A Avenida Jackson Lago – a IV Centenário – vai receber obras de urbanização, dando continuidade às ações do programa PAC Rio Anil, do Governo Federal, executado pelo Governo do Estado. O local vai abrigar diversos equipamentos sociais, dentre estes, escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e Unidade de Segurança Cidadã (USC), beneficiando moradores do local e entorno. O plano de urbanização inclui ainda a abertura de ruas que vão garantir maior mobilidade na região.
Nesta quinta, 18, foi realizada a desocupação da área com a retirada de palafitas, construídas irregularmente. “Acompanhamos o trabalho de forma tranquila. As pessoas foram comunicadas anteriormente e também notificadas sobre esse processo. Tudo transcorreu pacificamente”, disse o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, tenente-coronel José Maria Honório. A ordem para retirada foi emitida pela Blitz Urbana, órgão municipal.
As poucas pessoas que ainda residiam de forma irregular saíram sem resistência. A Polícia Militar esteve presente durante toda a ação de retirada para prestar apoio e orientar os ocupantes. “Trouxemos força, mas para não usar, apenas se houvesse necessidade, mas não houve”, reiterou o comandante.
Antecipando a ação de retirada, foram realizadas diversas reuniões e encontros com os ocupantes, ao longo de um ano. Todos foram informados do processo e ainda, do projeto de urbanização a ser estruturado na área. Os moradores também foram notificados sobre os prazos da retirada. Os ocupantes integram cadastro que garante o recebimento de aluguel social no valor de R$ 500 e foram inseridos em programas de habitação popular.As obras são conduzidas pela Secretaria de Estado de Cidades (Secid).
Os moradores concordaram com o uso social da área. Segundo alguns ocupantes, o local estava servindo como ponto de tráfico e com ocorrências de assaltos. A estudante Kessylene de Jesus Cardoso Diniz, 24 anos, disse que o projeto vai beneficiar todos os moradores. “Eu recebo o aluguel social e já encontrei um lugar para ficar, até receber minha casa. Pelo que eu soube do projeto, acho que vão construir boas coisas para quem mora aqui”, enfatizou a jovem.
O autônomo Wadson Ribamar Gomes, 32 anos, disse que será melhor morar em um lugar seguro e espera que as obras fiquem prontas o mais breve possível. “Vai ser muito bom. A gente quer que melhore. É o que a gente espera”. Para o serviços gerais Manoel Nascimento Silva, 44 anos, “os serviços vão trazer mais segurança e opção para quem mora no local”.
Urbanização
Integram os equipamentos do plano de urbanização da Avenida Jackson Lago uma escola de Ensino Fundamental com 12 salas, biblioteca e quadra poliesportiva; uma UBS com seis consultórios, três salas de atendimento odontológico e sala de curativo; um Batalhão de Polícia Militar com alojamento, salas de monitoramento, gabinete e auditório com 60 lugares; uma praça uma com pista de caminhada, quiosque, academia ao ar livre e acessibilidade; e outra praça com pista de caminhada, playground, área de recreação para adultos e crianças.
O projeto contempla ainda a abertura de duas vias de acesso com o interior do bairro; e ruas auxiliares com estacionamento e bicicletário. A obra tem investimento de R$ 500 milhões. Os editais de licitação vão ser lançados na próxima semana e as obras têm previsão de início dentro de 60 dias. “Seremos diligentes no acompanhamento destas obras para que as empresas cumpram o cronograma pactuado”, disse a secretária de Estado de Cidades (Secid), Flávia Alexandrina, que acompanhou a ação de retirada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.