terça-feira, 15 de maio de 2018

POVO MARANHENSE DEU O ÚLTIMO ADEUS AO EX-GOVERNADOR CAFETEIRA



                    Epitácio Cafeteira ex-governador do Maranhão

Filho de José Justino Pereira do Café e Eudóxia Afonso Pereira, Epitácio Cafeteira Foi funcionário do Banco do Brasil e técnico em Contabilidade, iniciou sua carreira política no Maranhão ao eleger-se suplente de deputado federal pelo PR em 1962 chegando a exercer o mandato mediante convocação.

Em 1965 foi eleito prefeito de São Luís ingressando no MDB após a imposição do bipartidarismo pelos militares e por esse partido foi derrotado ao disputar o Senado em 1970. Sua relação com o José Sarney oscilou ao longo dos anos entre a situação de aliado e a de adversário sendo que a primeira ruptura entre eles ocorreu a partir dos anos 1970 quando Cafeteira foi eleito deputado federal pelo MDB em 1974 e 1978 chegando a presidir o diretório regional do partido no Maranhão.

Ao longo da década seguinte esteve integrado ao PMDB sendo reeleito deputado federal em 1982 e tão logo seu então adversário José Sarney assumiu a presidência da República (1985-1990), se reconciliam e Cafeteira foi eleito governador do Maranhão em 1986 com um percentual superior a 80% dos votos válidos.
EM 26 de novembro de 1987 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.



Epitácio Cafeteira (E) ouve discurso de Sarney na inauguração do CLA

Sua gestão frente ao executivo maranhense findou com a sua renúncia em 1990 quando já havia deixado o PMDB e se filiado ao PDC sendo eleito senador. Nesse momento sua posição ante o clã Sarney era a de adversário e sua eleição para a Câmara Alta do país foi facilitada pela decisão de José Sarney em disputar uma vaga pelo recém-criado estado do Amapá
Pesaram na decisão fatores como: a melhor articulação de Cafeteira junto às forças políticas do estado, o desgaste de Sarney após sua gestão frente a Presidência da República e o fato de que o Amapá elegeria três senadores ao invés de um como no caso do Maranhão. Fato curioso é que o candidato a governador apoiado pelos aliados de Cafeteira foi João Castelo, a quem o próprio Cafeteira derrotou em 1986. Ao final, a vitória coube a Edison Lobão em segundo turno.
Extinto o PDC em 1993, Epitácio Cafeteira ingressou no PPR e foi derrotado por Roseana Sarney na disputa pelo governo do Maranhão no segundo turno das eleições de 1994 sendo novamente derrotado pela mesma adversária na disputa pelo Palácio dos Leões no primeiro turno das eleições de 1998 quando já estava filiado ao PPB, disputou a eleição para senador em 2002 pelo PDT, ficando em terceiro lugar. Abandonando sua postura de adversário da família Sarney foi eleito senador após fazer uma aliança com a mesma sendo filiado ao PTB em 2006.
Epitácio Cafeteira foi o primeiro relator do processo movido contra o senador Renan Calheiros por quebra de decoro parlamentar em 2007 tendo se posicionado a favor da absolvição do então presidente do Senado.
                                  Resultado de imagem para fotos de epitácio cafeteira
                                                      Epitácio Cafeteira
Epitácio Cafeteira, quando prefeito de São Luís, foi apelidado de "Epitácio Cafeteira da Família dos Bules" por Stanislaw Ponte Preta, ao ser citado no livro Febeapá - O Festival de Besteira que Assola o País, por ter proibido o uso de máscaras nos bailes de carnaval de 1965, a fim de facilitar a localização dos então chamados subversivos pela autoridades policiais.

Cafeteira Ex-governador do Maranhão em seus últimos momentos de vida
Cafeteira no seu último mandato como senador da república

O ex-senador e ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira, morreu aos 93 anos, na tarde do domingo em sua residência  em Brasília-DF. onde era monitorado por uma UDI montada no seu quarto. Cafeteira estava muito debilitado, a causa da sua morte não foi divulgada pela família.

O copo do ex-governador do Maranhão foi transladado para São Luís, chegando na Assembleia Legislativa do Maranhão por 16 horas da tarde desta segunda-feira(14) onde foi recebido com honras de Estado.



Corpo de cafeteira foi velado por toda noite de ontem(14), na ALEMA de onde na manhã dessa terça-feira (15), o cortejo fúnebre seguiu pelas principais avenidas de São Luís-MA, em uma unidade móvel do Corpo de Bombeiros Militar escoltado por Bombeiros Militares rumo ao Cemitério do Gavião, onde foram realizadas as últimas homenagens ao ex-governado do Estado, com salvas de tiros que serão disparados por policias da PMMA, antes do seu sepultamento.






Compareceram na noite da segunda-feira no velório do Ex-governador Cafeteira: O governador Flávio Dino, Deputado Oltelino Neto, presidente da ALEMA, o prefeito de São Luís-MA Edivaldo Holanda Júnior, os ex-prefeitos, Tadeu Palácio, Gardênia Gonçalves e Conceição Andrade,políticos, amigos e familiares do saudoso Cafeteira.  
                                            
O corpo de Cafeteira foi sepultado na manhã da terça-feira(15), no Cemitério do Gavião




ASSISTAM AQUI AS ENTREVISTAS COM A EX-PRIMEIRA DAMA DO ESTADO ISABEL CAFETEIRA E COM O SOBRINHO DO EX-GOVERNADOR DEPUTADO ROGÉRIO CAFETEIRA







      Histórico Político do Ex-governador
Senador pelo Maranhão
Período1º de fevereiro de 2007
até 1º de fevereiro de 2015
e de 1º de fevereiro de 1991
até 1º de fevereiro de 1999
Governador do Maranhão
Período15 de março de 1987
até 3 de abril de 1990
Antecessor(a)Luís Rocha
Sucessor(a)João Alberto de Souza
Deputado federal do Maranhão
Período1975 a 1987
(3 mandatos consecutivos)
Prefeito de São Luís
Período1965 a 1969
Dados pessoais
Nascimento27 de junho de 1924
João PessoaPB
Morte13 de maio de 2018 (93 anos) 
EsposaMaria Isabel Cafeteira
PartidoPTB
ReligiãoCatólico Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.