Celebra-se nesta quarta, 02, o Dia do Repórter Cinematográfico, popularmente conhecido como cinegrafista ou operador de câmera. Ao lado de apresentadores e repórteres, eles são profissionais essenciais na árdua missão de fazer jornalismo responsável e entretenimento de qualidade. Por isso, eles têm um dia a dia cheio de desafios, aprendizados e troca de experiências.
Eles, literalmente, carregam nas costas a responsabilidade de contar histórias e mostrar fatos importantes do dia a dia. Com câmeras potentes, tecnologia e muita sensibilidade, mesmo diante qualquer contratempo, eles nos presenteiam com imagens espetaculares de paisagens, cenas, fatos e momentos únicos.
E em toda reportagem ou programa que vai ao ar, existe algo imprescindível: uma boa parceria entre o repórter cinematográfico e o jornalista que conduz o programa ou matéria, resulta em um trabalho positivo e de boa qualidade.
A credibilidade de uma notícia narrada por um jornalista está na qualidade dos argumentos usados para reportar o receptor até o local do fato. Durante os primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter que investigou o assunto. No ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular em um jornal, muito mais do que simplesmente comprovar o fato o veículo queria chamar a atenção do leitor.
A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. Nasce uma profissão: Repórter Fotográfico, que tem o seu dia comemorado em 02 de setembro.
Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.
O compromisso com a realidade dos fatos é o que concede a devida importância para a atuação de um repórter fotográfico. O seu trabalho, bem como as funções dos demais profissionais do jornalismo, é de grande relevância para toda a sociedade, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, tornando possível conhecê-los.
Surgimento da fotografia
Os primeiros registros fotográficos surgem alguns anos antes da primeira publicação em um diário. Em 1816 o físico francês Joseph Nicéphore Niépce registrou a primeira foto e a batizou de Heliografia. O processo passou por algumas modificações com Daguerre, William Henry Fox até chegar ao americano George Eastman que, em 1888, lançou a primeira câmera portátil, facilitando a produção fotográfica.
Com a evolução da tecnologia, o registro através de fotos foi se tornando cada vez mais comum e com mais qualidade. Hoje é possível registrar um momento com um aparelho celular, por exemplo. Todavia o fotógrafo profissional não perdeu sua importância, uma vez que estão cada dia mais populares também as técnicas de manipulação de imagens.
Sobre o dia do repóter cinematógráfico o repórter investigativo Stenio Johnny declarou:
"Sinto-me feliz pelo dia de hoje, poder homenagear esses guerreiros da notícia, que através da suas lentes, mostram ao mundo fotos e Imagens do que acontecem diariamente na suas cidades, estados, países e no mundo".
Quero parabenizar os Repórteres cinematográficos do Maranhão pelo seu dia na pessoa dos amigos:
Nilson Figueiredo (popular Chimbunga). Repórter cinematográfico da SSP-MA.
Miguel Neres- Repórter cinematográfico da TV Mirante
Biné-Repórter cinematográfico da Secretaria de comunicação do munícipio de São Luís-MA.
Jorge/Repórter cinematográfico
Amigos colegas de trabalho, do dia, a dia da notícia que com suas lentes e toque mágicos, levam aos lares maranhenses, imagem e Fotos de fatos que acontecem em São Luís, Maranhão, Brasil e mundo.
"Deus ilumine e abençoe os Repórteres cinematográficos do Maranhão e do Brasil"
Por Stenio Johnny
Repórter investigativo do Brasil
RI/RPJ-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.