segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Corregedoria da Justiça celebra maior casamento comunitário do ano, com 924 casais


                               Corregedora da Justiça foi a anfitriã da cerimônia de Casamento Comunitário. (Foto: Ribamar Pinheiro).

 Assim que as portas do Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram abertas, às 8h da manhã do último sábado (12), começaram a chegar os primeiros noivos para o maior casamento comunitário do ano, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça. A cerimônia reuniu 924 casais numa cerimônia que começou por pouco menos de uma hora e reuniu mais de cinco mil pessoas, entre nubentes, familiares, servidores do Poder Judiciário e convidados.
A celebração dos matrimônios teve início às 18h pelos casais especiais, representando todos os participantes, que foram recebidos com banda de música e tapete vermelho. Dentre eles, Deyvison dos Anjos, 19 anos, e Thays da Silva, 16 anos, formavam um dos casais mais novos da cerimônia. Compareceram à solenidade com o filho de 7 meses, fruto da união de dois anos. Dificuldades financeiras levaram os noivos residentes na Vila São Luís a participar da cerimônia de casamento comunitário. “Foi muito fácil se inscrever e não gastamos nada”, destacou o noivo. “Eu estou gostando muito, de tudo”, disse a noiva. A juíza Joseane Bezerra (3ª Vara da Família) celebrou a união do jovem casal, que recebeu a certidão das mãos da desembargadora Anildes Cruz, corregedora geral da Justiça.
Outro casal especial, Roberto Santos que conheceu a noiva, Liliane Reis, portadora de deficiência física, pela internet. Depois da primeira mensagem postada, há quatro anos, a amizade virtual evoluiu para namoro e depois para o noivado, há um ano. A cerimônia superou a expectativa do casal: “Eu não sabia que era tão bonito assim”, disse o noivo. A decisão de participar do casamento comunitário foi da noiva: “Vamos começar a morar juntos agora”, disse a noiva. A reitora da UFMA, Nair Portela, entregou a certidão ao casal cujo matrimônio foi celebrado pela juíza Francisca Galiza (4ª Vara da Família).
Além desses, José Raimundo Aquino, 66 anos, e Maria do Rosário Almeida, um dos mais idosos, e Wanderley Silva e Daiane Pinto - com sete meses de gestação -, também estavam entre os casais especiais. O primeiro já convive há mais de vinte anos e concordaram em participar da cerimônia para poderem garantir os direitos civis. Os noivos idosos foram casados pelo juiz Douglas da Guia (comarca de Cururupu) e receberam a certidão do presidente do Tribunal de Justiça desembargador Cleones Cunha. O segundo, casado pela juíza Maria do Socorro Mendonça, recebeu a certidão do diretor do fórum, juiz Sebastião Bonfim, juntamente com o defensor público geral, Werther de Moraes Lima e o parceiro institucional Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
                           Casal mais novo recebe certidão da corregedora. (Foto: Ribamar Pinheiro).
Ao abrir a cerimônia, o presidente do TJMA explicou aos noivos que o casamento é comunitário porque as uniões são celebradas individualmente, por cada magistrado concelebrante. O desembargador chamou a atenção dos noivos para a importância de registrar os filhos por meio de outro projeto social da Corregedoria, institucionalizado em sua gestão: “Reconhecer é Amar”. “Criança é pra ser criada e ser amada. Quem tem filho tem de registrar o filho em seu nome. Vá ao fórum reconhecer o seu filho. Fazemos gratuitamente o exame de DNA”, explicou.
A corregedora geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, em mensagem aos noivos, disse que a expressiva responsabilidade social do projeto Casamentos Comunitários adentra em outra dimensão: “Casamento é comunhão de vida, é construção de famílias, consolidação de relacionamentos afetivos, enfim, a legitimação de uma união duradoura”, declarou.
“Ver esse centro de convenções cheio e a alegria no rosto dos senhores e senhoras, são provas do reconhecimento público a essa louvável iniciativa do Judiciário, que deve receber não apenas da nossa, mas das futuras administrações do Tribunal e da Corregedoria, dos juízes e servidores, a devida atenção e continuidade”, finalizou a desembargadora corregedora.
A reitora da UFMA, Nair Portela, ressaltou que o casamento civil traz proteção legal para fins de herança, previdência social, imposto de renda, administração de bens, e outras relações jurídicas. “Também impõe deveres para os cônjuges, como a fidelidade recíproca, vida em comum e assistência mútua, sustento, guarda e educação dos filhos”.
HOMENAGEM - O ex-corregedor e ex-presidente do TJMA, desembargador Jorge Rachid Maluf, foi homenageado em vídeo institucional por ter instituído o projeto “Casamentos Comunitários” e outros de cunho social que são praticados há anos pela Justiça estadual, com milhares de beneficiários. O magistrado foi representado na solenidade pelo advogado Jorge Rachid Mubárack Maluf Filho.
Cerca de 50 magistrados de todas as comarcas do Estado participaram da cerimônia celebrando os casamentos. Os juízes auxiliares da Corregedoria, Rosângela Prazeres, José Américo Abreu Costa, Sara Gama e Gladiston Cutrim atuaram como concelebrantes.
Também participaram da solenidade o presidente da Associação dos Titulares de Cartório do Maranhão (ATC-MA), Tiago Estrela; Mirela Rosa, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA); Rita Samara, coordenadora de Ação de Saúde e Responsabilidade Social da Ação Global. Os pastores Ezequiel Quaresma e José Guimarães Coutinho, presidente da Assembleia de Deus, representaram as igrejas evangélicas, que inscreveram casais participantes.
A banda da Escola de Música do Bom Menino, da Fundação das Mercês, regido por Luís Carlos dos Santos, com 70 jovens músicos, apresentou o Hino de Louvação a São Luís e o Hino Nacional, durante a solenidade. Ao final da cerimônia, foram sorteados cerca de cem brindes oferecidos por parceiros institucionais do projeto. Os últimos casais deixaram o Centro de Convenções por volta das 20h.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.