1º Encontro de mulheres militares do Maranhão
Na quarta (09) a Polícia Militar do Maranhão, através do Comando de Segurança Comunitária realizou no auditório Fernando Falcão (Assembleia Legislativa) o I Encontro de Mulheres da Polícia Militar do Maranhão tendo como público alvo as policiais militares e funcionárias civis da nossa instituição, além das polícias coirmãs.
O evento contou com a participação de várias mulheres que militam na rede de enfrentamento a violência de gênero e que se destacam no cenário maranhense e brasileiro na luta por seus direitos e pela defesa dos interesses femininos.
Cel. Aldair/Secretário de Segurança Jefferson Portela/ Deputada Valéria Macedo e
Coronel Augusta
Disse que estava feliz em participar desse evento tão importante para mulher militar e espera que ano que vem no segundo encontra, ele possa reunir as novecentas mulheres, que fazem parte do quadro de militares da PMMA.
Falou das politicas públicas do Governo do Estado de proteção a mulher maranhense, da criação da Patrulha da Mulher, instalação da casa da mulher no Maranhão, que contar com o trabalho das mulheres que integram as forças de segurança do Maranhão compostas pelas Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, para juntas trabalharem na prevenção e combate a violência de gênero no Estado.
Coronel Augusta/Comandante de Segurança Comunitária e Patrulha Maria da Penha
Para a coronel Maria Augusta de Andrade, Comandante do Comando de Segurança Comunitária, a Polícia Militar do Maranhão busca com este encontro, orientar as mulheres da instituição: policiais militares femininas, funcionárias civis e mulheres que mantenham relacionamento familiar com integrantes da PMMA, sobre ações que possam combater a violência contra a mulher, seja no âmbito doméstico, seja no âmbito institucional
De acordo com o coronel Jorge Allen Guerra Luongo encontros como este facilitam o dialogo entre as mulheres e o comando da corporação que sempre se mostrou sensível aos anseios da tropa e em especial a nossas policiais femininas. Esse evento vem fortalecer questões como o empoderamento da mulher no mercado de trabalho, além de debater sobre a política de enfrentamento à violência contra as mulheres. Enfatizou!
Deputada Valéria Macedo ao lado do Secretário de Segurança Jefferson Portela
Para a deputada Valeria Macedo, o empoderamento feminino, questão tão recorrente nos dias atuais que encontra um campo fértil em encontros como estes, deve ser incentivado, sobretudo em instituições como Polícia Militar que por tanto tempo foi um ambiente onde a participação masculina foi maior, mas com a realização deste evento demonstra sua preocupação e os anseios em modificar cada dia mais esse cenário.
Na Oportunidade foi anunciada a criação do Núcleo Assistencial de Acompanhamento e Orientação das policiais militares femininas, funcionárias civis e mulheres que mantenham relacionamento familiar com integrantes da Polícia Militar, criado através da Portaria nº 65 de 27 de julho de 2017, que também regulamenta as atividades da Patrulha Maria da Penha. Explicou!
Delegada Kazumi destacou a importância do evento, para as mulheres militares e que se sentia honrada por ter sido convidada para o evento reunindo as mulheres militares do Maranhão, para discutirem assuntos relacionados a violência doméstica, a Lei Maria da Penha, o espaço que mulher ocupa hoje e seu papel na sociedade, então foi um grande evento onde se pode debater obre os grandes problemas que a mulher enfrenta no seu dia dia. Disse, que não vai ser apenas a lei Maria da Penha que vai transformar essa realidade, essa lei na verdade veio dar um impulso nas políticas políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher especificamente a violência doméstica familiar. Ressaltou!
Segundo a coordenadora, o que pode reverter este quadro além das políticas públicas é o fortalecimento do direito da mulher, com o fim da discriminação, da desigualdade entre homem e mulher assim como, acabar com essa cultura machista que ensina meninos e meninas, homens e mulheres a transformar um relacionamento amoroso em uma relação de poder, quando na verdade deveria ser uma relação de amizade. Portanto é necessário o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher, que esse fortalecimento possa ser feito com segurança, saúde, educação, trabalho e renda através da inserção da mulher no mercado de trabalho.
Tudo isso irá contribuir para que as pessoas mudem as suas relações e o seu comportamento para a partir daí, fazer prevalecer o respeito e o direito da igualdade entre o homem e a mulher. Todas essas medidas aliadas ao comprometimento do governo em dar garantias a mulher do seu direito. Concluiu!
Tudo isso irá contribuir para que as pessoas mudem as suas relações e o seu comportamento para a partir daí, fazer prevalecer o respeito e o direito da igualdade entre o homem e a mulher. Todas essas medidas aliadas ao comprometimento do governo em dar garantias a mulher do seu direito. Concluiu!
ASSISTA AQUI AS ENTREVISTAS
Deputada Valéria Macedo
Delegada Kazumi Tanaka
Por: Stenio Johnny
Radialista/Repórter Investigativo
RPJ/MA 0001541
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.