sábado, 14 de setembro de 2013

Internas participam de desfile cívico na Penitenciária Feminina

Internas do Presídio Feminino apresentam-se em Desfile Cívico
Foto:Clayton Montelles
Em comemoração à Semana da Pátria, a Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), através da Coordenação de Assistência à Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (12), no solário da Penitenciária Feminina, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o 1º Desfile Cívico Feminino, com a participação de 39 internas.
Todas as participantes estão regularmente matriculadas no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) que é ministrado pela Sejap em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seeduc), nas unidades prisionais da capital e em mais 05 municípios do interior do estado, através da Unidade Escolar João Sobreira de Lima.
Conforme explicou o coordenador de Educação da Sejap, Elias Ribeiro, o desfile retratou as profissões que as internas poderão escolher para exercer após o cumprimento de suas penas. Na apresentação, algumas estavam caracterizadas como professoras, enfermeiras, advogadas e militares. Um pelotão menor foi formado por internas uniformizadas com o fardamento que a Secretaria disponibilizou.
Para o coordenador Elias, o evento foi bastante positivo. “As internas aceitaram nossa proposta e se envolveram do início ao fim. Até mesmo as que não desfilaram, contribuíram com sugestões e boas ideias”.
“Acredito que o Programa de Educação Prisional, realizado em parceria com a Seeduc tem alcançado resultados favoráveis. Aqui nós percebemos que a educação ultrapassa os muros da sala de aula, favorece as relações pessoais e o convívio social, que é a base do princípio da ressocialização”, destacou.
Conforme disse uma interna que preferiu não se identificar, “quando eu cheguei aqui não sabia ler, mas agora já consigo escrever uma carta para minha mãe que mora em São Paulo”.
Presentes ao evento, o Secretário-adjunto de Justiça, Kécio Rabelo, os coordenadores da Assistência Religiosa Pastor Erasmo e de Psicologia Ailema Cristina, a coordenadora de Educação Especial da Seeduc, além de pedagogas e técnicas da Sejap. A Banda de Música da Escola Estadual Barjonas Lobo, no Cohatrac, teve participação especial.

Fonte/Giovana Gema/Ascom Sejap 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.