O Dia dos Cornos é uma festa profana celebrada no dia 14 de janeiro, dia de São Marcos, nos Açores, principalmente nas Ilhas do Pico e Faial, e especialmente nas freguesias de São Mateus, em Madalena. e dos Cedros, no Faial.
A celebração foi praticamente esquecida após o 14 de janeiro de 1974, sendo que subsistem pequenas tradições relativas a essa festividade.
Histórico e folclore
A comunidade realizava os festejos dos cornos, no dia de São Marcos, saindo da igreja de São Mateus, todos os anos. O evento consistia numa procissão que levava até o templo uma coroa com um corno na ponta que, após receber a bênção, coroava todos os homens casados.
Certa feita, entretanto, o padre proibiu a conotação religiosa do evento. Reza a lenda que, então, no ano seguinte, enquanto o povo seguia a parte profana do Dia de Cornos, realizava o padre a missa do dia de São Marcos, quando pela igreja entrou uma rês que foi-se ajoelhar diante do púlpito - dando a todos a certeza de que o evento, mesmo sem o aval do sacerdote, tinha a bênção dos céus.
O festejo
Consiste na bênção da coroa e, após isto, um escrivão e um mordomo a levava até cada homem casado do lugar, para ser coroado. Os solteiros, chamados de burros, apenas assistiam, esperando para quando, uma vez contraído o matrimônio, pudessem também ser coroados.
O casado ajoelhava-se e era coroado pelo mordomo, enquanto o escrivão riscava seu nome da lista.
Nem todos as pessoas aceitavam de bom grado a imposição dos cornos havendo por vezes lugar a insultos e ameaças mas no fim todos se submetiam
Comemoração do Dia dos Cornos em São Luís-MA
Aqui em São Luís o Dia dos Cornos, há 20 anos é comemorado na beira da piscina de uma mansão de um grande empresário que fica localizada lá para as bandas do Araçagi. É um evento privado, aberto apenas para os amigos escolhidos a ponta de dedos, pelo promotor da festa que é o dono da mansão onde se realiza a festa, sendo permitido apenas a entrada de casais. Mulheres e homens solteiros são proibidos de participarem do evento em homenagem ao Dia dos Cornos.
No ano passado o repórter investigativo Stenio Johnny, recebeu o convite do amigo empresário e promotor da festa, para participar da celebração do Dia dos Cornos. Sem câmera e com o celular desligado, o repórter entrou na mansão onde acontecia o evento e ficou surpreso com o que viu.
A festa é maravilhosa e divertida! A meia noite acontece na beira da piscina da mansão com iluminação a laser, a coroação de 12 cornos, que representam os 12 dias do ano. Os 12 cornos escolhidos através dos votos dos participantes, são coroados com uma coroa de chifres pelas esposas presentes na solenidade, para que eles possam ter os 365 dias do ano cheio de amor, paz, saúde, felicidade e muitos chifres. Disse o repórter!
É uma festa muito bonita regada a um bom vinho, champanhe, Whiskys importados, cerveja, caipirinha e caipiroska para quem gosta. Um jantar a luz de vela, para todos os cornos e esposas é servido durante o evento. É uma festa chique, onde cada participante escolhido pelo empresário, paga a quantia de 500 reais para participar do evento. Informou!
Detalhe! As informações aqui passadas só foram possíveis, pelo fato do repórter está autorizado pelo empresário e promotor do evento, tendo o mesmo apenas pedido ao repórter investigativo, que fosse discreto e não revelasse o local e nem o nome do empresário, assim como o nome dos convidados presentes ao evento. O que foi de plano aceito por Stenio Johnny.
Este ano a festa foi suspensa devido a Pandemia, uma vez que o evento reúne em média 300 casais, onde os maridos são cornos conscientes, convencidos e conformados com os chifres ganhos da esposa, durante o período que estão casados.
Assim é comemorado o dia dos cornos em São Luís-MA, um evento considerado pela Igreja Católica uma Festa Pagã, profana, mas comemorada no mundo por casais liberais, que vêem um par de chifres como uma coisa natural, um desejo sexua da esposa e do seu corno amado.
SJNOTÍCIASMA, deseja um feliz Dia dos Cornos a todos os chifrudos do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.