sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Governadora inaugura novo centro de ensino estadual no Coroadinho



Foto - Filipe Wagner
                     Governadora Roseana Sarney
    

Na manhã desta sexta-feira (20), a comunidade do Coroadinho recebeu do Governo do Estado uma nova e moderna escola que vai atender, em três turnos, cerca de 1,5 mil alunos do ensino médio. A governadora Roseana Sarney, acompanhada dos secretários de Estado, Pedro Fernandes (Educação), e Luis Fernando Silva (Infraestrutura), esteve no bairro, onde inaugurou o Centro de Ensino Dorilene Silva Castro, escola da rede estadual de ensino com 12 salas de aula e área de vivência, equipada com laboratório, sala de informática, biblioteca, sala de vídeo e quadra poliesportiva coberta, que deve iniciar suas atividades já em 2014.

Além da escola, o Governo do Estado entregou também, as obras de pavimentação das ruas Boa Vista, da Prata e da Travessa Dom Pedro, que vão facilitar o acesso dos estudantes à nova escola.
Durante a inauguração, a governadora Roseana Sarney lembrou que essa já é a terceira escola estadual entregue só neste mês de setembro, e adiantou ainda que, em breve, este centro de ensino do Coroadinho, ganhará uma sala específica para cursos técnicos.

 “Além de um sonho da comunidade é pra gente uma grande satisfação estarmos entregando uma escola de ensino médio, com 12 salas, que servirá para toda a comunidade”, ressaltou a governadora.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, a escola e as obras de pavimentação são reivindicações antigas da população do Coroadinho. Ele deu os parabéns pelo engajamento da comunidade que, junto com o Governo do Estado, conseguiu realizar este desejo de mais 30 anos. “Estamos entregando uma escola com 12 salas de aula, que é fruto de um envolvimento muito grande da comunidade.

 Um projeto coletivo que ressalta a máxima da Constituição Federal Brasileira, que diz que a educação é um direito de todos, é uma obrigação do Estado e da família, mas que é também um compromisso de toda a sociedade. É um sonho antigo da comunidade que está sendo realizado, e essa ótima infraestrutura vai permitir que os nossos professores elevem o nível de qualidade de ensino”, destacou Pedro Fernandes.


Sueli de Sousa, representante do movimento Acorda Polo Coroadinho, organização comunitária que batalhou pela entrega da escola, destacou que a escola é a realização de um sonho antigo e que vai facilitar a vida dos moradores da região. “Para nós é uma grande conquista. Não havia nenhuma escola de segundo grau aqui no pólo Coroadinho, e nós tínhamos que deslocar nossos filhos para outros bairros para que eles pudessem frequentar a escola, e muita das vezes a gente não tinha nem condição financeira para o transporte escolar diário. Com essa escola todo o pólo Coroadinho ganha”.

Parceria Seduc-Sinfra
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, destacou o trabalho conjunto das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Seinfra), para a realização desta obra, frisando que a obra atende aos padrões exigidos pelo Ministério da Educação (Mec).

“Cada escola que se cria é uma ganho para a comunidade, diretamente beneficiada, mas é um ganho pra cidade, pro estado e para o país. A escola forma e transforma gerações. Aqui no bairro do Coroadinho o Governo do Estado entrega hoje uma escola que atende todas as especificações técnicas de qualidade exigidas pelo Ministério da Educação. A escola já deveria ter sido inaugurada, mas não conseguimos pela dificuldade de acesso – o secretário Pedro Fernandes solicitou à prefeitura municipal melhorias nas vias de acesso, mas não foi atendido. Com a recomendação da governadora nós estamos entregando além da escola, as vias de acesso à escola todas pavimentadas”, finalizou o secretário.

ESPECIFICAÇÕES DO CENTRO DE ENSINO DORINELE SILVA CASTO
  • Quadra poliesportiva
  • Laboratório
  • Biblioteca
  • 12 salas de aula (incluindo turmas para Educação de Jovens e Adultos – EJA)
  • Sala de informática
  • Sala de vídeo
  • Investimento: R$ 2 milhões na construção da escola, e cerca de R$ 279 mil nas obras de pavimentação as vias de acesso.
     
             
Fonte/Agencia de Notícias
Governo do Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.