domingo, 28 de abril de 2019

A DIFERENÇA ENTRE JORNALISMO INVESTIGATIVO E ESPIONAGEM




JORNALISMO INVESTIGATIVO

O principal objetivo do jornalismo investigativo é torna público o que está oculto. Geralmente o que está oculto prejudica a sociedade, daí a importância de se tornar o fato público, para que as autoridades tomem as providências cabíveis sobre o caso.

O repórter investigativo, além de usar as suas fontes de noticias, tem que ter um bom faro jornalístico, percepção, conhecimento total sobre o que está investigando e está atento a tudo e a todos que estiverem ligados ao caso. O repórter investigativo não pode descartar nenhuma hipótese, até mesmo as mais impossíveis.
Além disso, nós repórteres investigativos temos que ter olhos e ouvidos dentro dos segmentos da sociedade.  Ai está a diferença, o que leva o jornalismo investigativo chegar primeiro a informação e a elucidação dos mais variados crimes dos quais o repórter está investigando.



O jornalismo investigativo é muito complexo e de alto risco, No Maranhão, ninguém quer fazer parte dessa área jornalística por não ter uma proteção, já que os profissionais desse ramo jornalistico, não usam coletes a prova de bala e nem armas.

É uma linha jornalística que requer coragem, atenção, muita informação e uma boa fonte, pois qualquer vacilo jornalístico, pode terminar em um processo, ou até na sua própria morte, como já imos casos onde jornalistas investigativos foram torturados e mortos.
                                                 
Espionagem


espionagem segundo Sun Tzu, em A Arte da Guerra, é um ato só permitido entre beligerantes, nações, grupos guerrilheiros em guerra e/ou guerrilha, e consiste na prática de obter informações de caráter sigiloso relativas a governos ou organizações, sem a autorização desses, para obter certa vantagem militarpolíticaeconômicacientíficatecnológica e/ou social. A prática manifesta-se geralmente como parte de um esforço organizado (ou seja, como ação de um grupo governamental ou empresarial).

Um espião é um agente empregado para obter tais segredos. A definição vem sendo restringida a um Estado que espia inimigos potenciais ou reais, primeiramente para finalidades militares, mas ela abrange também a espionagem envolvendo empresas inimigas entre si concorrentes e em "guerrilha"; em (conhecida como espionagem industrial) e pessoas físicas, através de contratação de detetives particulares, em espionagem sempre existe um litígio, ou seja espionagem é uma ação criminosa.
Espionagem é uma prática criminosa, muito usado no governo  nos governos comunistas. É uma maneira suja, desleal e ilegal de perseguir e obter informações para neutralizar os adversários políticos.
Temos um exemplo típico no Maranhão quando em 2018, ano das eleições, descobrimos que um grupo de oficiais PMMA, na maioria coronéis, montaram um esquema para espionar adversários do governador Flávio Dino. O que constitui-se  uma ação criminosa!
Quando a notícia tornou-se pública, o governo saiu da reta e deixou os coronéis em maus lençóis, respondendo processo criminal por prática de crime de espionagem.
Repórter investigativo Stenio Johnny
O jornalismo investigativo é um trabalho sério e garantido por lei, a espionagem é uma prática criminosa que deve ser combatida em toda a aldeia global, foge os princípios constitucionais, é uma prática criminosa comum em governos comunista opressor, que deve ser combatida
O repórter investigativo é um salva-guarda da notícia que  torna publico o que está oculto, prejudicando a  sociedade.
O espião presta um desserviço a sociedade. É um trabalho desonesto, onde na maioria das vezes, os governos principalmente do partido comunista em todo mundo, se utiliza da máquina pública de segurança, para transformar homens que são treinados para dar segurança a população, em verdadeiros espiões a serviço do Estado. Todo espião é criminoso e deve ser preso.


Veja abaixo vídeo da entrevista concedida ao programa Mandou Legal do apresentador Oswaldo Sousa na TV Guará, onde repórter Stenio Johnny fala um pouco do trabalho do jornalismo investigativo.           

                     




                        
                           Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                                                          OJIE



                                                  Por: Stenio Johnny
                                          Radialista/Repórter Investigativo
                                                  RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.