quinta-feira, 10 de maio de 2018

PMMA REALIZA FESTA DE ANIVERSÁRIO DOS 25 ANOS DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR GONÇALVES DIAS




Na última sexta feira, dia 04/05/2018, a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, através de seu atual comandante, Cel Raimundo Nonato Santos Sá, protagonizou uma memorável noite em comemoração aos 25 anos de existência da APMGD.


Com uma programação de muito bom gosto e bem trabalhada, o auditório da FIEMA, foi palco de uma solenidade significativamente agradável que iniciou com uma participação ecumênica (católica e evangélica); apresentação da Banda de Música da PMMA apresentando-se com uma orquestra sinfônica executando clássicos DA MPB e MPM alegrando à todos os presentes.

Houve tambem evolução de ordem unida por um conjunto de 10 cadetes; distribuição de certificados aos integrantes da 3a. turma e que na oportunidade completavam também as bodas de prata; reconhecimento das personalidades militares e civis que contribuíram para o sucesso alcançado ao longo dessas duas décadas e meia; reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos Comandantes antecessores; apresentação de um grupo musical integrado por Cadetes, alegrou aos presentes.


Homenagens, celebração religiosa, apresentações de musicais e poesias marcaram o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de 25 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), da Polícia Militar do Maranhão – PMMA. O evento aconteceu no final da tarde de sexta-feira (4), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), na Cohama, em São Luís.


Durante a solenidade o comandante da APMGD, coronel Raimundo Nonato dos Santos Sá, prestou homenagens ao comandante-geral e subcomandante da PMMA, coronéis Jorge Allen Guerra Luongo e Pedro Ribeiro, aos ex-comandantes da Academia Gonçalves Dias e a dezenas de personalidades civis e militares, que contribuíram para o engrandecimento da unidade de ensino superior da PM. Eles receberam placa comemorativa e certificado.
Foram também homenageados de forma coletiva os Oficiais da 3ª turma do CFO. Eles ingressaram no ano de 1995 e hoje, em sua maioria, são oficiais superiores e exercem funções de grande responsabilidade na instituição. Todos foram agraciados com certificados e flâmulas da APMGD. Houve ainda a entrega do certificado ao cadete Carlos Alberto Rebouças Lima Filho, escolhido como cadete padrão.
“É uma grande honra para mim estar vivenciando este momento novamente, fico muito feliz de fazer parte desta linda história”, disse o coronel Delary Cantanhêde, primeiro comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.
O coronel Jorge Luongo durante sua fala enalteceu a qualidade de ensino e o nível intelectual dos profissionais que estão hoje a frente da Academia. O oficial destacou e parabenizou a visão de futuro dos que idealizaram e fizeram acontecer com maestria e dedicação os 25 anos da APMGD. “É uma honra ser comandante geral da Corporação que me recebeu como cadete, tenho muito orgulho da Academia, aqui aprendi doutrinas tendo com base disciplina e hierarquia”, disse o comandante geral.





Coronel furtado que foi por duas vezes comandante da APMGD, falou da sua alegria, e satisfação em poder participar, da comemoração dos 25 anos da academia militar, que foi aluno e comandante, satisfeito com o trabalho que nela realizou como comandante  e feliz pelo fato de ter passado por suas mãos, grandes, a alunos, cadetes, aspirantes que hoje são oficiais, futuros comandantes da PMMA

Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.
Nesses 25 anos, já formou mais de mil oficiais do Maranhão de outros estados. Na APMDG são realizados vários cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais como o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) e mais conhecido que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO), curso de nível superior, com duração de quatro anos, reconhecido pelo MEC, fruto do convênio firmado com Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Hoje, a APMGD é referência nacional em ensino e formação dos comandantes e gestores da segurança pública do Estado. Exemplo maior são os coronéis Jorge Luongo e Raimundo Sá, atuais, comandante geral da PMMA e comandante da APMGD, respectivamente, alunos da 1º turma do CFO da Academia no ano de 1993.


















PARABÉNS À TODOS QUE TEM UMA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO NA HISTÓRIA DESSA CASA DE CIVISMO E DE CULTURA - ESCOLA DE COMANDANTES, CELEIRO DE LÍDERES.



Vejam imagens do evento com reportagens de Stenio Johnny



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.