segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ENADE: Nair Portela visita locais de provas e ressalta importância do exame para o estudante e a instituição



GRANDE ILHA – Domingo foi dia de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para alunos de oito cursos do Campus do Bacanga: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Economia, Psicologia e Turismo. Também foram avaliados estudantes de três cursos do Campus Imperatriz: Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo e Direito.
Em São Luís, a reitora Nair Portela, a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, o vice-reitor Fernando Carvalho, o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus, além de professores, coordenadores e chefes de departamento dos cursos participantes do Enade estiveram na Faculdade Pitágoras em ação inédita de incentivo aos discentes da UFMA. Eles receberam orientações e um kit, contendo uma caneta esferográfica preta, água, barra de cereal e um calendário.
A reitora ressaltou a presença de toda a equipe. “Hoje é um dia de muita alegria para nós da UFMA. Estar aqui prestigiando os alunos, valorizando sua participação na avaliação, que é muito importante para a universidade. Estamos muito contentes com a participação de todos que vieram para dar apoio ao nosso aluno”, disse.
A pró-reitora Isabel Ibarra teve a mesma opinião e destacou o empenho dos coordenadores, professores e chefes de departamento dos cursos em participar da ação. “Este é um Enade diferente para Universidade Federal do Maranhão pelo envolvimento dos professores e coordenadores, assim como da administração superior. São coisas que realizamos para incentivar os alunos, mas também entendendo que é importante para a instituição que os cursos obtenham boas notas no exame”, frisou. A mesma ação também foi realizada na UNDB, outro local de provas.
O recém empossado pró-reitor de Assuntos Estudantis, João de Deus Mendes, ressaltou que a ação vinha sendo planejada há algum tempo pela pró-reitora Isabel Ibarra e pelo procurador institucional da UFMA, Romildo Sampaio. “Foi muito bom o trabalho e a gente tá muito feliz de ter participado. Temos certeza que essa ação será constante, daqui em diante”, completou.
Presente na ação, a professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo, Li-Chang Shuen, lembrou que o Enade, quando respondido com integridade, permite ao MEC avaliar melhor o aprendizado praticado na universidade, assim como aspectos que a instituição precisa corrigir. “Se o aluno de jornalismo, eventualmente, não consegue responder a uma questão sobre os mais recentes desenvolvimentos na área de comunicação, então é porque nós, possivelmente, podemos estar com nossas ementas defasadas. Então, são coisas que o aluno precisa ter consciência para que possam ser feitas melhorias no curso”, analisou.
O discente do décimo período de Ciências Contábeis, Alessandro César Lima Lins disse ser, pessoalmente, relevante fazer o exame. “Aqui a gente vai avaliar tudo aquilo que aprendemos nesses cinco anos de instituição e colocar em prática tudo aquilo que os professores passaram em sala de aula”, comentou.
A aluna do 9º período do curso de Direito, Delene Pimentel, teve como motivação contribuir com a graduação da UFMA: “Vim para honrar o curso, pois se eu deixar de fazê-lo, ele vai ficar com nota baixa na avaliação do MEC”.
BNC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.