segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Emoção e diversidade marcaram casamento comunitário em São Luis





Mais de 800 casais participaram de casamento comunitário em São Luis


Casais da mesma família, noivo e noiva deficientes visuais, noivas grávidas, noivos que já são avós. Foi assim, com uma grande diversidade de casais, que se deu mais uma cerimônia do projeto “Casamentos Comunitários” em São Luis, realizada na tarde do último sábado (14), no Fórum Des. Sarney Costa. Emocionados e felizes, 834 casais disseram sim na festa que contou com sorteio de prêmios e algumas surpresas.

Programada para ocorrer no estacionamento do fórum, a cerimônia teve que ser transferida, de última hora, para o espaço interior do novo prédio do fórum, pois uma ventania na manhã do sábado derrubou as tendas montadas para oferecer conforto e tranquilidade aos noivos e convidados durante o evento. Apesar do contratempo, as equipes de organização do casamento da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e do Fórum Des. Sarney Costa conseguiram com rapidez e sucesso acomodar todos os noivos dentro do fórum.

“Tivemos uma bela cerimônia, mesmo não tendo sido no espaço que planejamos. Mas não seria justo adiarmos a festa tão esperada por quase mil casais. E, depois, tudo foi dentro do planejado, com quase nenhum atraso, com todos os noivos chegando cedo e recebendo sua documentação. Ficamos felizes em proporcionar esse momento marcante a essas pessoas”, comentou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha.

Os noivos que participaram da cerimônia começaram a chegar por volta das 13h, conforme foi pedido pela CGJ-MA. O sistema de recepção e encaminhamento ao posto de uma das cinco Zonas de Registro Civil das Pessoas Naturais funcionou com sucesso e com rapidez os noivos foram atendidos, recebendo o seu processo e a certidão de casamento, que foi entregue oficialmente pelos juízes após a celebração do casamento de cada casal.

Enquanto aguardavam o início da cerimônia, dezenas de brindes, doados por diversas empresas, foram sorteados, como óculos, sanduicheiras, liquidificadores, cortesia de motel. Também doados por empresas, prêmios foram sorteados depois dos casamentos, com a participação de todos os casais.

Foram sorteados fogão, microondas, geladeira, TV de LED de 28 polegadas. “Os casais merecem presentes neste dia tão especial. Ficamos gratos a todas as empresas que se dispuseram a brindá-los com tantos prêmios. É gratificante ver a alegria dos ganhadores”, completou o corregedor Cleones Cunha.

O casamento teve a presença, além do corregedor-geral, do desembargador Jorge Rachid, homenageado com uma placa pela criação do projeto “Casamentos Comunitários” em 1998, quando era corregedor-geral da Justiça, da desembargadora Cleonice Freire, do desembargador Vicente de Paula Gomes, do juiz-diretor do Fórum de São Luis, Sebastião Bonfim, e do vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marcelo Moreira.

 Oficialização – Representando os casais que participaram da cerimônia, o casal mais idoso, o mais jovem e um casal de deficientes visuais tiveram seus casamentos realizados em momento especial, com direito a muitas palmas, troca de alianças e beijo na frente de todas as autoridades e demais noivos. “É um momento especial. Estamos apaixonados e com certeza seremos felizes”, disse Sorailson Gonçalves de Sousa, ao lado de sua noiva Elcilene Frazão, ambos deficientes visuais.

Para oficializar as 834 uniões, mais de 70 juízes compareceram ao evento, tornando único o momento de cada casal dizer sim um ao outro diante da Justiça. “É um momento importante para os noivos e, também, para nós juízes que temos a honra de declarar a cada um desses casais que eles, para a lei, são marido e mulher”, diz a juíza Márcia Cristina Chaves, coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, que juntamente com os demais magistrados, foram até os casais para fazer as celebrações.

Além do sorteio dos prêmios, cada casal teve direito a um bolinho Bem Casado. Também foram montados dois bolos de casamento para que os noivos pudessem fazer suas fotos.

Assessoria de Comunicação da CGJ-MA
http://www.tjma.jus.com/cgj
asscom_cgj@tjma.jus.br
(98) 3198-4624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.