quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cinco detentos fogem espetacularmente do Centro de Triagem em Pedrinhas-MA


                           Centro de Triagem


Se continuar acontecendo fugas no complexo penitenciário do Maranhão como vem acontecendo. Até o final do ano que vem, Murilo Andrade irá acabar com a superlotação nos presídios do Maranhão, desde que assumiu a Sejap em janeiro deste ano, é frequente a fuga de detentos, sem contar as saídas temporárias onde muitos presos não retornam aos presídios, voltando as ruas para cometer crimes de todas as espécies.

Só nesta ultima saída temporária por  ocasião do dia dos pais, a Sejap fala em cinquenta, mas informações vindas de dentro dos presídios por servidores que lá trabalham,  dão conta que algo em torno de cem detentos não retornaram as unidades prisionais da capital maranhense.

Em menos de 48 horas duas fugas aconteceram, a primeira na terça-feira um preso fugiu e pra sorte da população ele foi recapturado em uma parada de ônibus, já se preparando para assaltar um coletivo.  Na tarde desta quinta-feira(20), cinco presos fugiram do Centro de Triagem, sem deixar rastros e nem dizer bye,bye. Ao que tudo indica outras fugas espetaculares ainda irão acontecer  este ano nas unidades prisionais  da capital e do interior maranhense, trazendo mais insegurança para a população.

A Sejap divulgou uma nota pálida igual a cara do secretário quando vai pra televisão mentir, dizendo que está tudo bem, que não tem mais fuga, e que tá tudo em ordem. Só se for em ordem decrescente! As informações que chegam ao titular deste blog oriundas dos presídios do Maranhão, é  que dentro das unidades prisionais não está nada bem, nos relatórios dos membros da ONU, constam informações da realidade vividas pelos detentos dentro dos presídios, a condição sub-humana em que eles vivem, a falta de segurança, monitores escolhidos a pontas de dedos sem capacitação para exercerem as funções que lhes são atribuídas, empresas que prestam serviços sem qualificação, e contratação de prestadores de serviços indicados pelo Secretário Murilo Andrade, subsecretária Camila Neves, e pelo secretário adjunto Frei Ribamar, que segundo os informantes, transformaram a Sejap em balcão de empregos.

Só empresas de Minas Gerais são duas: Uma trabalha com solda e a outra com monitoramento de celular, só miguelagem!, esse monitoramento não existe, o que existe são muitos celulares nas celas, os monitores tem medo dos detentos, e fazem vistas grossas, drogas continuam entrando nos presídios e lá mesmo são comercializadas, assim como bebidas, em algumas celas, muitos presos tem tratamento diferenciado, a lei do silêncio é pra todos quem abrir o bico paga pelo erro com a própria vida, pois dentro dos presídio, os detentos tem a sua própria lei, ninguém pode violar o código. pois ele é um só, e vale pra todas as facções, e principalmente para os que estão presos, e que não fazem parte delas.

Essa é a realidade do sistema prisional do Maranhão. Ainda segundo informações, a panela de pressão está pra explodir, e se isso acontecer muitas vidas serão ceifadas dentro dos presídios de São Luís. disse um servidor penitenciário em off, a reportagem do Sjnotícias.

A grande verdade é que o secretário Murilo Andrade, pouco ou quase nada tem feito pelo sistema carcerário maranhense, o que ele sabe bem fazer, é tentar tapar o sol dos presídios com peneira mineira e dizer que está secretário por indicação do Sr. Ministro da Justiça.  O certo é que: Quanto mais ele tenta tapar o sol com peneira mineira, mais o raio do sol da verdade aparece e fugas acontecem.

Uma fonte do Palácio dos Leões me informou agora pouco, que o governador Flávio Dino começa a se preocupar com essas fugas permanentes nos presídios do Maranhão, e deve chamar Murilo para uma conversa de pé de orelha. Segundo a fonte, o governo não irá permitir que aconteça o que aconteceu no governo Roseana, onde o Maranhão foi Manchete internacional, pelas fugas e mortes com decapitações. O governo não tem gostado dos últimos acontecimento registrados nos presídios do estado, e essa sucessão de fugas preocupa o Palácio dos Leões.

Por tanto essa história de pagar vídeo maquiado, e ir pra televisão dizer que está tudo bem, tudo sobre controle, não cola mais, pois os atos não correspondem aos fatos, e a imprensa do Maranhão não é formada por profissionais idiotas, sem noção, mas sim por profissionais responsáveis e comprometidos com a informação clara, precisa e objetiva, mostrando os fatos reais, não se deixando levar por miguelagem e papo furado de quem não tem competência e comprometimento com o cargo que ocupa,  e ainda tenta estancar informações que jorram como sangue do coração de um repórter.

É preciso levar a sério as denuncias e apura-las, para que mas tarde a população não seja penalizada pelo descaso da gestão pública. Murilo Andrade e Camila Neves desceram de paraquedas em São Luís sem saber nem onde era pedrinhas, não conhecem a realidade do sistema prisional do Maranhão, vivem fora da realidade do sistema carcerário, e ainda por cima o secretário não tem  estratégia montada para comandar o sistema prisional do estado, e quando acontecem  as fugas como essas que  aconteceram, ele fala sempre a mesma coisa! Uma sindicância vai ser aberta para apurar as responsabilidades e saber se houve ou não facilitação nessas fugas, como se só isso fosse  o bastante para resolver definitivamente a questão.

É hora da mudança! No Maranhão existem técnicos em segurança, com conhecimento do sistema prisional e capacitados para exercer a função de secretário da Sejap.

Até quando vamos ter um casal de importados comandando o sistema prisional do Maranhão?

Se em Minas Gerais, a Gestão de Murilo Andrade como secretário-Adjunto foi desastrosa.
Não vai ser no maranhão que sua administração a frente da Sejap, vai ser gloriosa.


Veja aqui, relação dos presos fugitivos enviada a este blog, por servidores da SEJAP

Raimundo Bruno de Oliveira Martins
Jefferson Leandro Pereira
Luan Anderson Costa
Jeam da Silva Santos
Fernando Jorge Freire Correia

Vejam aqui as fotos dos fugitivos do Centro de Triagem











                  

                                                Por/Stenio Johnny
                                      Radialista/Repórter investigativo
                                                DRT/MA 0001541





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.