segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sejap realiza oficina de artesanato a internas da CCPJ de Imperatriz

 
Sejap realiza oficina de artesanato  a internas da CCPJ de Imperatriz Foto/Divulgação
Sejap realiza oficina de artesanato
a internas da CCPJ de Imperatriz
Foto/Divulgação

 As internas da Central de Custódia Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz participaram, durante toda semana, de um Curso de Artesanato. A iniciativa, que faz parte do projeto “Oficina Criativa Artesanal”, é realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Coordenação de Profissionalização, Trabalho e Renda. A proposta é que a capacitação aconteça em todos os estabelecimentos penais da capital.

Ministrada pela terapeuta ocupacional Antônia Gleides, a oficina aconteceu em uma das salas daquela unidade. De forma bastante interativa, as internas aprenderam a confeccionar chinelas e cadernetas e, ainda, como produzir fivelas para cabelo, artesanato em feltro e outros acessórios.

O curso combina conhecimentos das ciências médicas e sociais. Para ela, a iniciativa avalia funções físicas, psicológicas e sociais de cada apenado. Conforme a profissional, as aulas contribuem, também, com a mudança de comportamento, possibilitando uma reinserção social digna. “A iniciativa consiste em tratar e motivar o apenado a mudanças de atitudes e hábitos, combatendo o ócio dentro das unidades”, explicou Orizes.

Para a coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Renda, Alice Magalhães a proposta é garantir qualificação profissional aos apenados, garantindo-lhes oportunidade de geração de renda. “O objetivo é que os presos aprendam um ofício no intuito de obterem uma renda alternativa. A gente oferta o treinamento para que, ao sair, eles tenham uma ocupação”, disse ela.

Sobre a oficina

Intitulada de “Oficina Criativa Artesanal”, o projeto tem como finalidade diminuir a ociosidade nas unidades prisionais do Maranhão e contribuir para a aprendizagem de técnicas de artesanato, o desenvolvimento da criatividade e de habilidades específicas.

Além de Imperatriz, a ação já aconteceu na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Paço do Lumiar e no Presídio Feminino de São Luís.
 
 
Fonte/Glauber/Ascom Sejap
Fotos Clayton Monteles
Coordenação Maud Zaidan 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.