segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sejap está um caos na desastrosa administração Murilo Andrade



      Mais um túnel encontrado

Mais uma fuga acontece no complexo penitenciário e um túnel é descoberto em pedrinhas, a fuga aconteceu no sábado(07), onde segundo a Sejap os presos Antônio Moacir da Silva Moraes, e Pedro Wilquison Marcelo da Silva teriam fugido da Cadet e que um deles teria sido recapturado pelo GEOP.

A informação passada a imprensa pela assessoria de comunicação da Sejap no sábado a tarde,  foi desmentida a noite pela Secretaria de comunicação do governo(Secom), que em nota confirma apenas a fuga de um detento, e que todo as providências foram tomadas para recapturar o detento foragido que até o momento, ainda não foi recapturado.

As informações da Ascom Sejap e Secom do governo se divergem,  a assessora  de comunicação da Sejap por incompetência, não tem a responsabilidade de apurar antes de passar a informação pra mídia, ela faz do jeito dela e termina deixando o secretário da Secom o jornalista Robson Paz em maus lençóis. No domingo(07), por volta dás 11h  na Cadet foi descoberto um túnel na cela 05, bloco B, com 45cm de largura e quatro metros de profundidade, por onde iriam fugir vários presos, é o segundo túnel encontrado em uma semana. Em Imperatriz uma mulher foi presa com drogas nas partes íntimas quando entrava no presídio para visitar um detento.

Enquanto isso aqui em São Luís a senhora Regiane fez graves denúncias de maus tratos as detentas que vem ocorrendo no presídio feminino. Segundo ela falou ao titular deste blog, a comida que vai para as internas, é comida azeda dentro de um saco plástico, a água que elas bebem é comercializada, um litro por cela é vendido, assim como refrigerantes, e suco, disse que a diretora daquela unidade prisional não respeita nem as senhoras que cumpre pena com idade de 60 anos.

Regiane é irmã de um detenta que esta presa em regime provisório, por envolvimento com drogas, ela nos relatou ainda, que quando chega o dia dela ir ao presídio feminino visitar a irmã ela sai horizada com o que ela vê ali. Presas sendo maltratadas e quando elas não aceitam o que diretora determina, elas são trancadas em cafuas sem ver a luz do sol e sem falar com ninguém durante trinta dias, até o pão do café da manhã, é azedo o suco é azedo, tem detentas que precisam tomar medicação da pressão e outros remédios, mas são impedidas pela  diretora de tomarem, seus medicamentos mesmo com receita médica.

Segundo Regiane, a diretora alega que tudo que ela faz é com ordem do Secretário Murilo Andrade, é ele quem manda ela agir dessa forma, para que as detentas com o sofrimento aprendam uma lição de vida.

Regiane pedi as autoridades que  tomarem conhecimento dessas denúncias, façam alguma coisa pra diminuir o sofrimento daquelas internas, pois desde que  o secretário Mineiro Murilo Andrade assumiu o comando da Sejap, elas não tiveram mais paz, é só humilhação e sofrimento, Regiane sofri muito pela sua irmã que está em prisão provisória por se envolver em tráfico de drogas. Ela error e pelo erro que ela cometeu, ela está pagando, por tanto o fato dela ter errado e tá pagando pelo erro que ela cometeu, não dá direito, a diretora do presídio feminino, nem ao Secretário Murilo Andrade, trata-las como se elas fossem o lixo da sociedade. chorando desabafou Regiane.

Fica aqui o registro dessas denúncias, para que o Ministério Público a pastoral do encarcerados, a sociedade de defesa dos direitos humanos, e a OAB-MA, os deputados, examinem de perto a situação em que vive hoje as detentas do presídio feminino, e tomem as providências cabíveis, para que as detentas possam ter um tratamento humano, e não sub-humano como foi relatada pela senhora Regiane irmã de uma interna.

Tem muitas coisas acontecendo dentro do sistema prisional do Maranhão que estão as escondidas debaixo dos tapetes do secretário Murilo Andrade, é necessário que o Governador Flávio Dino, tome algumas providências, no sentido de apurar estas e outras denúncias.

Cuidado com essa Mineirada governador, pois se assim continuar, o estado estado esta prestes a parecer na mídia nacional e internacional com uma imagem negativa, por conta de uma desastrosa administração de um secretário que não entende nada do sistema carcerário do Maranhão, tá mais preocupado, em transformar a Sejap em Balcão de empregos para os seus amigos mineiros, do que realizar políticas públicas de segurança, e melhorias no sistema prisional do Maranhão.

Mas é como o bom mineiro fala pra todo mundo, ele está aqui não pela indicação do governador, mas sim do Ministro da justiça, ele o colocou aqui, só ele pode tirar, isso é uma humilhação para os servidores da Sejap que vivem humilhados por um aventureiro que veio ganhar dinheiro no Maranhão humilhando os maranhenses, e expondo o estado  em situação vexatória nível nacional.

Tudo o que foi visto aqui, só confirma a nota de repúdio enviada pelo pessoal de Minas Gerais, que foi postada neste blog, e que mais uma ver vai ser postada, para que as autoridades tomem conhecimento, da pessoal do secretário da Sejap, e o que ele aprontou no sistema prisional de Minas Gerais.

Chamo Atenção do Sr. Ministro da Justiça, que se digne a responder a este blog se Murilo Andrade está secretário da Sejap por sua indicação, se foi? Com qual objetivo? e porque da insistência em mantê-lo neste cargo, e se é constitucional um ministro indicar um secretário de governo para um estado.

Caso o que  o secretário alega do ministro não for verdadeiro, que o ministro possa falar que em nem um momento, ele  indicou Murilo para o cargo de secretário da Sejap, pois aqui em São Luís os servidores daquela secretaria, estão na expectativa de saber a verdade.


Lei aqui mineiros detonam Murilo Andrade


Nota de Repudio


A Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade tomou conhecimento através de informações de militantes em Direitos humanos, que o Sr. Murilo Andrade esta contato para ser o novo gestor prisional do Estado do Maranhão, o que nos sucita perplexidade tendo em vista a atuação temerária em relação as ações deste cidadão a frente da sub secretaria de administração penitencia do Estado de minas Gerais, onde o GAFPPL tem sua atuação. E este descontentamento são embasados nos seguintes tópicos que passamos a elencar:


1- Em visita de monitoramento realizado no complexo penitenciário da Parceria Publico Privado - PPP localizado na cidade de Ribeirão das Neves/MG, Pela sua Presidenta, Maria Tereza Dos Santos, que também é conselheira no Conselho Estadual de Direitos Humanos - CONEDH - que o Sr. Rogério Dias De Freitas, atua como Diretor de segurança naquela unidade prisional, contratado pelo consórcio que faz a gestão desta parceria, a GPA, neste sentido, sabedores somos que o mesmo responde um processo na qual o detento J.P.S.S foi torturado até a morte em uma unidade prisional onde o mesmo era diretor. Este processo tramita na justiça publica da Comarca de Ribeirão das Neves na 2° Vara criminal sob o numero: 0214106-83.2010.8.13.0231(http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp…), onde há mais de 40 agentes prisionais indiciados pela pratica de tortura seguida de morte da vitima J.P.S.S, inclusive o Diretor da unidade prisional da PPP o Sr. Rogério Dias de Freitas. Isto posto, informamos tanto ao Secretario de Defesa social à época, Rômulo Ferraz, quanto ao Sub secretario Murilo Andrade deste absurdo, tendo por parte do Secretario Rômulo a garantia que o tido diretor torturador iria ser afastado, fato este que nunca se concretizou, sendo que o mesmo até hoje trabalha diretamente com o publico prisional, sendo diretor de segurança da unidade da PPP.

Já quanto ao Sr. Murilo Andrade, para além de nunca ter nos recebido, alardeou que não era babá de preso, e que ter um diretor do “duro” era conveniente a sua administração para colocar o preso em seu devido lugar; Esgotamos todos os órgãos de denuncia no Brasil e pensamos em levar o caso para a corte interamericana de Direitos Humanos;


2- Vale ressaltar que o Sr. Murilo Andrade, antes de ser um entusiasta das Apac’s, é um grande incentivador e apoiador das parcerias publico privadas, aos olhos desta Associação, o mesmo nos parece como um grande “despachante” a serviço de consórcios com fins de privatizar os presídios mineiros. Em tempo, disponibilizamos um documentário que foi proibido aqui em Minas (pelo governo Aécio Neves, que o Sr. Murilo faz parte), onde retrata a dimensão do que representa o sistema de PPP do sistema prisional (nesta matéria, inclusive o Senhor Murilo defende o modelo da PPP com unhas e dentes, tal qual um despachante) :http://apublica.org/2014/…/quanto-mais-presos-maior-o-lucro/

Segue para vossas apreciações matéria criticando o trabalho semi escravo implantado por este cidadão nas penitenciarias de minas, é uma matéria vinculada no “NEW YORK TIMES” onde o próprio sub secretario aparece defendendo este modelo de exploração: (http://www.nytimes.com/…/brazilian-prisoners-manufacture-so…)



3- Não menos importante, na administração do Sr. Murilo Andrade a construção das apac’s somente encolheu, quase nenhum investimento foi realizado na implantação de novas apac’s, e este não investimento, destoa do grande investimento em PPP por todo Estado.
De fim, esta associação lamente profundamente que um cidadão com este perfil truculento e insensível as causas de Direitos Humanos seja cotato para assumir a gestão prisional de um estado que enfrenta a duras penas um caos em seus presídios.


Percebemos que devido a estas dificuldades que o estado passa, é terreno fértil a oportunistas como o Sr. Murilo Andrade, colocar em pratica a venda do sistema prisional para a iniciativa privada. Aproveitam o caos, para “vender” a equação do problema, com o engodo da PPP prisional.


Associação De Amigos e Familiares De Pessoas Em Privação De Liberdade
PS: temos como comprovar através de contatos/referencias e documentos toda a narrativa que foi exposta acima.



Rua Dos Tupinambás, 179, 15° andar, sala 156, Ed. Principe de Gales- Centro- Belo Horizonte – MG – CEP 30.120-070 
Tel.: 31-32740337
31-35823320

gafpplmg@gmail.com 

Fora esta nota de repúdio, este blog recebeu denúncia de um possível envolvimento de Murilo Andrade com armas que desapareceram do sistema carcerário em Minas Gerais."OH MINAS GERAIS"

É este é o mineiro que vai trazer melhorias no sistema prisional do Maranhão? ora me compre um bode pra comer regado a cachaça mineira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.