terça-feira, 5 de dezembro de 2017

GOVERNO DO ESTADO REALIZA CONFERÊNCIA DO PROGRAMA PACTO PELA PAZ



Foi realizado no sábado(02), no Auditório Central da UFMA, uma conferência com concelheiros comunitários da capital. O evento foi promovido pela coordenação executiva do programa Pacto Pela Paz que tem como coordenador executivo o delegado Dicival Gonçalves.

A conferência teve início com a composição da mesa em seguida foi executado o hino nacional pela banda de música da Polícia Militar do Maranhão. Após  a execução do hino nacional as autoridades presentes que compuseram a messa entre elas o Secretário de Estado de Direitos Humanos Francisco Gonçalves, Secretária Adjunta da Mulher, presidente da FUNAC no Maranhão Elisângela Cardoso, Ouvidora Geral da SSP Elivânia Estrela e o delegado Dicival Gonçalves Coordenador do Pacto Pela Paz.

O evento teve como palestrante o secretário Jefferson Portela que falou sobre o programa Pacto Pela Paz criado pelo governador Flávio Dino, segurança pública no Maranhão, das medidas adotadas no sentido de combater a criminalidade no estado, das melhorias no sistema de segurança no Maranhão, no aumento do efetivo da forças de segurança e dos projetos futuros do governo do Estado para a segurança pública no Maranhão.

Ao término da conferência do Pacto Pela Paz, foi franquiada a palavra aos conselheiros e líderes comunitários, que formularam várias perguntas aos autoridades presentes relativas as questões de segurança, na capital maranhense. A reportagem SJNOTÍCIASMA esteve ao evento e conversou com o secretário de segurança Jefferson Portela.









O secretário falou que o programa Pacto Pela Paz criado pelo governo do estado, visa a participação, do cidadão, na segurança pública do Estado mas em todos os órgão do governo, é um programa de natureza social muito forte e que o trabalho do concelheiro comunitário é de extrema importância par o programa Pacto Pela Paz, pois cabe  a cada concelheiro reunir com a coletividade do seu bairro e autoridades para debaterem sobre as questões da segurança pública. 

Disse que a redução no índice de violência e criminalidade é um trabalho da Polícia, mas o tratamento Geral sobre as causas da violência e da criminalidade é um projeto social , é um projeto de Estado no qual a participação da sociedade é fundamental para a solução do problema.

Falou do trabalho da Polícia Civil no que diz respeito ao combate da violência contra a mulher. Disse que a Delegacia Especial da Mulher, foi instalada na Casa d Mulher Brasileira, onde dez delegadas estão atuando inclusive com plantão 24 horas para atender as demandas juntamente com patrulha Maria da Penha

Ressaltou que a violência contra mulher é um crime que atinge as crianças , a família e sociedade e que é hora dos homens refletirem sobre essa questão da violência doméstica e não espancarem as suas esposas suas companheiras. É um ato covarde de quem tem o dever de proteger a sua esposa. Disse!

Falou da instalação da sede da Polícia Civil do Maranhão, que passará ocupar as dependências do prédio onde funcionava o Viva Cidadão na Área Central do reviver, será uma sede provisória para estruturar até ser construída a sua sede própria no bairro da Alemanha.



O secretário informou a nossa reportagem que os preparativos para o concurso da Polícia Militar estão em andamento, disse que nos dia 02 03 , foi realizado no SEBRAE o aulão com a presença de nove mil candidatos que prestarão concurso para PMMA, dando continuidade a este trabalho o aulão voltar acontecer sábado e domingo que vem. Essa é mais uma ação do Governo do Estado voltada para os candidatos que se submeterão ao concurso da PMMA.

Disse que esse concurso é para o preenchimento imediato de 1.125 vagas para cria um cadastro de reserva de 2400 aprovados que serão chamados oportunamente onde quando atingiremos a marca de quatorze mil homens na Polícia Militar do Maranhão. Concluiu!
                                       
Em entrevista concedida a nossa reportagem, o delegado Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz falou que o Governador constituiu o Programa Pacto Pela Paz, através da lei 10.387, de 21 de dezembro de 2015, tendo como objetivo realizar ações conjuntas das Forças de Segurança do Estado compostas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Copo de Bombeiros Militar do Maranhão junto a sociedade por intermédio das comunidades, realizando políticas públicas de segurança para o cidadão maranhense difundindo a cultura da paz.

Disse que, com o lançamento do Programa Pacto Pela Paz, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão com os organismos de segurança, passaram a discutir a políticas públicas de combate a criminalidade, junto aos Concelhos Comunitário Pela Paz, constituídos na Região Metropolitana de São Luís assim como nas cidades do interior maranhense.


    Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz


Ressaltou que o Pacto Pela Paz, não é apenas um programa de ações conjuntas das Forças de Segurança, mas mas também uma integração entre varias secretarias do governo e outros órgãos como a Defensoria Pública, o poder judiciário, Sebrae, Sesc, Senai, Vale, CDL dentre outros que participam.

O coordenador do Pacto Pela Paz, falou a nossa reportagem que na conferência estavam presentes representante dos trinta e três Concelhos Comunitário do Pacto Pela paz na capital maranhense, onde foram debatidos vários temas relativos  a segurança pública no Maranhão.


Falou Além da SSP outras secretarias estão engajadas nesse grande programa social do governo, dentre elas estão: A secretária de Saúde, Educação, Infraestrutura e Direitos Humanos que colaboram com o Pacto Pela Paz, que é acima de tudo um instrumento de cidadania para a população do maranhense. Conclui!



ASSISTAM AQUI AS ENTREVISTAS


                                               Secretário de Segurança Jefferson Portela

   

Francisco Gonçalves Secretário de Direitos Humanos
                                          

Dicival Gonçalves Coordenador Executivo do Pacato Pela Paz
                                            

Coronel Odair gestor do pacto Pela Paz
                                         

CORONEL SILVA FILHO
                                          

Joõa Batista Líder Comunitário da Cidade Olímpica
                                          







 Operações jornalísticas Investigativas Especiais
                                             OJIE  




Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.