Miguel Alves Superintendente de Polícia Técnico-Científica
Em entrevistas concedida a reportagem SJNOTÍCIASMA, o Superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito criminal Miguel Alves falou que houve no ano de 2018 um avanço significativo nos trabalhos de todas as unidades da SPTC, no Estado do Maranhão devido a capacitação de todos os que trabalham nos órgão periciais do Estado, dos peritos ao pessoal que trabalha na área administrativa dessa superintendência, o que facilita e favorece resultados positivos. Disse que os candidatos aprovados nos seletivos realizados em 2018, serão nomeados no início de 2019, para suprir as vagas abertas na SPTC
Falou que esse avanço com resultados positivos obtidos esse ano é graças ao trabalho realizado com o apoio do secretario de segurança Jefferson Portela, Delegado Geral, Leonardo Diniz e principalmente o apoio dado pelo governador Flávio Dino e todo os que integram as unidades pericias do Estado Do Maranhão.
"Os nossos médicos, peritos, odonto-legistas e auxiliares periciais, são na verdade os grandes responsáveis pela qualidade e melhoria dos trabalhos da Superintendência de Polícia Técnico-científica" Afirmou!
O superintendente falou que o órgão conta hoje com sete institutos, além dos já conhecidos IML, ICRIM e o Instituto de Identificação, foram criados quatro novos institutos na gestão do Secretário Jefferson Portela, são eles:
Instituto Laboratorial de Análise Forense
Instituto de Genética Forense
Central de Custódia e Vestígio
Superintende Miguel Alves ao lado dos membros do
Concelho Nacional de Perícia Criminal
Dr. Antônio Guaraná Mendes, Perito Criminal da Polícia Civil do Maranhão
coordenador de periciais criminais da Força Nacional de Segurança Pública
Ressaltou que o Maranhão hoje, está bem representado nos trabalhos periciais a nível nacional, pois tem o perito criminal maranhense Antônio Mendes, como supervisor de pericias da Força Nacional de Segurança Pública, coordenando as atividade periciais em todo o país.
Destacou o grande trabalho da SPTC NO auxílio as forças de segurança do Maranhão, durante e depois dos ataques de quadrilhas de assaltantes em agências bancárias no interior maranhense, recentes ataque acontecidos nas cidades de Bacabal, Humberto de Campo, Arame e Buriticupu, onde a SPTC atuou na remoção dos corpos dos assaltantes que tombaram em confronto com a polícia, na coletando vestígios, examinando cadáveres, fazendo exames periciais dentro e fora dos locais de confronto, assim como nas nas dependências das agências atacadas pelos os assaltantes.
Informou que o principal projeto para 2019 é o acompanhamento da emancipação da Superintendência de Polícia-Técnica que já tem o aval do governador Flávio Dino, por se tratar de um projeto de nível nacional que o Maranhão não podia ficar de fora, pelos benefícios que trará SPTC, principalmente na questão orçamentária.
A SPTC vem participando de encontros a nível nacional onde a principal pauta tem sido a melhoria do sistema pericial em todo país. O Superintendente Miguel Alves, participou da reunião do Conselho Nacional de Perícia Criminal, conversou com o General Carlos Alberto Santos Cruz, Secretário Nacional de Segurança Pública, onde ele e os membros do Concelho apresentaram ao General, proposta de criação do Departamento Pericial junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP).
Ressaltou que nesse departamento serão inseridas algumas coordenadorias, no que diz respeito a capacitação e formação continuada da perícia, aquisição de equipamentos e o controle de bancos de dados para melhorar o fluxo de informações na área pericial em todo país.
Superintendente Miguel Alves ao lado do secretário da SENASP
General Carlos Alberto Santos Cruz
Miguel Alves Superintendente da SPTC ao lado do Repórter Investigativo Stenio Johnny
Finalizando deixou a sua mensagem de agradecimentos a todos que fazem parte do sistema integrado de segurança pública do Estado. Aos policiais civis, militares, Corpo de Bombeiros Militar, DETRAN, aos médicos-legistas, peritos criminais, odonto-legistas, auxiliares periciais, assim como os servidores administrativos da segurança pública que atuam na área administrativa pelo bom batalho, dedicação, zelo e responsabilidade que todos tem tido com a segurança pública do Estado Maranhão.
Operações jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.