terça-feira, 15 de agosto de 2017

ADEPOL/MA NOTA DE PESAR


                    

É com o sentimento de extremo PESAR que a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão (ADEPOL MA) comunica a todos os associados e à sociedade maranhense que recebeu na tarde de 10.08.2017,  NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL  da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão para que, em até trinta dias, efetue a devolução do imóvel onde há 27 anos está instalada sua sede histórica, no Centro de São Luís. 

Diz o documento que “a  Secretaria de Segurança Pública  (SSP)  reiterou por meio do Oficio 1906/2016 GAB/SSP a necessidade de retomada do imóvel, com o objetivo de instalar o seu Arquivo  Geral”  e que  “a   permanência  da  ocupação   pela   Associação  representada  por Vossa Senhoria caracteriza ato de esbulho, a desafiar a adoção das medidas judiciais cabíveis”.

 É estarrecedor observar que essa inusitada e agressiva medida parte da pasta da SSP, sob comando do Dr. JEFFERSON PORTELA, Delegado de Polícia e ex­Presidente da ADEPOL MA entre 2000 e 2006.  Mais   chocante   ainda   é   constatar   que   a   alegada   justificativa   para   a   inusitada “notificação  extrajudicial”  seja a suposta expiração, em 2002, do contrato  de comodato firmado em 1990.

 Ou seja, o “término” do contrato teria ocorrido no período em que o próprio Dr. JEFFERSON PORTELA presidia a ADEPOL MA e que agora, na condição de Secretário de Estado, deveria promover a prorrogação formal do comodato.  Não   vamos   nos   alongar   neste   espaço   discorrendo   sobre   a   renovação   tácita   do referido   contrato   de   comodato   e   sua   vigência   e   validade   ou   mesmo   o   arbitrário   ato patrocinado pelo atual Secretário de Segurança Pública, Dr. JEFFERSON PORTELA. Essa questão fica a cargo da assessoria jurídica da ADEPOL MA junto ao Poder Judiciário.

 É curioso observar que todos os imóveis vizinhos ao prédio da sede histórica da ADEPOL MA pertencem ao Estado do Maranhão e estão sob responsabilidade da SSP MA. Nesses   imóveis,  atualmente   em   ruínas   após   serem   negligenciados   na   conservação   e posteriormente abandonados pela SSP, funcionavam: a 1ª Delegacia de Polícia – Centro, um anexo do Instituto de Identificação, a Delegacia de Costumes, a Delegacia de Acidentes de Trânsito, o prédio que foi o primeiro Tribunal de Justiçado Estado e a própria SSP, entre outros prédios. Mas o interesse do senhor SSP parece ser na sede histórica da entidade que já presidiu e que foi totalmente restaurada em 2012 e 2013 pela atual gestão da ADEPOL MA.

  Trata­se,   a   bem   da   verdade,   de   um   dos   prédios   mais   conservados   do   Centro Histórico de São Luís e o único prédio público restaurado daquela quadra, justamente por estar   sob   uso,   guarda   e   conservação   da   ADEPOL.   E   se   realmente   vierem   a   efetivar   o 1 despejo, assevero que o Estado vai deixar virar ruína como fez com todos os prédios que outrora abrigaram quase toda a Polícia Civil, a exemplo da REFESA.  O pretexto de destinar o prédio para servir de arquivo geral é apenas para tentar dar a aparência de interesse público, mas que não se sustenta, senão vejamos: o material a ser arquivado se trata de fichas de identificação civil do Instituto de Identificação, que encontram em péssimas condições de conservação e que sua remoção causaria a destruição dos mesmos.

 Ademais, a criação de arquivo exige obras complexas para promover a correta circulação de ar, controle de umidade, instalação de refrigeração e equipamentos, isso tudo em um prédio tombado (telhado, fachada e interior).  Seria   então   uma   retaliação   do   secretário   Jefferson   Portela   contra   a Associação/Catergoria? O fato é que a “notificação extrajudicial” foi assinada no dia 07 de agosto 2017, mesma data em que realizamos a mais recente Assembleia Geral da ADEPOL MA no referido prédio. Nessa data os Associados debateram e deliberaram por medidas que visam melhores condições de trabalho aos Delegados de Polícia, das demais categoria funcionais  e   aprimoramento  da  própria   instituição   Polícia  Civil   do   Maranhão,  que   em última análise se reveste em melhor prestação de serviços à sociedade maranhense.

 A ADEPOL MA apesar de pesarosa, surpresa e profundamente sentida com mais esse inexprimível ataque e demonstração de desapreço do SSP JEFFERSON PORTELA com a própria categoria e aos elevados valores que esta representa, declara que se manterá firme, altiva e independente. Estaremos sempre dispostos ao diálogo com todos os setores da sociedade, em especial com os agentes políticos mais equilibrados e hábeis do Governo do Maranhão, por acreditar que é este o caminho mais republicano e democrático para dirimir divergências de ideias.







 São Luís, 11 de agosto de 2017. 


A DIRETORIA

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 ADEPOL MA – Fundada em 17 de julho de 1983 - 34 anos de fundação, lutas e conquistas Declarada Entidade de Interesse Público Pela Lei Municipal nº 5.293/10 Declarada Entidade de Interesse Público pela Lei Estadual n.º 10.273, de 06 de julho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.