sexta-feira, 27 de março de 2015

DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA



                         Foto: J. Roberto

O delegado Geral da Polícia Civil Augusto Barros compareceu na manhã desta quarta-feira (25), por volta das 10hs, a uma Audiência Pública na câmera de vereadores de São Luís. Na oportunidade foram abordados os trabalhos o qual o Sistema de Segurança vem realizando no período de 85 dias de governo na Segurança Pública do Estado. O Delegado Geral foi solicitado a comparecer à audiência, além do Comandante Geralda Polícia Militar, Marco Antônio Alves da Silva, e do Secretário de Segurança do Município, Breno Galdino, os quais também respondem pelas pastas que compõe a segurança pública.
A audiência Pública contou com a presença do presidente da câmera, dos 31 vereadores da casa e demais autoridades, onde entre outros questionamentos, foi cobrado acerca do trabalho da Polícia Civil e seu desempenho no atual governo; e como tem enfrentado a demanda no sentido de proporcionar uma segurança Pública de qualidade. Estavam presentes na audiência pública, os coronéis do 1º, 6º, 8º e 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Operações em combate a criminalidade
O Delegado Geral Augusto Barros relatou que “A Polícia Civil vem exercendo um trabalho em parceria junto às forças da segurança do Estado, entre elas a federais, estaduais e municipais, visando desenvolver uma segurança pública integrada e de qualidade. A polícia Civil que é uma polícia judiciária, incumbida em apura e realizar as investigações de crimes no sentido de identificar e prender os criminosos”, disse Augusto Barros.
Ele ressaltou que o trabalho tem sido de modo integrado, onde conseguimos realizar grandes operações para desbaratar as quadrilhas e inibindo as suas ações. A polícia Civil realizou nestes primeiros meses as operações “Ciclone”, onde foi cumprida mais de 50 prisões. Foi realizada ainda a operação “Mulher Feliz”, a qual foi realizada cerca de 90 medidas protetivas e ainda a prisão em flagrante de quatro pessoas.
A Polícia Civil conta com seus serviços essenciais para reprimir a criminalidade, contando com a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCI), que é responsável pelas delegacias da capital e ainda as especializadas, a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), responsável pelas delegacias do interior, a Superintendência de Polícia Técnica Científica (SPTC), que tem a responsabilidade de realizar as perícias técnicas para ajudar nas investigações.
A Polícia Civil conta com dois mil e duzentos policiais para trabalhar por turno em todo o Estado do Maranhão, entre delegados, escrivães, investigadores, peritos, médicos, psicólogos e papilocopistas, para atender uma demanda de 217 municípios, onde exerce um serviço integrado com as forças de segurança.
Medidas efetivas de desempenho da Polícia Civil
Operações diversas:
- Operação integrada com a PRF e a Polícia Civil do Piauí: 03 (Codó, Barra do Corda e  Chapadinha)
- Operação Seguro Defeso Peixe Grande: 01 (Viana)
- Operação Ciclone
- Operação Mulher Feliz (Prevenção de combate a homicídios): 01 Em todo o Estado do Maranhão.
Apreensão de entorpecentes de janeiro a 23 de março
- Município de Viana (17 de evereiro)
- Apreensão de 45 kg de crack, avaliada em torno de R$1,5 milhão de reais. Na operação foi preso José de Ribamar Nunes Neto. A Operação desencadeada pela Polícia Civil e Militar.
- Bairro do Maracanã (13 de fevereiro)
A Polícia Civil realizou a apreensão de131 kg de maconha prensada, avaliada em torno de R$ 100 mil reais. Na operação foi preso Fábio Martins da Costa, 39 anos.
Cumprimentos de mandados de prisões entre Janeiro e março
 Polo Coroadinho: 13 prisões
Polo Cidade Olímpica: 05
Total de prisões preventivas: 30
Prisão por pensão alimentícia: 08
Flagrante Lei Maria da Penha: 05
Medidas Protetivas de Urgência: 91
Mandado de busca e apreensão: 16
Polícia Civil viabilizando melhorias
Total do número de delegacias regionais onde aconteceram as operações: 18 regionais
O Delegado Geral ressaltou que uma das melhorias desta nova gestão foi um terreno adquirido para a construção de sua sede nas proximidades da Casa do Trabalhador, no bairro do Calhau. A polícia Civil construirá no terreno a sua sede própria para que possa ter legibilidade, deixando assim o prédio da Secretaria de Segurança. A Polícia Civil vem realizando um processo em andamento de melhorias para o trabalho da Polícia Civil para o melhor desempenho de sua gestão. Temos um serviço de gestão integrado Operacional que é usado pela polícia, o qual hoje vem sendo utilizado por todos os órgãos de Segurança. As policias vem alimentando e sendo alimentado por este sistema operacional que é utilizado pela polícia civil.

Ascom SSP-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.