segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Operações da Polícia Civil são intensificadas para coibir assaltos a coletivos, residências e veículos


DSC_9722

Os bairros onde há maior índice de roubos a residência são alvo de operação da Polícia Civil, deflagrada desde quarta-feira (11). A operação inclui ainda a abordagem em coletivos e o combate ao roubo e furto de veículos e roubo a pessoas. Em cada etapa a operação percorre cerca de 14 bairros realizando, em média, 200 procedimentos entre abordagens, vistorias, apreensões e conduções. “O objetivo da operação é prevenir estes tipos de crimes que, segundo as estatísticas, são de grande demanda e vinham demonstrando crescimento”, disse o superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), delegado Armando Gomes. A ação envolve equipes de 60 homens e é permanente, sendo, em primeiro momento, realizada toda semana até o final deste ano.
O resultado desta primeira etapa da operação, executada de quarta a sexta-feira (13) – culminou com a apreensão de quatro armas de fogo, 30 aparelhos celulares e a prisão de um traficante que foi flagrado com drogas. As incursões foram realizadas nos bairros Cohab, Angelim, Bequimão, Ipase, Maranhão Novo, Cohama, Residencial Pinheiro, Cantinho do Céu, Cohajap, Cohafuma, Vinhais, Recanto dos Vinhais, Parque Atenas e Altos do Calhau. Segundo o superintendente da SPCC, estas áreas respondem por 72% de todos os roubos a residências e a veículos registrados na capital. Nestes bairros a polícia realizou ainda abordagens a coletivos, pessoas, motociclistas.
Segundo o superintendente, com a proximidade do final de ano crescem também os casos de roubo a ônibus e a residências. “Com essa operação estamos protegendo essas áreas e agindo para o crime não retornar e outros não migrarem”, ressaltou. A operação foi deflagrada após a apresentação dos relatórios estatísticos de criminalidade registrados no Sistema Integrado de Gestão Operacional (S.I.G.O.) da Polícia Civil. Por ele, foi constatada uma abrangência destes tipos de casos, o que levou a SPCC a promover o combate imediato. “O programa elabora mapa criminal e detecta as áreas de mais crimes e vítimas fornecendo informações completas. É um programa de Inteligência e de grande apoio para as ações das polícias”, ressalta o superintendente da SPCC, Armando Gomes.
Estatísticas integradas
O S.I.G.O. é um sistema que armazena dados das ocorrências atendidas pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e outras unidades da segurança do Estado. Tem como objetivo dinamizar o atendimento à população e substituiu o antigo modelo de registro de ocorrência manual.
Pelo sistema a ocorrência é registrada detalhadamente, desde o momento em que a ligação chega através do 190, até o momento em que o juiz executa a sentença. O S.I.G.O. permite que todas as unidades compartilhem as mesmas informações do banco de dados. Caso uma delegacia queira algum registro de suspeitos em outra cidade, terá acesso, caso esteja registrado no sistema.

Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.