segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sjnotícias divulga imagens da operação da PMMA, de reintegração de posse, que resultou na morte de um dos invasores


O conflito terminou com a morte de um jovem
Confronto com a polícia e invasores, e o corpo da vítima


O blog Sjnotícias recebeu na tarde da sexta-feira(14) uma cópia do vídeo gravado pelo sargento Ebnilson, onde mostra a ação da polícia militar do Maranhão em cumprimento  a um mandado de reintegração de posse de um terreno próximo a vila Luizão, expedido pela comarca de São José de Ribamar.

Na chegada da polícia ao local, o oficial militar que comandava a operação, inicialmente teve um diálogo com os poceiros, explicando a eles que aquela operação militar, era pra cumprir um mandado judicial, e que os manifestantes teriam que se retirarem de uma forma pacífica do terreno por eles invadido, e que os advogados deles tinham entrado com um pedido, de suspensão do mandado, e que caso fosse aceito pela justiça, a polícia sairia do local, mas enquanto isso, o que a polícia queria é que todos se retirassem sem que houvesse um confronto, pois a polícia não estava ali pra se confrontar com ninguém.

Depois da explicação dada, o oficial de justiça, mostrou a todos, o mandado de reintegração de posse, e pediu que os manifestantes se retirassem do  local,  o que não foi aceitos pelos manifestantes.

                               Manifestantes ao lado da vítima baleada por PM

Ao ver que o dialogo e as negociões, não surtiram o efeito desejado e meio as ameças de não cumprir o mandado judicial, não restou outra saída a não ser o uso da força policial, que segundo o comandante agiu de forma legal como manda, a a lei.

A polícia partiu pra cima dos invasores, tendo esses revidado com pedras e pedaços de pau, o clima esquentou ainda mais, a polícia militar fez uso de bombas de efeito moral, spray de pimenta, e gás lacrimogênio, para dispersar os invasores, meio ao confronto, entre PMs e invasores, ouviu-se um tiro, e logo após o corpo de um dos manisfestante estava estendido ao solo vindo a óbito, Imediatamente foi dado ordem de prisão, ao militar autor do disparo, o fato  revoltou os invasores.

                                Policiais apontam armas para os invasores


O governo do estado em nota disse que está solidário com a família da vítima e dará assistência aos seus familiares

Leia aqui  na íntegra,  a nota do governo do estado enviada a este blog.



GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Governo do Estado garante assistência às famílias de vítimas em área de ocupação

Uma comissão do Governo do Estado, representada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) esteve na tarde desta quinta-feira (13), com a família do jovem Fagner Barros dos Santos, 18 anos, baleado nesta manhã, na área de ocupação do residencial Paraisópolis, local próximo à sede do Sampaio Corrêa. O Estado prestou toda solidariedade e assistência às famílias das vítimas e adotará medidas de reparação indenizatória.

A comissão, formada pelo secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; a secretária adjunta de Participação Popular, Creusamar de Pinho; e o secretário adjunto de Direitos Humanos, Igor Almeida, esteve com a família da vítima para sinalizar ampla assistência e garantir a determinação dos órgãos de segurança na total apuração do fato.

Durante a visita, o secretário Francisco Gonçalves garantiu à família do jovem, que o Governo do Estado, além de se solidarizar com o ocorrido, irá prestar toda assistência necessária à família. “Nós estamos aqui em nome do governador Flávio Dino. Assim que o governador foi informado do que aconteceu, delegou que viéssemos aqui imediatamente. Queremos deixar claro que qualquer agente público que, no cumprimento de sua função, violar os direitos humanos irá responder administrativamente e criminalmente pelo seu ato”, afirmou.

Além da visita à família, a comitiva estive na área de conflito para dialogar com a população e ouvir os relatos acerca da ação que culminou na morte de Fagner Barros. A comissão também identificou outra vítima, um adolescente, de 13 anos, que foi ferido na perna, mas que já se encontra internado. A Secretaria de Estado da Saúde prestou total assistência à vítima no atendimento hospitalar.

De acordo com os moradores, cerca de 300 famílias ocuparam a área no dia 29 de julho. “Ainda bem que vocês estão aqui para nos ouvir e saber o que aconteceu”, afirmou Francisco Brasileiro, que mora no local.



.
O vídeo que os senhores vão ver agora contém  imagens exclusivas gravadas pelo Sargento PM Ebnilson. o material foi enviado ao titular deste blog na tarde da Sexta-feira(14).


Assista aqui 
  https://www.youtube.com/watch?v=dW-gjkyMMVk



                                                  Por/Stenio Johnny
                                       Radialista/Repórter Investigativo
                                                  DRT/MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.