EMBAIXADOR DE MOÇAMBIQUE, VICE-GOVERNADOR WASHINGTON LUÍS
O vice-governador Washington Luiz recebeu, na segunda-feira (28), o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Moçambique, Manuel Tomás Lubisse, que veio ao Maranhão para instalação da Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique (CCNBM), em São Luís. A entidade visa fortalecer as relações de comércio entre Brasil e Moçambique a partir da região Nordeste do país.
Também participaram do encontro o conselheiro comercial da embaixada, Jaime Nicol`s; presidente da CCNBM, Fabrizio Henrique Goulart do Couto Corrêa; o vice-presidente, André Viana; e o consultor da entidade em Brasília, Rossini Corrêa.
O vice-governador destacou as potencialidades do Maranhão para receber investimentos e ações de comércio exterior. “A instalação da Câmara no estado contribuirá para o desenvolvimento do Maranhão, além de estreitar as relações entre os dois países irmãos, que têm muitos aspectos em comum, sobretudo, no Maranhão, onde a população é predominantemente afrodescendente”, realçou Washington Luiz.
O embaixador moçambicano, Manuel Tomás Lubisse, informou que a primeira sede da entidade na região Nordeste será no Maranhão. “Há uma grande expectativa do nosso país em relação à Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique. Nossa parceria com o estado é fundamental para fortalecer as relações de comércio entre Brasil e Moçambique”, disse.
Com sede no bairro Renascença, em São Luís, a CCNBM tem como finalidades fomentar, disseminar, intermediar, garantir e maximizar a relação entre Brasil e Moçambique, contribuindo para a necessária promoção do desenvolvimento dos dois países.
A CCNBM promoverá a capacitação de recursos humanos para as atividades do comércio internacional, com qualificação de mão de obra especializada para atuação profissional e específica quanto à evolução da conjuntura econômica e política de Moçambique e do Brasil.
Entre os objetivos da entidade constam a elaboração de pesquisas e análises setoriais (agricultura, comércio, indústria e serviços) e conjunturais de ambos os países e a publicação de estudos monográficos sobre o assunto, bem como edição de revistas, jornais, boletins informativos, folhetos institucionais, material com recursos técnicos audiovisuais relacionados às atividades comerciais e culturais das duas nações.
Fonte.
Agência de Notícias
Fonte.
Agência de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.