Rubens Júnior está entre os três pré-candiatos, na preferência do eleitorado ludovicense, para a prefeitura de São Luís-MA
Rubens Pereira Júnior, é advogado, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP).
Iniciou a carreira como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi deputado Estadual no Maranhão por dois mandatos, nos períodos de 2006 a 2014. Em 2014, foi eleito deputado federal, e em 2018 foi reeleito para mais um mandato na Câmara Federal.
Em 2019, se licenciou do parlamento para exercer o cargo de Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid). Em 2020, foi lançado pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB. Com poucos dias de anúncio, já recebeu o apoio dos partidos Progressistas (PP) e Democracia Cristã (DC).
Seguindo as leis eleitorais, em junho de 2020, se desincompatibilizou para seguir como pré-candidato a prefeito de São Luís. Está atualmente licenciado da Câmara dos Deputados.
Recursos federais para o estado
A destinação de recursos por meio de emendas é uma das articulações do deputado federal. Entre os anos de 2015 e 2018, Rubens Júnior destinou mais de R$ 50 milhões para:
Saúde: assistência financeira para municípios na compra de equipamentos, aquisição de material médico e odontológico;
Educação: UFMA, IEMA, UEMA, IFMA e construção de escola;
Agricultura familiar e combate à seca: compra de maquinário para construção de estradas vicinais, construção de feiras e matadouros, construção de poços artesianos;
Igualdade: ações para igualdade racial, juventude, mulheres, cidadania, e apoio a Quilombolas.
Reforma trabalhista
O deputado federal pelo Maranhão, Rubens Júnior, votou contra a aprovação do texto-base da proposta da Reforma Trabalhista. Durante todo o processo, o parlamentar defendeu que a medida representa um desmonte dos direitos dos trabalhadores e não trará vantagem para o país.
Reforma da Previdência
Rubens Júnior batalhou para barrar Reforma da Previdência. O deputado federal foi um dos parlamentares que ocupou a linha de frente para barrar a votação. Ao se posicionar contra a Reforma da Previdência, foi um dos parlamentares que contribuiu para que a base governista não alcançasse os votos necessários para a votação
Novas regras para saída temporária de presos
Emenda apresentada por Rubens Júnior garantiu mais rigidez para o benefício, trazendo critérios mais adequados à realidade. Ouviu-se um clamor da sociedade, sem esquecer-se de olhar para a realidade do apenado.
Outra novidade do relatório de Rubens Júnior é que o juiz deverá determinar o uso de equipamento de monitoração (tornozeleira eletrônica), se disponível; e comunicar aos órgãos de segurança pública quais presos contarão com o benefício.
O Projeto de Lei 3468/12 é do deputado Claudio Cajado (DEM-BA) e foi aprovado em 2017, pelo Plenário da Câmara dos Deputados e diz respeito às mudanças das regras de saída temporária de presos em regime semiaberto, conhecida como “saídão”.
Fim do foro privilegiado
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou, em 2017, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 333/17, que põe fim à prerrogativa de foro especial para autoridades.
O deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Jr, votou pela admissibilidade da PEC. Continuariam com foro especial apenas o presidente e o vice-presidente da República, o chefe do Judiciário, e os presidentes da Câmara e do Senado. A proposta também proíbe que constituições estaduais criem novos casos.
2019: experiência de gestão no Governo do Maranhão
No início de 2019 o então deputado federal, Rubens Júnior (PCdoB), abraçou seu primeiro desafio no poder executivo, assumindo, no Governo do Maranhão, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
À frente da Secid, colocou no armário o terno de legislador em segundo mandato, arregaçou as mangas, e abraçou a oportunidade de realizar políticas públicas voltadas essencialmente para aqueles que precisam, ao mesmo tempo que se preocupa com desenvolvimento sustentável, respeito ao patrimônio histórico.
Sob a batuta de Rubens, projetos importantes foram concretizados. As obras dos residenciais Jomar Moraes e José Chagas, por exemplo, foram aceleradas. Em sua gestão, a habitação vem tendo atenção especial, devido ao grande impacto social, afinal serão 1.300 moradias que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao mesmo tempo, ampliou o Cheque Minha Casa, que já atendeu 10 mil famílias com cheques no valor de R$ 5 mil reais para melhorias em seus lares; além promover a reocupação do Centro Histórico de São Luís, por meio do programa Nosso Centro, atuado no sentido de estimular a instalação de 370 novos negócios na região ou reabrindo prédios antes esquecidos, como o Edifício João Goulart.
Na gestão de Rubens, a Secid já entregou a Feira da Macaúba, o Centro de Iniciação ao Trabalho, além do Batalhão de Política Tiradentes de Polícia Militar, na região da avenida Jackson Lago, em São Luís.
Importa notar que Rubens também vem dedicando atenção aos espaços públicos de São Luís, recuperando e revitalizando a Praça do Viva Cidade Operária, e também da Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Ambas serão entregues em 2020.
Todas estas ações, que vem acontecendo no âmbito da Secid, não escapam do olhar atento de Rubens, que com frequência é visto visitando obras, conversando com os trabalhadores, e dialogando com a comunidade.
Deputado Federal Márcio Jerry, coordenador da pré-candidatura de Rubens Júnior a prefeitura de SãoLuís-MA
Por sinal, o diálogo tem sido uma marca importante de sua gestão, sempre em contato com todos que fazem parte das ações, dando atenção tanto a beneficiários como para os trabalhadores dos projetos tocados pela pasta, não perde de vista nenhum detalhe. Talvez, por isso, sua gestão tem sido tão bem elogiada e alvo constante de elogios, ganhando até mesmo destaque na imprensa da capital e do Maranhão.
Movimento Diálogos por São Luís
Rubens também detalhou os planos para construir um Plano de Governo com a participação de todos os ludovicenses.
A criação do movimento tem como objetivo discutir soluções de desenvolvimento da cidade com toda a população a partir de quatro eixos: Primeira Infância, Combate à Pobreza, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inovação Tecnológica.
Todo esse trabalho realizado como deputado estadual e federal, juntamente com o trabalho realizado como secretário das cidades no Governo do Maranhão, credenciam o pré-candidato Rubens Júnior a Prefeitura Municipal de São Luís-MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.