quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Secretário Jefferson Portela participa de solenidade de reinauguração da ACADEPOL


                  

O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, realizou, na manhã de hoje (28), solenidade de inauguração da reforma e ampliação da Academia de Polícia Civil, localizada na Avenida Daniel Aquino Aragão, bairro  São Raimundo, ao lado do Parque da Independência. A reforma contou com a construção do prédio da guarita de vigilância, reforma do prédio administrativo e das salas de aulas, o que possibilitou a adequação dos ambientes educacionais para melhor desempenho de práticas pedagógicas específicas da técnica policial e proporcionou o aumento da capacidade de atendimento de 350 a 550 alunos por curso.
No primeiro momento, houve a leitura da mensagem religiosa, feita pelo Capelão da Polícia Militar Pastor Mizael. Em seguida, aconteceu a passagem simbólica de faixa feita pelo mestre de Karatê Eraldo Cardoso (Presidente da Federação de Karatê Shotokai do Maranhão) ao aluno Pablo Lucas Brito Vieira, representando todas as crianças e jovens atendidos pelo projeto social da Escolinha de Karatê “Pacto pela Paz”. Logo após, houve a entrega, também de maneira simbólica, dos Certificados aos alunos que concluíram os cursos profissionalizantes de Informática Básica, Carpinteiro de Obras, Armador de ferro e Instalador Hidráulico. Os referidos cursos são resultados da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), também no âmbito do Projeto Pacto pela Paz.

O Corpo de Bombeiros Militar, na pessoa do Comandante Geral, Coronel Célio Roberto entregou ao Diretor Geral da Academia de Polícia Civil, o senhor Aurélio Queiroz Filho uma ambulância destinada a atender às necessidades dos alunos e servidores da unidade de ensino, bem como a comunidade da região.
O primeiro a se pronunciar foi o Delegado Geral Lawrence Melo que saudou a comunidade presente ao evento, e posteriormente destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública que, além de transformar a nova academia de polícia em um espaço propício para a difusão do conhecimento, proporcionou um ambiente adequado para a inclusão social, com o oferecimento de cursos profissionalizantes e a escolinha de artes marciais. Exaltou também os investimentos que o atual governo fez na capacitação dos profissionais de segurança pública do estado.
No uso da palavra, o Secretário Jefferson Portela ressaltou que as novas instalações da Academia de Polícia servirão estrategicamente para o processo de formação continuada dos profissionais de segurança e possibilitarão a ampliação do atendimento à comunidade local. Também foi enfatizado pelo Secretário que os recém-nomeados Agentes Penitenciários foram privilegiados, porque durante o curso de formação utilizaram as recentes melhorias da unidade. Ele ainda anunciou que a Academia sediará o curso de formação da Guarda Portuária, novo projeto da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Em convênio com os gestores municipais interessados ficará à disposição para realizar o processo de criação das suas respectivas guardas.
O Chefe do Executivo, Flávio Dino frisou que obras como a reforma da Academia de Polícia, na qual foram investidos 600 mil reais, só estão sendo possíveis graças a responsabilidade da sua gestão na aplicação dos recursos públicos. Elogiou a filosofia de integração adotada pela cúpula do sistema de segurança pública e aproveitou para agradecer os esforços dos profissionais no ano de 2016.

                           

O Governador do Estado salientou que a as novas instalações irão melhorar o processo de formação continuada dos policiais maranhenses, refletindo diretamente no serviço prestado à população. Declarou investimentos em projetos habitacionais para a área do Parque Independência, bem como a criação de novos espaços para a prática esportiva na região. Finalizou seu pronunciamento ressaltando a importância da prática esportiva na formação cidadã dos jovens.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural.
Estiveram presentes à solenidade, o Secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o Comandante da Polícia Militar, Coronel José Frederico Pereira, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Célio Roberto, o Deputado Estadual Bira do Pindaré e o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, na oportunidade representando o Prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior. O Subcomandante da Polícia Militar, Coronel Jorge Luongo, o Secretário-Chefe do Gabinete Militar, Coronel Leite, o senhor José João Silva Fonseca, Supervisor Técnico do SENAI, a senhora Mari Silva, Coordenadora Adjunta do Pacto pela Paz, órgãos de imprensa, representantes da sociedade civil, demais autoridades civis e militares também estiveram presentes.

Cabo PM Paulo ASCOM SSPMA
Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.