quarta-feira, 22 de março de 2017

Operação Turing pegou mal pra Polícia Federal


                              Blogueiros são alvos da PF por reproduzir release e denunciar esquema na Seap

Chegou a ser crítica e vergonhosa a Operação Turing da Polícia Federal, realizada na tarde da terça-feira(21), onde aconteceram prisões de blogueiros, conduções coercitivas, e apreensão de materiais dos envolvidos, assim como a prisão do Policial Danilo Santos, ex-secretário adjunto da Seap.

Segundo o que foi divulgado, a prisão dos blogueiros e do policial federal, foi em face aos supostos crimes de formação de quadrilha, extorsão,  vazamentos de operações que estariam sendo investigados pela PF, desde 2014, dentre ouros, crimes

A operação apontava como os chefes da organização criminosa, o jornalista Luís Cardos, e o policial federal Danilo Santos, esse último, há 12 dias atrás, pertencia a equipe do governo Flávio Dino como Secretário adjunto da SEAP, acusado de fornecer informações sigilosas das operações da PF, com a finalidade de extorquir funcionários públicos, políticos e empresários.

A operação foi uma festa pirotécnica, com 80 policias, 20 viaturas, prisões de blogueiros e policial federal, que chamou à atenção dos holofotes, era como se os maiores e piores bandidos do Maranhão estivessem sendo presos naquele momento. que vergonha! para os blogueiros? não. Mas para Polícia Federal sim!.

Para os profissionais da comunicação, políticos, advogados, que acompanharam todo aquela maquiada Operação Assusta Blogueiro, que parecia terminar na descida de Luís Cardoso, seus filhos, Luís Pablo e Neto Ferreira, Danilo Santos e Companhia para o Centro de Triagem em Pedrinhas, terminou em PIZZA.

O show pirotécnico da  Policia Federal para prender blogueiros, não passou de mais uma operação midiática, é como se o estado estivesse dizendo aos blogueiros Não brinca comigo! Eu sou a lei! Ou a célebre frase de He-Man. "Eu tenho a Força"

Após tomar depoimentos dos envolvidos, o próprio delegado que pediu a prisão, solicitou ao Juiz Linhares, a liberação dos acusados, tendo o juiz de plano não só atendido o pedido do delegado, como determinou que a soltura dos blogueiros, fosse realizada sem Habeas Corpus e sem Alvará de Soltura. ficando apenas a palavra final do MM. Solta os Caras

Nessa operação aconteceu de tudo. Segundo informações: Os blogueiros presos, seriam levados para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, mas a juíza da 1° VEP, Ana Maria Almeida, por telefone, determinou que os blogueiros, fossem direto para o presídio, alegando que no Corpo de Bombeiros, só podiam ficar Bombeiros Militar, no entanto é sabido por nós da imprensa, que vários civis já ficaram detidos nas dependências do Corpo de Bombeiros, inclusive a prefeita de Bom Jardim, que quando foi presa, ficou em quarto com ar condicionado, televisão, frigobar, refeições, lanches de primeira e boas conversas.

Uma coisa não entendemos, como um delegado pede ao juiz, a prisão de várias pessoas, e depois pede por telefone ao juiz que libere essas pessoas? isso é no minimo estranho!

Assim com é estranho, a prisão do policial federal Danilo Santos, que até 12 dias atrás, era da equipe do governo Flavio Dino, onde atuou como secretário-adjunto da SEAP. muito estranho!

Para muitos profissionais da comunicação a prisão dos blogueiros e do agente federal, não passa de uma armação orquestrada pelo governo do estado, com o objetivo de inibir o trabalho dos jornalistas que atuam na área investigativa da notícia.

Uma fonte da Seap me falou ontem, que a prisão de Danilo Santos, deu-se em face do policial federal, saber das possíveis práticas ilícitas realizadas pelo Secretário da SEAP, o mineiro Murilo Andrade. 

Segundo o informante, essas práticas, incluem licitações irregulares, contratação de empresas mineiras para trabalhos nos presídios do Maranhão, contratações de parentes e amigos mineiros para os cargos comissionados na direção de presídios do interior e da capital maranhense, dentre outras irregularidades que até agora ainda não foram apuradas pela Polícia Federal, Polícia Civil do Maranhão, e nem pelo Ministério Público. Disse o informante!)

É preciso que a Superintendência de Polícia Federal no Maranhão saiba separar, crimes ligados a esfera estadual da esfera federal,  tendo o cuidado de não entrar no mérito das questões políticas envolvendo brigas entre os grupos políticos maranhenses.

Agente observa na administração Flavio Dino, dezenas de prefeitos já foram presos e centenas, estão sendo investigados, porém os que são presos, pela Polícia Federal e principalmente pela Policia Civil do Maranhão, são justamente políticos que se opõe ao governo do estado.

Temos observado que no Maranhão, só os políticos ligados ao grupo Sarney, são Investigado e presos. Quer dizer que os políticos aliados ao governo não são corruptos? são homens íntegros?  A verdade não corresponde ao fatos.

O governo Flávio Dino tem que procurar governar o estado, resolvendo os seus problemas da capital e do interior, onde tem cidades que a fome, a miséria, a falta de edução e moradia, causam pena e vergonha nacional.

O governo tem que parar com esse espírito de perseguição política e jornalística, tem que parar com essa noia, de querer por querer prender o ex-presidente Sarney e a sua filha Roseana Sarney, tem que parar de governar o estado em cima de palanque, tem que parar de governar o estado com rancor.

Homem Rancoroso, se torna uma péssima pessoa e um péssimo governante. O Maranhão não merece esse tipo de político para governa-lo, o estado precisa de um governo que promova ações sociais e trate a população com amor, que seja realmente o governador de todos os maranhenses e não governador de políticos aliados ao governo.

Quero deixar aqui de público, o meu apoio a todos os colegas profissionais da comunicação envolvidos nessa operação pirotécnica da Polícia Federal, expondo a vida desses profissionais da imprensa maranhense.








                                                    Por/Stenio Johnny
                                           Radialista/Repórter Investigativo
                                                    RPJ/MA 0001541
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.