terça-feira, 30 de julho de 2013

Sejap divulga programação da 14ª Semana do Encarcerado


Secretário Sebastião Uchôa e adjuntos em reunião de trabalho 
sobre Semana do Encarcerado Foto:J.Roberto


A importância da Assistência Jurídica no Processo de Reinserção Social será o tema da 14ª Semana do Encarcerado, realizada no período de 13 a 26 de agosto, em São Luís e entre os dias 02 e 22 de setembro nas unidades prisionais do interior do estado.

 A programação do evento foi divulgada nesta terça-feira (30), pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), através da Secretaria-adjunta de Justiça, durante reunião de trabalho realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, com os diretores das unidades prisionais do Estado e com os coordenadores das Assistências à Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Religiosa, Jurídica e Social.

A abertura da Semana será no dia 13 de agosto, a partir das 08:30 horas, no Auditório da Casa Civil e contará com a participação de representantes do Tribunal de Justiça, 1ª e 2ª Varas de Execuções Penais, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Maranhão, Secretarias do Trabalho e Economia Solidária e de Segurança Pública.
 Na ocasião haverá apresentações dos corais do CDP (Centro de Detenção Provisória) e do Presídio Feminino, além de exposições de quadros e peças artesanais produzidas pelos internos.


Após a solenidade de abertura, a programação terá continuidade nas unidades penais com atividades de lazer, esporte, saúde, assistência social e jurídica, cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine), realização de cultos ecumênicos e aconselhamentos religiosos.

De acordo com o secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso o evento irá propor ações concretas voltadas para a ressocialização. “Vamos realizar esta Semana não somente com palestras, mas principalmente, apresentando propostas que possam concretamente promover o resgate, a dignidade e a valorização do interno”.


Conforme informou o secretário Sebastião Uchôa, “nossa assistência aos internos só é efetiva quando acreditamos  no ser humano. Somos pessoas simples, bem intencionadas e comprometidas e estamos procurando fazer o melhor. Precisamos nós ajudar. Diretores de unidades e coordenadores de assistências precisam trabalhar juntos”, afirmou Uchôa.
Ele também destacou que a unidade do Monte Castelo, a Penitenciária de Imperatriz e de Pedrinhas passarão a atuar sob o método Apac, que visa a ressocialização dos internos e o combate à reincidência.

Fonte/Giovana Gema/Ascon Sejap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.