No Jornalismo investigativo, segredo de justiça tem limite!
O segredo de justiça, está sendo usado como caixa preta para políticos, empresários, advogados, médicos, magistrados, promotores, secretários de Estados procuradores, coronéis, agentes públicos do alto escalão do governo e autoridades que cometem crimes, e por exercerem esses cargos públicos, são blindados de alguma forma com o segredo de justiça, que não permite a imprensa o acesso a informação para divulgação da notícia relatando os nomes e os crimes praticados por essas autoridades.
No jornalismo investigativo as coisas não funcionam assim! Se a justiça tem prazo para conclusão dos processos, o jornalismo investigativo tem hora certa marcada com a informação tornando público o que está oculto prejudicando pessoas ou a sociedade como todo.
Não podemos deixar oculto o que a população tem o direito de saber, principalmente quando ela é a principal lesada em crimes que se tratam da sangria dos cofres públicos e desvio de verbas federais, municipais e estaduais.
"No jornalismo investigativo, o prazo acaba quando extrapola o limite permitido para a ocultação da notícia".
Partindo deste princípio e diante da morosidade do MP, em oferecer certas denúncias a justiça, diante da morosidade da própria justiça, em não julgar em tempo hábil determinados processos e diante da impossibilidade das polícias Civil e Federal darem continuidade as certas investigações em cumprimento a uma ordem judicial.
No final do mês de maio, o site SJNOTÍCIASMA abrirá a caixa preta do seu Núcelo de Inteligência e divulgará o andamento dos processos que estão sob segredo de justiça, em desfavor de políticos, empresários, secretários de Estado e até mesmo magistrados supostamente envolvidos em esquema de corrupção.
Noticiaremos, nomes dos principais envolvidos no desvio de verbas federais da saúde no Maranhão, nome do prefeito que está sendo investigado por agiotagem e compra de virgindade de meninas entre 11 a 14 anos, nome de um deputado maranhense que se tornou o maior agiota do norte e nordeste do Estado, nome do irmão de um senador que se tornou latifundiário, invadiu propriedade particular trazendo inclusive índio de outro Estado para ocupar terras que não são suas, nome de médico que fraudou atestado médico de uma pessoa envolvida em desvio de verbas federais, nome de prefeito que desvia milhões de verbas por mês da saúde em seu município e magistrado que mantem pessoas presa a pedido de um grande amigo político.
Esses são alguns dos exemplos de processos e investigações que correm sob segredo de justiça há mais de dois anos e nada foi feito para punir os possíveis infratores que pelo andar da carruagem, tudo vai terminar em PIZZA.
Por conta desses e outros casos, é que o Departamento de Jornalismo SJNOTÍCIASMA, abrirá a caixa preta do seu Núcleo de inteligência e tornará público estas pérulas processuais e investigativas, que estão ocultas para a sociedade maranhense, para que ela tome conhecimento dos nomes dessas pessoas que ao longo de um bom tempo vem prejudicando, pessoas, sangrando os cofres públicos e cometendo delitos que já deveriam ser punidos por estes atos criminosos cometidos contra a população, contra, crianças e contro o próprio Estado.
Sigilo de Justiça
No sigilo de justiça nem mesmo as partes tem acesso aos dados processuais, apenas o Ministério Público, o magistrado e algum servidor autorizado, poderão ter acesso enquanto perdurar o sigilo. O sigilo é muito utilizado na fase investigatória do processo penal devido à necessidade de preservação de provas e com intuito de não prejudicar as investigações.
"O jornalismo investigativo é a luz que ilumina a notícia na escuridão do fatos, que devem ser levados ao conhecimento público".
Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.