A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), por meio da Secretaria Adjunta de Justiça, realizou nesta segunda-feira (22), na sede do órgão, uma reunião extraordinária com os membros da Coordenação de Assistência Psicológica para reafirmar os objetivos a serem desenvolvidos, avaliar as atividades realizadas e as dificuldades encontradas, no âmbito do sistema prisional.
Na ocasião o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso destacou a importância do alinhamento das ações de todas as coordenações assistenciais implantadas pela Sejap, em cumprimento à Lei de Execuções Penais (LEP) que assegura à pessoa encarcerada assistência psicológica, educacional, à saúde, social e religiosa para que os detentos possam ser atendidos e ajudados na perspectiva da humanização e da ressocialização de suas ações e realidades.
Segundo informou Ribamar Cardoso, o papel desempenhado pelo psicólogo dentro do sistema é muito importante, por isso a Sejap montou uma equipe qualificada para realizar o atendimento. “Hoje nós temos um psicólogo em cada unidade prisional o que garante um atendimento melhor e mais presente aos internos. Isso é mais um avanço proporcionado por essa gestão”, afirmou.
Durante a reunião as psicólogas expuseram as dificuldades e as atividades realizadas nas unidades penitenciárias nas quais estão atuando e solicitaram o apoio do secretário-adjunto, no sentido de proporcionar mais estrutura para a realização do trabalho.
É objetivo da coordenação de Assistência Psicológica realizar atendimentos em grupo, criar uma comissão de classificação técnica para propor e orientar o atendimento, além da criação de grupos operativos que deverão trabalhar com dependentes químicos (drogas e álcool), seus familiares e com as equipes de segurança das unidades penais. Para isto, elas irão realizar nova reunião técnica na próxima quarta-feira (31), no auditório da Secretaria para apresentar as metas que serão cumpridas nas unidades.
Também presentes à reunião, o secretário–adjunto de Estabelecimentos Penais, Fredson Maciel e o superintendente de Justiça, Kécio Rabelo.
Fonte: Giovana Gema/Ascom Sejap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.