Presidente da ONG Libertas e o Corregedor
Corpo de Bombeiros(Foto: J.Roberto)
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, é obrigatória a troca dos extintores de incêndio veiculares tipo BC pelo ABC, considerado mais eficiente e seguro, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito. A partir do mês de abril, quem descumprir a determinação estará cometendo infração grave e pode ser multado no valor de R$ 129,69 e ganhar cinco pontos na carteira nacional de habilitação.
Com essa medida, estima-se que 20 milhões de extintores de incêndio serão descartados em todo o país. Preocupado com o destino da sucata desses equipamentos, o Corpo de Bombeiros do Maranhão, idealizou um projeto inovador para o aproveitamento do item.
O projeto, intitulado ABC da Arte, pretende reaproveitar os extintores descartados e transformá-los em obras de arte, uma medida sustentável para preservar o meio-ambiente.
As obras de arte serão confeccionadas por alunos do colégio Militar 2 de Julho, que serão orientados pela artista plástica Adriana Karlen e expostas no dia 2 de Julho, dia nacional do Corpo de Bombeiros.
Após a exposição, as obras serão postas à venda. O valor arrecadado com as peças será destinado aos projetos sociais desenvolvidos pela corporação.
“Haverá também um concurso para premiar as três melhores obras. Ainda em fevereiro, vamos começar a definição de todas as datas e o orçamento, para que possamos levar aos nossos patrocinadores”, explicou o idealizador do projeto, o corregedor do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel José Raimundo Santos.
Doação dos Extintores
Os quartéis do Corpo de Bombeiros vão funcionar como pontos de doação dos extintores de incêndio. A ONG Libertas, voltada para projetos sociais e ambientais em todo o Maranhão, também decidiu colaborar com a iniciativa.
“Já temos uma parceria de muito sucesso com o Corpo de Bombeiros na área de sustentabilidade. Temos convicção que o ‘ABC da Arte’ também vai ser um projeto promissor”, analisou o diretor da ONG, Marco Aurélio do Amaral Santos.
O Corpo de Bombeiros deverá lançar o projeto pioneiro já na próxima semana. “Estaremos dando soluções a um problema ambiental, fomentando os projetos sociais do Corpo de Bombeiros”, frisou o idealizador, Tenente Coronel José Raimundo Santos.
Janaina Berredo/ ASCOM SSP
Coordenação Josilma Bogéa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SJNOTÍCIASMA agradece a sua participação.