segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cocaína muda a estrutura do cérebro em horas.




Cocaína. Cérebro aprende a gostar da droga.
Foto: Reprodução
Cocaína. Cérebro aprende a gostar da droga. Reprodução

CALIFÓRNIA - Consumir cocaína pode mudar a estrutura cerebral em horas, o que pode ser o primeiro passo para o vício. Testes em camundongos publicados na revista científica “Nature Neuroscience” mostraram que novas estruturas relacionadas ao aprendizado e à memória começam a crescer logo após a ingestão da droga. E roedores com estas mutações mostraram grande preferência por cocaína.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley e São Francisco examinaram saliências das células do cérebro chamadas espinhas dendríticas, fortemente ligadas à formação da memória.

Nos testes, os roedores podiam explorar livremente duas câmaras, com cheiros e texturas diferentes. Uma vez escolhido o ambiente preferido, os camundongos eram levados para a outra câmara e injetados com cocaína — o ambiente também mostrou ser um fator importante no experimento.

Um tipo de laser microscópico foi usado para observar o cérebro dos roedores em ação e procurar pelas espinhas dendríticas, que eram produzidas em maior quantidade com a injeção de cocaína do que com a injeção de água, o que sugere que novas memórias eram formadas a partir do uso da droga e que o cérebro aprende a gostar dela. Os primeiros sinais de mudança puderam ser detectados duas horas depois da primeira dose.

“Estas mudanças no cérebro a partir da indução de drogas dão pistas sobre como o cérebro decide que a pessoa vire usuária de drogas”, escrever a pesquisadora Linda Wilbrecht, professora de Psicologia e Neurociência na Universidade da Califórnia, Berkeley.


Fonte/O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.