buna Magalhães.
O selo é composto por duas partes. A primeira contém a imagem da bandeira nacional e o mapa do Brasil formado por flores de ipê. A segunda parte retrata a fachada do Palácio Clóvis Bevilácqua (fundado em 1948), sede oficial do Tribunal de Justiça.

O carimbo ficará na Agência Central dos Correios de São Luís. Durante um mês ele será utilizado na carimbação de todas as correspondências postadas na agência, levando a imagem e o nome do Tribunal para todo o Brasil e o mundo. Após esse período, seguirá para o Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF).

Prestigiaram a solenidade, os desembargadores aposentados Raimundo Nonato Sousa, Milson Coutinho e Mário Lima Reis; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; juízes, diretores e servidores do Judiciário.
 
Andréa Colins / Danielle Calvet
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.