terça-feira, 10 de novembro de 2020

Secretário de segurança do Maranhão, diz que ninguém vai roubar as eleições de Galego Mota em Dom Pedro-MA

 

Secretário Jefferson Portela é um dos apoiadores da campanha de Galego Mota, para prefeito da cidade de Dom Pedro-MA

O Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA, recebeu mensagens veladas de apoiadores dos adversários políticos do candidato a prefeito de Dr. Pedro, mais conhecido como Galego Mota, que ficaram ofendidos com o pronunciamento do secretário de segurança pública do Maranhão Jefferson Portela, em comício do prefeitável Galego realizado naquela cidade. 

A fonte enviou nos enviou um vídeo onde o secretário fala em tom alto e claro, que ninguém vai roubar a eleições de Galego naquela cidade e quem roubar vai para a gaiola. As declarações de Jefferson  Portela caiu como uma bomba no meio político em Dom Pedro.

Os adversários viram as declarações, como pre-julgamento, acusações sem provas e ameaçadoras, que colocam em cheque a credibilidade do sistema de segurança do Maranhão. 

Como secretário de segurança, Portela deveria colocar a SEIC para veladamente investigar, já que ele acha que há fortes indícios de um suposto esquema para fraudar as eleições municipais em Dom Pedro e não se dirigir ao povo daquela cidade da forma como ele falou, causando um mal está político naquela região. Disse um apoiador de um prefeitável

Falamos com alguns juristas e advogados sobre o fato acontecido, onde a maioria falou que o secretário Jefferson Portela foi muito infeliz nas suas colocações. Um advogado falou que Portela pode subir em um palanque político como cidadão e não como secretário de segurança e que cabe aí um processo por improbidade administrativa, abuso de poder, calúnia, injúria e difamação, sem contar um pedido a justiça de afastamento do cargo de secretário de segurança pública do Maranhão, durante as eleições municipais no Estado, por suspeição em suas atitudes e colocações

A reportagem SJOTÍCIASMA, ao tomar conhecimento dos fatos, tentou entrar em contato com o secretário de segurança Jefferson Portela, mais não foi possível devido aos seus compromissos e reuniões. 

Mandamos então mensagem ao delegado Dicival Gonçalves Coordenador do Pacto Pela Paz no Maranhão, para pedir ao secretário que preste a nossa reportagem,  esclarecimentos dos fatos ocorridos na cidade de Dom Pedro-MA, para que todos tomem conhecimento, do que motivou o secretário dar este aviso aos políticos adversários de Gelego Mota em Dom Pedro-MA  e se ele vai acionar a SEIC, para apurar supostas denúncias de tentativa de fraude nas eleições municipais naquela cidade. 

Até o encerramento desta edição o senhor secretário de segurança ainda não tinha se pronunciado e respondido as nossas solicitações.

Veja o vídeo onde Jefferson Portela diz que ninguém rouba a eleição de Galego e quem tentar roubar vai ser engaiolado.



Por outro lado à Associação dos delegados de Polícia Civil do Maranhão-ADEPOL-MA, nos enviou um nota de repúdio em desfavor ao secretário Jefferson Portela, por um fato acontecido na cidade de Bom Lugar-MA. Veja abaixo!


ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO – ADEPOL MA


NOTA DE REPÚDIO


A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão, ADEPOL MA, vem a público manifestar-se sobre a asquerosa fala do ex-prefeito de Bom Lugar, MARCOS MIRANDA. Com “verborrágico discurso” em palanque no município, ridiculamente simulando uma coragem que lhe é negada pela natureza, MARCOS MIRANDA ladrou impropérios e − acobertado por partidários, sentindo-se encorajado pela malta que lhe apoia − insuflou criminosamente a população contra um servidor público (Autoridade Policial), que exerce suas funções temporariamente naquele município durante o período eleitoral, agindo corretamente para impedir que as passeatas de grupos antagônicos se confrontassem e fosse mantida a paz no município. Em verdade, o desprezível discurso fala mais sobre seu autor (MARCOS MIRANDA) que sobre quem pretendia acossar. De fato, triste é sina a de uma população que tem o infortúnio de ver sua cidade gerido por elemento capaz de atos tão toscos e covardes. 

Causa também espécie o fato de que o anúncio de que o Delegado seria transferido se concretizou, mesmo tendo a Autoridade Policial agido corretamente, o que nos leva a concluir que sua retirada se deu sem nenhum propósito republicano, unicamente para atender ao capricho do esposo da candidata pelo partido PCdoB. 

A ADEPOL MA lamenta profundamente esse abjeto episódio da política maranhense e endossa o excelente conceito pessoal e profissional do Delegado de Polícia Civil, Dr. MARCELO LOPES FREITAS, profissional que combate o crime de forma atuante e com domínio da boa técnica jurídica, acima de tudo, sempre respeitando a Lei. 

Ao mesmo tempo, asseveramos que permaneceremos vigilantes contra todos os atos criminosos que possam ser praticados contra agentes públicos e autoridades que dedicam sua vida ao enfrentamento de crimes e dos criminosos, notadamente durante o período eleitoral, para que os perpetradores recebam as sanções previstas no ordenamento jurídico.

O caso em questão merece atenção do MP e da Justiça Eleitoral. Ao cabo, conclamamos a classe política e a população em geral para que não transfiram as brigas políticas locais para as autoridade pública incumbidas de trabalhar pela regularidade do pleito eleitoral. 

São Luís/MA, 09 de novembro de 2020. 


Diretoria da ADEPOL-MA


SJNOTÍCIASMA

Por outro lado à Associação dos delegados de Polícia Civil do Maranhão-ADEPOL-MA, nos enviou um nota de repúdio em desfavor ao secretário Jefferson Portela, por um fato acontecido na cidade de Bom Lugar-MA. Veja abaixo!

Deixamos portanto o nosso espaço aberto ao secretário de segurança DO Maranhão Jefferson Portela, para que ele possa se pronunciar, através de uma entrevista ou mensagem para o Whatssp do Núcleo de Inteligência SJNOTÍCIASMA.  98 98874 8783 falar com o repórter investigativo Stenio Johnny.




 Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
                        OJIE  


                         Por: Stenio Johnny
           Repórter investigativo do Brasil
                         RI/RPJ-MA 0001541

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.