segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ações do CPAM 2 reduzem índice de criminalidade na Região Metropolitana



                                                 Foto/ J. Roberto
 
  1.  
  2. O recém-criado Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2), que atende as comunidades dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e uma parte da capital (polo da Cidade Operária e adjacências), já contabiliza uma redução nos índices de violência na sua área de atuação. “Assumimos no início de maio e já verificamos uma redução de 38% nos casos de homicídios na região do 6º Batalhão (Cidade Operária e região)”, afirma o coronel Raimundo Sá, comandante da CPAM 2.
  3.  
  4. Durante o período junino, o efetivo de policiais na região do CPAM 2 foi elevado. A área que tem 98 arraiais em sua abrangência ganhou um reforço de 92 policiais, além dos que já fazem diariamente a segurança da população. Pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, com jurisdição na Cidade Operária e bairros vizinhos, foram adicionados mais 42 policiais. Já pelo 13º Batalhão, com sede na cidade de São José de Ribamar o efetivo conta com o apoio de mais 50 policiais.
  5.  Ao todo, são mais de 200 PMs nas ruas durante os festejos de junho, somados aos que já trabalham diariamente na área de atuação do CPAM 2.
  6.  
  7. Para o coronel Raimundo Sá a parceria da Polícia Militar com outras instituições de Segurança Pública é fundamental, além da aproximação com a comunidade, com resultado eficaz na redução da criminalidade. “Nossa experiência mostra resultados positivos quando a população colabora com a PM. Isso se traduz em um número maior de prisões e apreensões relacionados ao tráfico, roubo e furto”, salientou.
  8.  
  9. Operações de Rotina
  10.  
  11. O Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 realiza diariamente diversas operações para garantir a segurança da população e o combate à criminalidade. De acordo com o coronel Raimundo Sá, as operações tem caráter preventivo e repressivo contra a incidência de crimes. “Realizamos todos os dias, de acordo com informações repassadas ao Centro Integrado de Polícia e Segurança (Ciops), Disque Denúncia, e informações dos próprios Batalhões, operações para a efetiva segurança dos cidadãos,” acentuou.
  12.  
  13. Entre as ações do CPAM 2, destaque para Operação Tornado, realizada em diversos bairros com vistoria em veículos e motocicletas, em busca de armas e drogas; Operação Varredura, feita em conjunto com o Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind) e Esquadrão de Polícia Montada (EpMont), ação que patrulha os bairros para inibir ações criminosas.
  14.  
  15. Há, ainda, a Operação Catraca, realizada com o intuito de garantir a tranquilidade dos usuários do transporte coletivo e coibir os assaltos a ônibus; E a Operação Duas Rodas, feita com o objetivo de vistoriar motociclistas e ciclistas em vias públicas.
  16.  
  17. Além dessas operações, cada Batalhão conta diariamente com a atuação de dois Grupos Táticos Móveis (GTM), que utiliza duas viaturas e três motocicletas em diversas operações. “Vale destacar que a Ronda da Comunidade não foi desativada, ela continua realizando o patrulhamento nos bairros, e cada viatura possui um número de telefone que pode ser acionado pela população”, afirma o coronel Raimundo Sá. Todas as operações são intensificadas nos fins de semana e em grandes eventos.
  18.  
  19. CPAM 2
  20.  
  21. O Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 (CPAM 2,) é composto pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo major Aritanã Lisboa do Rosário, com sede no bairro da Cidade Operária, e pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo major Diógenes Azevedo, com sede no município de São José de Ribamar.
  22.  
  23. Atualmente, o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 conta com o efetivo de 440 policiais militares, sendo 170 do 13º BPM, e 270 do 6º BPM; além disso tem o apoio de 29 viaturas e 17 motocicletas, sendo 15 viaturas e 8 motos de responsabilidade do 13º BPM, e 14 viaturas e 7 motos do 6º BPM. A sede do CPAM 2  está em fase de construção na Avenida 13, do Maiobão.
 
 
Fonte/ASCOM SSP
 Coordenação/Josilma Bogéa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.