Páginas

terça-feira, 10 de março de 2015

Governo torna Porto do Itaqui mais competitivo no mercado internacional



Foto_Divulgacao_Dragagem_Porto-3-Capa

Com a nova posição de primeiro porto público do Brasil em profundidade, o Porto do Itaqui torna o estado do Maranhão mais competitivo no mercado internacional. As novas características significam avanço na movimentação de cargas, redução da fila de espera de navios, maior segurança e flexibilidade de manobras, além da operacionalização de navios com maior capacidade de armazenamento, o que reduz o custo do frete por tonelada.
A ampliação da profundidade foi possível a partir das medidas adotadas pelo Governo do Estado do Maranhão para drenagem dos berços 100 a 103, com alargamento do canal de acesso interno, resultando na retirada de 560 mil metros cúbicos de material. A destinação desse material foi autorizada pela Capitania dos Portos, sob a supervisão dos órgãos de meio ambiente.
“Esse novo momento de desenvolvimento do Porto do Itaqui é extremamente importante por torná-lo mais competitivo e poder ampliar seu papel de canal de escoamento da produção, tanto para o Maranhão quanto para outras regiões do país. Essa é uma medida fundamental para o processo de mudança e desenvolvimento do estado defendido pelo governador Flávio Dino”, afirma o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago.
O serviço nos berços 100 a 103 foi iniciado em 20 de janeiro, com recursos próprios da Emap, no valor de R$ 63,5 milhões, e executado pela empresa belga Jan de Nul. A intervenção teve suas atividades concluídas nesta semana, com a batimetria final. Toda a documentação a respeito do serviço e das novas características do porto será protocolada na Capitania dos Portos e, em seguida, encaminhada ao Centro de Hidrografia da Marinha, para homologação.
“Agora temos condições de receber navios maiores e com maior volume de carga, aumentando a potencialidade do porto”, destaca o diretor de Operações da Emap, José Antônio Magalhães.
Os benefícios que serão gerados a partir de agora estão em sintonia com o plano de ação do governador Flávio Dino, com ênfase na dinamização da atuação do Porto do Itaqui de modo que ele promova maior integração da produção maranhense com as políticas sociais inclusivas.
Primeiro do NordesteNão é somente em características estruturais que o Porto do Itaqui tem avançado. De acordo com relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado no início do mês, o Porto do Itaqui é hoje o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil em volume de cargas, com 18.028 toneladas movimentadas no último ano.
Só em graneis líquidos foram movimentadas 7.990 toneladas, levando o Itaqui à terceira posição, logo após o Porto de Santos (SP) e o de Suape (PE). Já a movimentação de graneis sólidos chegou às 8.875 toneladas, quesito que coloca o Porto do Itaqui na sexta posição do ranking nacional.
NÚMEROS
Projeto de dragagem
BerçosProfundidade anterior (m)Profundidade atual (m)
Berço 1008,515
Berço 1019,512
Berço 10210,512
Berço 1031215

Condições gerais de profundidade – pós dragagem de aprofundamento
Berço100101102103104105106108
Profundidade em metros



Agência de Notícias
Governo do Estado do Maranhão
15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.