O caso Watergate que através de um trabalho de dois jornalistas americanos, até então pouco conconecidos nos Estados Unidos, derrubou o presidente Richard Nixon e até hoje é politizado no mundo.
No entanto determinados Beócios, microcefálos da comunicação, insistem em dizer que jornalista não é pra investigar e sim divulgar a notícia sem opinar.
Hora só na cabeça desses mesquinhos jornalistas, apresentadores de TV e empresários donos de emissoras de rádio e TV que não tem em mente o que é uma investigação jornalistica.
O caso Watergate, foi o marco do início do jornalismo imvestigativo, mostrando ao globo terrestre o poder que temos como profissionais do jornalismo investigativo no mundo.
Fiquei surpreso ontem a noite quando a minha amiga jornalista Nicolly, natural da França, que reside no México. Me enviou um vídeo onde o dono do SBT, onde o apresentador Silvio Santos nos anos 80. Fez severas críticas ao jornalismo investigativo, ao ponto de dizer que na sua televisão jornalista é pra divulgar a notícia e não para investigar, pois investigação é para polícia e não para jornalista. Um absurdo na época.
O jornalismo investigativo no mundo tem efeitos benéficos. O principal objetivo do jornalismo investigativo é tornar público o que está oculto prejudicando o cidadão ou sociedade como todo.
Através do jornalismo investigativo muitos crimes foram, são e serão descobertos. muitos bandidos foram presos, assim como muitas falcatruas políticas foram levadas ao conhecimento do povo Brasileiro.
Inclusive escândalos no Judiciário com prisões de juízes, desembargadores e ministro corruptos, sem contar as quedas de governadores, prefeitos e até presidentes da República.
O jornalismo investigativo, é a chama acesa da Justiça e parceiro das forças de segurança de um país, que muito tem colaborado em mostrar ao mundo a verdade dos fatos ocultos.
Nós na condição de jornalistas investigativos, somos Porta Voz e Guardiãs da notícia. Sem o jornalismo investigativo no mundo, muitos mistérios não seriam descobertos.
Tenho sempre falado quando sou convidado para palestras onde o assunto em pauta é o jornalismo investigativo, para jovens acadêmicos do curso de jornalismo.
"Não se aprende jornalismo investigativo, nas cadeiras das faculdades e universidades brasileiras e sim no dia adia com a notícia".
"O jornalismo investigativo é o serviço de Inteligência de maior confiança e eficiência do Mundo".
VEJA AQUI! COMO NASCEU O JORNALISMO INVESTIGATIVO NO MUNDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.