terça-feira, 3 de junho de 2014

Sejap tem um Guerreiro imbatível

 
 
                                                        Sec. da Sejap Sebastião Uchôa
 
 
Sem dá ouvidos as acusações levianas dos inimigos do Sistema Penitenciário do Maranhão, que almejam a sua queda,  o guerreiro Secretário da Sejap Sebastião Uchôa, segue  firme e forte, Com apoio da governadora Roseana Sarney.
 
Apesar das dificuldades encontradas, o Secretário da Sejap, não tem medido esforços, para reverter a crise no sistema penitenciário do Maranhão, durante o período que  está como secretário da Sejap, tem desenvolvido várias ações sociais e políticas públicas de ressocialização.
 
No que diz respeito a estrutura:

Parceria com o governo do estado e o governo federal, na construção de novos presídios  sendo um de segurança máxima em São Luís, e nove no interior do estado, desafogando o sistema penitenciário  para resolver, de uma vez por toda o problema da super população nos presídios.
 
Restaurações de presídios na capital e no interior, inauguração da escola de gestão penitenciária, para capacitação e formação de agentes penitenciários, treinamento de profissionais da área de segurança das terceirizadas, restauração do antigo Centro de Triagem, hoje Centro de Observação e Classificação de Triagem(COCT), onde o detento ao chegar na unidade prisional, recebe atendimento de uma equipe de profissionais qualificados: 
 
Assistente social, psicólogo e assessor jurídico, fazem parte da equipe quer irar orientar o detento, e traçar o seu perfil criminológico. A administração Uchôa se preocupa também com a parte espiritual dos detentos, uma comissão de pastores das igrejas evangélicas e padres promovem um  trabalho intensificado de evangelização nos presídios.
 
Na  Casa de detenção (Cadet), onde aconteceu as decapitações, hoje é mais do que uma casa de detenção, é uma casa de oração, pois além do trabalho diário de evangelização. Na última sexta-feira do mês, é realizada uma cruzada evangélica que reuni em média trezentos  presos em uma quadra, que sem algemas rezam louvam a Deus e recebem orações dos pastores e padres que participam da cruzada evangélica.
 
Reaparelhamento do Sistema Penitenciário
 
O estado tem investido adquirindo: armamentos, munições, rádios de comunicação, coletes balísticos, aquisição de novos bloqueadores de celular, scanners humano, viaturas para Geop, grupo que atua como força de pronto emprego. Está adquirindo através de convênios, inicialmente quatrocentas tornozeleiras para monitorar detentos, recentemente em convenio celebrado entre Governo do Estado e o Depen, a Sejap adquiriu   viaturas furgão celas, para transporte de internos, essas viaturas, serão entregues pelo governo do estado em solenidade no ato de nomeação dos novos agentes penitenciários. outra medida importante foi a criação  da central de vídeo monitoramento e serviço de inteligência da Sejap.
 
Aumento do Efetivo
No que diz respeito ao efetivo o governo do estado realizou concursos para agentes penitenciários, onde cento e três agentes aprovados, foram formados pela escola de gestão penitenciária, a primeira turma da escola no Maranhão.
 
Parte social
O Núcleo de Assistência Biopsico Social(Nasb), vem realizando, várias ações que vão do atendimento psíquico,  à ações sociais como: Ginástica laboral, momentos de lazer para os detentos, reuniões e palestras com detentos e familiares, dentre outras ações: A criação do Núcleo de Monitoramento dos Egressos em Geral(Numeg)
 
 Área de trabalho:

Realizou parceria com a secretária de estado do trabalho, criando um posto do SINE dentro da Sejap, além de intensificar  ações através da coordenação de trabalho e renda.
 
A Sejap tem administrado cursos para as detentas  do presídio feminino.  Dentre eles  estão: Cabeleireira, corte e costura, confecções de sandálias e bonecas de pano. Nos presídios  masculinos, detentos tem realizado cursos de artes plásticas, e artes artesanais, cursos esses ministrados nas unidades prisionais da capital e do interior, triplicou o número de escolas dentro das unidades prisionais do estado.
 
Firmou convênios com novas APACs, assinou convênio com a Renapsi para oferta de capacitação de filhos dos internos, deixando aptos para o exercício da profissão.
 
Essas são algumas das  ações realizadas pelo guerreiro Secretario da Sejap Sebastião Uchôa  que em parceria  com o estado tem o total apoio da Governadora Roseana Sarney.
 
Convém lembrar que Sebastião Uchôa encontrou o Complexo Penitenciário do Maranhão falido, e com inimigos do sistema que o perseguem, e tentam por lama na sua gestão, difamando-o caluniando-o,  atirando  pedras na sua administração.

Diante de tudo isso. Uchôa humildemente responde com trabalho, competência e transparência na sua gestão.
 
 O Secretario Sebastião Uchôa falou ao titular desse blog que, irar trabalhar como sempre vem trabalhando  desde que assumiu a Sejap, tentando fazer do Complexo Penitenciário do Maranhão, com ajuda do governo do estado uma referência nacional. 
 
 
                                                      
 
                                                 Por/Stenio Johnny
                                        Radialista/DRT -MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.