O Militar é militar 24 horas e tem que andar armado para proteger a sociedade, a sua família e ele próprio. Guerrerio é guerreiro tem que andar sempre armado pra combater a criminalidade!(Repórter Stenio Johnny).
Esse foi um tema polêmico de uma matéria postada no SJNOTÍCIAMA, onde militares denunciaram o comandante do 22ºBPMMA por está desarmando policias que não estejam de serviço. Fazendo cumprir uma portaria. Uma matéria polemica que teve 72.320 acessos no Maranhão e em ouros estados, pelo site SJNOTÍCIASMA, FACEBOOK e WASTSAPP. o que nos levou a estender mais uma discussão desse tema tão polêmico que o uso de arma por policias militares que não estejam de serviço
A nossa reportagem conversou com um coronel que não quis gravar entrevista, que em off nos falou que um policial militar é um agente da segurança pública que deve está armado 24h até quando não está em exercício da sua profissão. Ou seja fora do seu local de trabalho.
"Nós militares somos homens capacitados, adestrados tecnicamente e psicologicamente, para combater a criminalidade e manter a ordem e a segurança pública. O militar é hábil para entrar em ação a qualquer momento, em qualquer lugar, de qualquer maneira! Militar é militar e tem que andar armado para proteger a sociedade e para a sua auto-defesa". Disse o Coronel!
Um outro coronel defende a tese que o policial deve está armando somente quando estiver de serviço, até mesmo para evitar incidentes, que vez por outra acontecem onde o militar que não está de serviço atira em um cidadão meio a uma discussão banal, principalmente depois do mesmo ingerir bebidas alcoólicas.
A maioria dos praças com quem conversamos, foram unânimes em dizer que o policial deve sim está armado dentro e fora do trabalho para uma eventual ação. Quantas vezes o policial militar já abortou tentativas de assalto e quantas vezes um policial já entrou em confronto com bandidos sem está no seu horário de trabalho. Disse um praça.
Somos pagos pelo estado para manter a ordem e a segurança pública, isto é combatendo a criminalidade e dando segurança ao cidadão maranhense. O mesmo Estado que nos dá a ordem para manter a segurança pública, não dar segurança a nós militares.
Na hora de ir pra casa vamos sozinho, muitas das vezes o policial principalmente o praça, vai sozinho pra casa de ônibus, sem nem uma proteção, a não ser pela arma cautelada que o policial tem do Estado. A partir do momento que nos fazem entregar a arma quando não estamos de serviço, nos tornamos vulneráveis para a marginalidade. Falou um cabo PM!
coronel R/R Raimundo Sá
Procuramos então um coronel que falasse a nossa reportagem mais que se identificasse. Falamos então com o coronel R/R Raimundo Sá um grande comandante que antes de ir para reserva remunerada, comandava a Academia de Policia Militar Gonçalves Dias.
Por whatsapp, coronel Sá enviou-nos uma mensagem, falando sobre armas cauteladas e dando a sua opinião sobre a questão do policial andar armado o não fora do seu horário de trabalho.
ARMAS CAUTELAS, SÃO ARMAS DA PMMA, QUE OS CMT DÃO PARA OS POLICIAIS QUE SOLICITAM PARA O USO EM SERVIÇO E PARA SUA DEFESA CASO PRECISE, AGORA TODA RESPONSABILIDADE PELO MAL USO DA ARMA E PERDA SERA DELE.
O POLICIAL SABE QUE NÃO É PARA ESTA BEBENDO E ANDANDO ARMADO, EXISTEM ALGUNS LUGARES QUE SÃO PROIBIDOS O USO DE ARMAS, E ELE DEVE ENTÃO SE IDENTIFICAR PARA CASO HAJA ALGUM PROBLEMA FACILITAR NAS INVESTIGAÇÕES. Falou o coronel!
TODOS OS POLICIAIS MILITARES SÃO CAPACITADOS PARA O USO DA ARMA DE FOGO, TEM CONHECIMENTO COMO USAR, AONDE USAR, SABES DAS RESPONSABILIDADE DELE PARA COM A GUARDA DA ARMA E QUE O USO É PARA DEFENDER SUA VIDA E DE OUTROS. A POLÍCIA MILITAR ESTÁ CAUTELANDO ARMA NORMALMENTE!
Um outro coronel que não quis se identificar, nos enviou por whatsapp a seguinte mensagem:
Bom dia meu amigo.
De forma confidencial passo a relatar:
A Polícia Militar do Maranhão, tem portaria (que pode ser modificada) onde o militar de férias ou licença deve entregar a arma. Isso é um absurdo!
O militar de férias ou de licença, está sujeito aos regulamentos e código penal militar, ou seja, continuamos a ser policiais. Na Polícia civil arma não é recolhida. Porque só na PMMA?
Como repórter investigativo filho de ex-combatente que sou costumo dizer que tenho sangue militar nas veias, falo sempre que meu sangue é verde oliva, selva Brasil! Assim fui adestrado pelo meu saudoso pai, amigo e mestre.
Acompanho os trabalhos dos nossos guerreiros da briosa policia militar do Maranhão desde 1988 quando iniciei o meu trabalho no radiojornalismo. sei as dificuldade e riscos que os policiais militares, passa no dia a dia dentro e fora do trabalho. Por isso sou a favor do militar andar armando independentemente de qualquer circunstância (Repórter Stenio Johnny).
Repórter Stenio Johnny ao lado do amigo coronel Ivaldo Babosa
A minha opinião pessoal a respeito do assunto em tela, é que policial é policial e tem que andar armado sim, independentemente de qual quer patente ou farda, seja militar ou civil são homens pagos por nós para nos dar segurança e combater a criminalidade no Estado. Por tanto tem que andar armado.
Desarmar esses nossos guerreiro, é entregá-los de maneira covarde, a míngua, a bandidagem que é cruel e não perdoa um militar quando cai ele cai nas suas garras. Como bem diz o meu grande amigo Coronel Ivaldo Barbosa.
"Bandido é bandido e deve ser tratado como bandido!" "Prefiro ser julgado por sete a ser carregado por seis"
Esse grande oficial da PMMA chamado coronel Ivaldo Barbosa, que sempre esteve ao lado da tropa, no dia 08 de abril de 2018, foi homenageado pelo Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo, por duas vezes por ter tirado o primeiro lugar no Curso de Operações Especiais. o que o deixou muito feliz pelo reconhecimento da PMSP.
Por Stenio Johnny
Radialista/repórter investigativo
RI/RPJ-MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.