Foi realizada na noite da quarta-feira(15), no auditório do Fórum Desembargador José Sarney Costa em São Luís-MA, a solenidade da abertura do VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses, reunindo peritos criminais de todo o país. Autoridades civis e militares estiveram presentes ao evento, que teve o seu início com a execução do hino nacional brasileiro, em seguido tivemos as falas das autoridades que compuseram a mesa.
O evento foi promovido pela Associação da Polícia Técnico-Científica do do Maranhão(APOTEC), com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública(SSP), TJMA e demais órgãos que contribuíram para a realização desse importante evento
A reportagem SJNOTÍCIASMA conversou com o Secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela, que falou da importância de São Luís-MA, está realizando um evento a nível nacional que é o IV Seminário de DNA e Laboratórios Forenses
Disse que a realização desse evento na capital maranhense é um reconhecimento do trabalho dos Peritos Criminais do Estado, uma auto relevância para o Sistema de Segurança e para Maranhão que recebe profissionais da Perícia Criminal de todos os Estados brasileiros como palestrantes e participantes desse seminário e a sociedade maranhense que também se faz presente em conjunto com os órgãos que compõem as forças de segurança pública do Maranhão.
Destacou a importância do trabalho dos peritos criminais na elucidação dos crimes através da coleta de vestígio que possam identificar os verdadeiros autores. Disse não existe crime perfeito! Cientificamente isso já foi comprovado pelo trabalho técnico científico que é realizado pelos peritos que através de exames periciais conseguem elucidar um crime.
Ressaltou que a realização do VII Seminário de DNA e Laboratórios Forenses só vem engradecer o nosso Estado em poder sediar um evento de grande magnitude que destaca a qualidade dos trabalhos periciais realizados pela Policia Técnico-Científica do Maranhão o que nos deixa honrado por São Luís poder sediar esse evento.
Miguel Alves Superintendente da SPTC
Para o Perito Miguel Alves Superintendente da Polícia Técnico-Científica, a realização do VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forense, vem consolidar os trabalhos periciais realizados pelos peritos maranhenses.
Destacou o avanço dos trabalho da genética forense que levou o Maranhão ao primeiro lugar no ranking nacional, na categoria de perfis genéticos dos condenados por crimes hediondos, o que permite um avanço muito grande no que diz repeito a investigação criminal
A Perita Oficial do Estado e presidente da Associação da Polícia Técnico-Cientifica Érica Oliveira falou a nossa reportagem que a Associação Brasileira de Criminalística realiza em todo o Brasil seminários nacionais em rodas as áreas da Genética Forense, esse ano a APOTEC ficou responsável pela realização desse evento aqui em São Luís-MA, o que é motivo de orgulho pois é uma honra para nós, São Luís sediar o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses com a participação dos profissionais da perícia técnica do Brasil, peritos consagrados internacionalmente. Durante a realização desse evento os nossos palestrantes, estarão debatendo assuntos relacionados ao DNA e laboratórios Forenses.
Érica Oliveira/ Presidente da (APOTEC)
O Desembargador João Santana Neto, que representou o presidente do Tribunal de Justiça Desembargador Joaquim Figueiredo, disse que o VII Seminário Nacional de DNA e Laboratórios Forenses com a participação de peritos de todos os estados, é um evento importantíssimo para o Maranhão.
A perícia criminal contribui para que o judiciário declare direitos as partes. É através do Estudo técnico-cientifico feito pelo trabalho pericial, que teremos a munição a luz da justiça para fundamentar uma sentença.
Fizeram-se presentes ao evento o Secretário de Estado da Segurança Pública Jefferson Portela, Desembargador João Santana, Procurador Geral da Justiça do Maranhão, Luís Gonzaga Martins Coelho, Dra. Sandra Maria Santos, Diretora da Polícia Científica de Pernambuco e Presidente do Conselho Nacional de Perícia Criminal, Dra Érica Oliveira presidente da APOTEC, Dr. Aggio Diretor do Departamento de Política de Segurança Pública da SENASP, Dr. Walney Almeida vice-presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Coronel Luongo Guerra Comandante da PMMA acompanhado da sua Esposa, representantes das Forças Armadas e demais autoridades presentes
Secretário de Segurança Jefferson Portela
Miguel Alves Superintendente da SPTC
Érica Oliveira presidente da APOTEC
Desembargador João Santana Neto
Imagens do Evento
Operações Jornalísticas Investigativas Especiais
OJIE
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RI/RPJ-MA 000154
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.