quinta-feira, 20 de agosto de 2015

GOVERNO REEMPOSSA OUVIDORA DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA



Secretário de Segurança, Jefferson Portela, e demais autoridade
(Foto: Nilson Figueiredo)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reconduziu, na manhã desta terça-feira (18), ao cargo de Ouvidora do Sistema de Segurança Pública, a radialista Elivânia Estrela Aires. A cerimônia foi realizada na sede do órgão, na Vila Palmeira, em São Luís.
“Estamos todos satisfeitos com a recondução de Elivânia Estrela para Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, pois temos total confiança em seu trabalho e sabemos da sua capacidade em desenvolver uma aliança com a sociedade civil e servidores da instituição” felicitou o secretário de segurança, Jefferson Portela.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros, a Ouvidoria é de fundamental importância para o monitoramento da atividade policial e representa os olhos e ouvidos da população. Que está sempre, buscando, em conjunto estratégias que resultem na melhor execução das políticas públicas do setor. “Fico feliz com a recondução de Elivânia ao cargo. É uma profissional competente e humana, que sempre buscou melhorias para o sistema” pontuou.
Elivânia Estrela esteve à frente da Ouvidoria, que é composta pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Dentran, durante os anos de 2013 e 2014 e foi reconduzida ao cargo após a análise de uma lista tríplice,durante uma eleição realizada no Conselho de Direitos Humanos, no dia 17 de junho, onde foi escolhida pelo Governador Flávio Dino entre cinco candidatos.
Na ocasião, a Ouvidora agradeceu o apoio e a confiança de todos e ressaltou a importância e da união do Sistema de Segurança e apresentou suas metas para a nova gestão. “Minha grande missão é que a Ouvidoria possa ser cada vez mais esse elo entre a população e a instituição. Sei que tenho total apoio do secretário e quero que nesta nova gestão possamos apresentar propostas mais proativas e expandir os trabalhos da Ouvidoria para todas as cidades do Estado. Vamos buscar uma maior participação popular” declarou.
Além do secretário de segurança, Jefferson Portella. Prestigiaram a cerimônia, o Delegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o Superintendente de Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves; o Comandante e Subcomandante Geral da Polícia Militar, Coronéis Marco Antônio Alves e Raimundo Sá; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Célio Roberto Araújo; o Corregedor Geral de Segurança Pública, Fernando Moura, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado estadual Zé Inácio; demais autoridades do sistema de segurança e conselheiros comunitários de segurança.
Observatório Social
Para dá mais celeridade as demandas do órgão, a Ouvidoria criou o Observatório Social da Segurança Pública, que tem como objetivo de lançar um olhar especial a todas variáveis internas e externas que influenciam a atual situação da segurança pública e, também, criar uma rede de atores distribuídos no Estado que contribuem com informações e críticas que possam por fim, serem analisadas.
Estas informações chegam ao Observatório em forma de Contatos Recebidos, Protocolos, Perfis de instituições e dos comunicantes, Perfis dos autores de Abusos, Resultados de Denúncias, dos Projetos Sociais desenvolvidos. Além de coleta de dados, sua sistematização e publicação, o Observatório ainda se propõe de realizar capacitações, oficinas e palestras com os agentes de Segurança Pública e Famílias e Comunidade em geral
“A Ouvidoria não foi criada para criar problemas, mas sim para solucioná-los da melhor maneira possível. O órgão não é lugar onde as pessoas vão somente para fazer denúncias. Nós acolhemos o servidore a sociedade civil, e desse modo, teremos mecanismo para aproximar o policial da população” finalizouElivânia Estrela.
A Ouvidoria
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública foi criada em 2002 e regulamentada em 2006. O órgão encaminha as denúncias para a Corregedoria e acompanha a apuração, trabalhando para que a investigação seja imparcial. Atua como intermediária entre o usuário e a SSP, com o objetivo de melhorar seus serviços, aprimorar suas ações e contribuir para corrigir distorções.
As informações podem ser repassadas de forma presencial na sede da Ouvidoria, que fica na Avenida Alexandre Moura, número 09, 5º - Apicum (Próximo à casa do Pintor), de segunda à sexta das 08h à 18h; por telefone 3217.4077 / 3217.4078 / 9905.9440; por email: ouvidoria@ssp.ma.gov.br / ouvidoriama@gmail.com; pelo formulário eletrônico disponível no blog:http://ouvidoriama.blogspot.com.br/;

Thaíssa Rabêlo / ASCOM SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.