Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015






A vereadora Rose Sales (PV) realizou hoje pela manhã, Audiência Pública na Câmara Municipal de São Luís com o tema: “O papel do poder público e das comunidades terapêuticas no enfrentamento às drogas em favor dos cidadãos em vulnerabilidade sócio-econômica de São Luís”, considerando que essas instituições vêm contribuindo significativamente para o resgate de pessoas viciadas e promovendo trabalhos de ressocialização; entretanto, não obtêm o apoio e a valorização por parte do poder público.

Com mais de 40 (quarenta) organismos instalados no município de São Luís, a maioria se mantém com a ajuda de voluntários e outras, até hoje não receberam o devido apoio para efetuarem o registro.  A vereadora lamentou a falta de compromisso da Prefeitura Municipal de São Luís para com esse segmento e disse que: “Em 2013 e 2014 elaborei com as lideranças das Comunidades Terapêuticas Emendas ao orçamento do Executivo Municipal, para contribuir com o fortalecimento e a manutenção dessas instituições, mas foram rejeitas.”

Dando continuidade, a nobre parlamentar repudiou a inversão de prioridades do governo municipal, onde a área da Comunicação é mais importante que as famílias de nossa capital:  “É lamentável, é triste ver que a atual gestão nunca se dispôs para de forma efetiva implantar no município a Política Pública de Enfrentamento às drogas e tão pouco se importa com as comunidades terapêuticas, só pra demonstrar, a Prefeitura destinou cerca de mais de 23 milhões para a propaganda do governo e apenas 10 mil reais para o Fundo de Emprego e Renda, o irrisório de 76 mil reais para equipar a segurança municipal e o montante vergonhoso de 20 mil reais para os projetos de vulnerabilidades do Conselho Anti-drogas. Isso denota total descaso e descompromisso quando os nossos jovens morrem no interior dos bairros.”

  O Conselheiro Municipal Anti-drogas, Sr. Erisson Lindoso, falou da importância da audiência pública e retratou sobre a atuação do órgão fiscalizador : “A função do conselho municipal é estar fiscalizando  e participando das construções  de políticas publicas sobre as drogas  no município, junto com as comunidades terapêuticas  e nas prevenções nas escolas. Pra nós, é muito importante o trabalho que a vereadora Rose Sales está fazendo ao longo do seu mandato dentro da Câmara Municipal e nas ações das comunidades terapêuticas, por isso, fortalece  a política do Conselho Municipal.”

   Como resultado da Audiência Pública foram deliberados vários encaminhamentos e estabelecido Grupo de Trabalho.

 Estiveram presentes na Audiência Pública várias lideranças sociais, dirigentes de Comunidades Terapêuticas e a presidência da Associação Maranhense de Psiquiatria; a Mesa foi composta, por: Rose Sales – Vereadora de São Luís; Dr. Heider Silva – Defensoria Pública Estadual; Erisson Lindoso - Conselho Municipal Anti- drogas; Dr. Sebastião Uchôa – Delegacia de Meio Ambiente; Dr. Fernando Mendonça – Tribunal de Justiça do Maranhão; Pr. Mário Porto - Comunidade Vida; Sr. Domingos Matos – Líder Comunitário da Vila Isabel Cafeteira; Dra. Luíza Medeiros – Poder Judiciário; Ten. Cel. Araújo – Presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas; Sra. Maria Neuza Ribeiro – Presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente; além dos Vereadores Ricardo Diniz, José Joaquim e Marquinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.