terça-feira, 23 de junho de 2015

Sevidores da SEJAP denunciam: Murilo Andrade está mais preocupado em trazer empresas mineiras para atuarem nos presídios do Maranhão, do que com a superlotação carcerária


Resultado de imagem para IMAGENS DA SUPERLOTAÇÃO NOS PRESÍDIO DO MARANHÃO
              Presídio Maranhense Superlotado

Enquanto a CPI do Sistema Carcerário, está preocupada com a superlotação nos presídios do Maranhão, o Secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária Murilo Andrade está mais preocupado, é em trazer para o Maranhão empresas mineiras para atuarem no sistema prisional do estado, e amigos mineiros para ocuparem os autos cargos da Sejap com autos salários.

A denúncia foi feita hoje ao titular deste blog, pelos os próprios servidores daquela secretaria que estão descontentes com a desastrosa administração que o secretário vem fazendo naquela pasta.

Segundo os servidores, duas empresas mineiras indicadas por Murilo Andrade já estão prestando serviços nos presídios do Maranhão, uma trabalha com solda, e a outra trabalha com monitoramento de celular, ambas somam uma quantia altíssima que está sendo paga pelo governo do estado.


                        Celas superlotadas/detentos vivendo em condição sub-humanas
                              Secretário Murilo Andrade diante da superlotação
                              carcerária

Eles falaram ainda que o secretario não está nem ai para o servidores, pois eles estão comendo o pão que o diabo amaçou em sua administração, falaram que a comida servida para quem trabalha 08, 12h ou 24hs que são obrigados a almoçar no refeitório da secretaria, ou nos presídios onde trabalham, é de péssima qualidade, tem dia que a comida que ele manda pra gente nem porco faminto come de tão ruim que é. Disse uma servidora.


Comida da pior qualidade, arroz duro feijão queimado e
calabresa, nem porco come! disse uma servidora da Sejap

Fora isso existe a falta de material de trabalho, higiene e limpeza, para servidores e detentos, que os presídio estão cheios de lixo, tem presídio que fede mais do que chiqueiro de porco disse um servidor que trabalha em um presídio. Ele falou ainda que trabalha sem nenhum material de proteção ficando exposto a contaminação de doenças contagiosas adquiridas por detentos dentro  dos presídios.

É uma vergonha a falta de zelo, e cuidados com a saúde dos servidores e detentos. Enquanto isso, segundo o servidor o secretário está gastando dinheiro com a mídia, para maquiar as informações, mostrando imagens que não condizem com a real situação do sistema prisional do Maranhão . Disse um revoltado servidor
terceirizado.


                       Deputados acharam os presídios de São Luís um lixo
                             Deputados da CPI carcerária realizam visita técnica em
                             presídios de São Luís 

Os servidores falaram ainda que o clima nos presídios  não está nada bem e que a qualquer hora a panela de pressão pode explodir. Por outro lado a cúpula da Sejap não anda se afinando bem nos últimos meses, pois cada  um quer a maior fatia do bolo e puxa pro seu saco. Camila Neves Subsecretária da Sejap, não está nada bem com o secretário. Uma servidora falou ao repórter Stenio Johnny, que já viu Camila e Murilo discutindo por conta de contratações ilegais de funcionários, e outros problemas relacionas com a administração, e que o secretário já observou que Camila quer mandar mais do que ele. Disse a servidora da Sejap.

Autoritária, arrogante, prepotente, e mandona, Camila segundo os servidores está passando o pé diante das mãos demitindo e perseguidos os servidores, e contratando o pessoal dela. Por outro lado o secretário adjunto de justiça Frei Ribamar, está pegando a fatia dele, e igual a Camila, demite, persegue funcionários, e ainda contrata os dele engrossando a folha de pagamento.

O secretário Murilo Andrade por sua vez, fez da Sejap o seu balcão particular de empregos, trazendo para o Maranhão os seus colegas mineiros, com salários altíssimos segundo os servidores denunciantes, tudo isso sem contar as duas empresas mineiras que  já estão ganhando dinheiro no sistema prisional do Maranhão, e outras que ainda estão por vir.

                   Mestre Rosa vai vender comida para o pessoal da Sejap


Quanto a alimentação, pra não passarem fome devido a comida ruim que está sendo servida, os servidores estão fazendo vaquinha pra pagar o senhor Rosacy, que tem uma merendeira ambulante em frente a Sejap, pra cozinhar para um grupo de servidores, que já até adoeceram comendo a comida que Murilo manda servir pra eles, enquanto isso o secretário e os seus amigos mineiros almoçam nos melhores restaurantes  de São Luís. Desabafou um servidor concursado.

Os funcionários da Sejap pedem ao governo Flávio Dino, que mande a sua equipe investigar essas denúncias para que o governador possa tomar  uma providência diante dos abusos cometidos naquela secretaria pela  má gestão de Murilo Andrade, antes que seja tarde de mais, pois a maneira como o secretário e a cúpula da Sejap estão tratando os maranhenses que trabalham naquela secretaria, é humilhante. finalizou um servidor terceirizado

Após terem feito as denúncias, os servidores pediram ao repórter Stenio Johnny, que postasse mais uma vez a nota de repúdio enviada pelos mineiros a este blog  contra o secretário Murilo Andrade.

 Segue abaixo a nota na íntegra.


A Todas as Entidades e órgãos do executivo, Legislativo e Judiciário que militam em assuntos de direitos humanos no Estado do Maranhão

Nota de Repudio


A Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade tomou conhecimento através de informações de militantes em Direitos humanos, que o Sr. Murilo Andrade esta contato para ser o novo gestor prisional do Estado do Maranhão, o que nos sucita perplexidade tendo em vista a atuação temerária em relação as ações deste cidadão a frente da sub secretaria de administração penitencia do Estado de minas Gerais, onde o GAFPPL tem sua atuação. E este descontentamento são embasados nos seguintes tópicos que passamos a elencar:

1- Em visita de monitoramento realizado no complexo penitenciário da Parceria Publico Privado - PPP localizado na cidade de Ribeirão das Neves/MG, Pela sua Presidenta, Maria Tereza Dos Santos, que também é conselheira no Conselho Estadual de Direitos Humanos - CONEDH - que o Sr. Rogério Dias De Freitas, atua como Diretor de segurança naquela unidade prisional, contratado pelo consórcio que faz a gestão desta parceria, a GPA, neste sentido, sabedores somos que o mesmo responde um processo na qual o detento J.P.S.S foi torturado até a morte em uma unidade prisional onde o mesmo era diretor. Este processo tramita na justiça publica da Comarca de Ribeirão das Neves na 2° Vara criminal sob o numero: 0214106-83.2010.8.13.0231(http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…), onde há mais de 40 agentes prisionais indiciados pela pratica de tortura seguida de morte da vitima J.P.S.S, inclusive o Diretor da unidade prisional da PPP o Sr. Rogério Dias de Freitas. Isto posto, informamos tanto ao Secretario de Defesa social à época, Rômulo Ferraz, quanto ao Sub secretario Murilo Andrade deste absurdo, tendo por parte do Secretario Rômulo a garantia que o tido diretor torturador iria ser afastado, fato este que nunca se concretizou, sendo que o mesmo até hoje trabalha diretamente com o publico prisional, sendo diretor de segurança da unidade da PPP.

Já quanto ao Sr. Murilo Andrade, para além de nunca ter nos recebido, alardeou que não era babá de preso, e que ter um diretor do “duro” era conveniente a sua administração para colocar o preso em seu devido lugar; Esgotamos todos os órgãos de denuncia no Brasil e pensamos em levar o caso para a corte interamericana de Direitos Humanos;

2- Vale ressaltar que o Sr. Murilo Andrade, antes de ser um entusiasta das Apac’s, é um grande incentivador e apoiador das parcerias publico privadas, aos olhos desta Associação, o mesmo nos parece como um grande “despachante” a serviço de consórcios com fins de privatizar os presídios mineiros. Em tempo, disponibilizamos um documentário que foi proibido aqui em Minas (pelo governo Aécio Neves, que o Sr. Murilo faz parte), onde retrata a dimensão do que representa o sistema de PPP do sistema prisional (nesta matéria, inclusive o Senhor Murilo defende o modelo da PPP com unhas e dentes, tal qual um despachante) :http://apublica.org/2014/…/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

Segue para vossas apreciações matéria criticando o trabalho semi escravo implantado por este cidadão nas penitenciarias de minas, é uma matéria vinculada no “NEW YORK TIMES” onde o próprio sub secretario aparece defendendo este modelo de exploração: (http://www.nytimes.com/…/brazilian-prisoners-manufacture-so…)

3- Não menos importante, na administração do Sr. Murilo Andrade a construção das apac’s somente encolheu, quase nenhum investimento foi realizado na implantação de novas apac’s, e este não investimento, destoa do grande investimento em PPP por todo Estado.

De fim, esta associação lamente profundamente que um cidadão com este perfil truculento e insensível as causas de Direitos Humanos seja cotato para assumir a gestão prisional de um estado que enfrenta a duras penas um caos em seus presídios.
Percebemos que devido a estas dificuldades que o estado passa, é terreno fértil a oportunistas como o Sr. Murilo Andrade, colocar em pratica a venda do sistema prisional para a iniciativa privada. Aproveitam o caos, para “vender” a equação do problema, com o engodo da PPP prisional.


Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade
PS: temos como comprovar através de contatos/referencias e documentos toda a narrativa que foi exposta acima.



Rua Dos Tupinambás, 179, 15° andar, sala 156, Ed. Principe de Gales- Centro- Belo Horizonte – MG – CEP 30.120-070 
Tel.: 31-32740337

31-35823320

Vejam aqui: sem  a maquiagem da mídia paga por Murilo Andrade, a realidade do sistema prisional do Maranhão






                               Painel de monitoramento das celas do presídio






                                                    Por/Stenio Johnny
                                          Radialista/Repórter Investigativo
                                                    DRT/MA 0001541


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.