Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

EXCLUSIVO: Secretário de Segurança Pública do Maranhão se despede da Ascom SSP-MA e concede entrevista ao Sjnotícias



                       Sec/Marcos Affonso/corpo Feminino da Ascom SSP-MA


O Secretário de Estado  de Segurança Pública do Maranhão Dr. Marcos Affonso esteve na manhã da segunda-feira(29), reunido com o pessoal que integra a assessoria de comunicação da SSP-MA, ocasião em que se despediu de todos, e elogiou o trabalho da Ascom na sua gestão.
Dr. Marcos Affonso destacou o empenho o trabalho e o profissionalismo da assessora de comunicação da SSP-MA, Josilma Bogéa.

                    Dr. Marcos Affonso/Josilma Bogéa/Jornalista Aidê Rocha

Segundo o secretário, Josilma Bogéa coordenou as matérias jornalisticas com dinamismo, atrvés do seu trabalho, a SSP-MA foi mais divulgada, houve uma aproximação maior com a imprensa maranhense. Antes não era assim, mas a partir do momento em que Josilma Bogéa assumiu a coordenação, a Ascom ficou de cara nova, com um novo formato, e realizou trabalhos que me surpreendeu. Disse o secretário Marcos Affonso.

Depois do papo descontraido com a equipe da Ascom SSP-MA, Dr. Marcos Affonso concedeu entrevista exclusiva ao titular deste blog, o repórter Stenio Johnny.

                   Sec. Marcos Affonso/Corpo Masculino da Ascom SSP-MA

Marcos Affonso inicialmente falou das dificuldades que encontrou ao assumir a SSP-MA, disse que não é fácil assumir a secretaria de segurança no momento em que há um alto índice de criminalidade no estado, falou que passou por momentos difíceis, momentos esses, que teve a Ascom-SSP ao seu lado lhe dando todo apoio, e divulgando o seu trabalho em todo o Maranhão. Falou da amizade e do carinho por sua assessora de comunicação Josilma Bogéa, e da admiração que tem pelo seu trabalho, Marcos Affonso disse que não foi fácil assumir a SSP-MA e a Sejap. Foram momentos difíceis mas que  tive  forças para superar, disse que está deixando o cargo de secretário de cabeça erguida e de consciência Limpar de ter cumprido o seu dever como gestor desta pasta. Pontuou  o secretário.

Dr. Marcos Affonso fez questão de destacar o trabalho e o apoio que lhe foi dado pelas forças de segurança do Maranhão. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, GTA e Detran, agradeceu o apoio dos seu colegas delegados, agentes comissários de polícia, escrivães, servidores da SSP. fez um agradecimento especial aos comandantes da Polícia Militar e Bombeiros Militar, a Adepol, Simpol, Associação dos policiais, em fim a todas as entidades de classe que lhe deram apoio, ao povo do Maranhão por ser solidário ao seu trabalho e o seu agradecimento especial a Deus por tudo que ele realizou na sua vida.


                     Cutrin/mestre de cerimônia/J. Bogéa/Dr. Marcos Affonso

O Secretário falou ainda que foi um ano triste por ter perdidos colegas tanto da polícia civil como da polícia militar que morreram em confronto com bandidos. Foi um momento difícil que superamos, quero parabenizar todos os policiais por manterem o equilíbrio neste momento difícil em que perdemos colegas de fardas e por eles terem dado resposta no tempo certo e dentro da legalidade.

 Dr. Marcos Affonso falou que foi convidado para assumir a pasta de Secretário Adjunto de Inteligência, que está feliz pelo convite pois vai voltar a fazer o trabalho que ele gosta. 
Finalizando deixou a a sua mensagem a todos os servidores da SSP-MA, e aos que integram as forças de segurança do Maranhão. Um abraço fraternal a todos feliz ano novo e muitas felicidades.

                                                    Assista Aqui a entrevista




                                          
                                                              Por Stenio Johnny
                                                      Radialista/DRT - MA 0001541



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

AABB no clima do "RÉVEILLON OURO"


reveillon


AABB - São Luís se prepara para oferecer aos seus associados e convidados. o melhor Réveillon de todos os tempos, duas super bandas irão abrilhantar a festa, show pirotécnico, e melhor culinária maranhense, alem de bebidas, e open bar montado para melhor servir os associados, assim vai acontecer o Réveillon Ouro na AABB- São Luís, hoje com um novo presidente que está  há três meses a frente da associação, e promete trazer grandes atrações  e realizar grandes eventos  para os associados.

O Blog Sjnoticias esteve no mês de Novembro na AABB, e conversou com o Sr. Wilson atual presidente, ocasião em que ele falou do trabalho que está fazendo, juntamente com toda a diretoria, segundo o presidente, o Réveillon Ouro vai ser o diferencial, uma vasta programação foi montada para proporcionar aos associados, conforto, requinte, e entretenimento.

O presidente da AABB, falou ao Sjnoticias, que a Animação ficará por conta de duas grandes Bandas. Banda Mr. Jones, e Banda Argumento, além disse os associados terão direito ao Open Bar e o Buffet. veja abaixo valore dos ingressos do Réveillon Ouro para Sócios e não Sócios.

IMG-20141129-WA0008

A AABB informa que existe o pacote para a temporada no Réveillon para os associados que quiserem passar o ano novo em um dos Chalés da associação, veja abaixo tabela de preços.


PACOTES DE RÉVEILLON/

ARTE FIM DE ANO CORRETA.jpg P SITE


Assista aqui a matéria com o Sr. Wilson presidente da AABB/São Lúis - MA


                                              http://youtu.be/mCNsdROW1HE



                                                          Por/Stenio Johnny 
                                                     Radialista/DRT 0001541

CORONEL SÁ DESTACA AÇÕES DO CPAM 2 E FALA DE ALGUMAS MELHORIAS PARA 2015





(Foto: J.Roberto)

Criado no mês de maio deste ano, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2 (CPAM 2), sob a gestão do coronel Raimundo Nonato Santos Sá, nasceu com uma política de Segurança inovadora com o objetivo de viabilizar estratégias de policiamento, e diagnosticar as áreas de abrangência possibilitando maior extensão nas atuações preventivas e repressivas.  
O Comando de Área 2 é composto pelo 6º e 13º Batalhão da Polícia Militar, que compreende os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e em alguns bairros da capital maranhense.  O CPAM atua em quase 300 bairros, atendendo 600 mil pessoas em toda região.
O relatório qualitativo anual do Comando de Área 2, obteve um registro positivo em relação a criminalidade. Só este ano, segundo Sá, foram 1.463 conduções as Delegacias, 156 Termos Circunstanciais de Ocorrência, e 16 foragidos da justiça recapturados; a apreensão de 303 armas de fogo, 419 quilos de drogas, entre maconha crack e cocaína, e R$ 20.457,05 encaminhados aos distritos; 531 veículos recuperados ou localizados; e 251 autos de infrações de trânsito.
Para o coronel Raimundo Sá, os resultados positivos se devem ao empenho dos policiais e o trabalho estratégico, efetuando levantamentos diários em locais de maior incidência criminal. Ele explicou ainda que é necessário um serviço específico para diagnosticar a região onde mais gera ocorrências.   
“Todo levantamento é realizado organizadamente, pois trabalhar com informações é uma ferramenta extremamente relevante para o serviço policial. Se trabalharmos com essa sincronia vamos obter resultados satisfatórios e tranqüilizar a sociedade”, explicou.   
Melhorias
         Para 2015, o comandante de área destacou a implantação de mais uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) na Cidade Olímpica, que está em fase de construção. Ainda segundo ele, para melhorar os trabalhos da Polícia Militar, principalmente na região do Comando de Área 2, o 6º e o 13º, terão quartéis construídos no novo modelo.
(Foto: J.Roberto)   

Sá enfatizou que o intuito é reestruturar os batalhões e construir companhias independentes, colocando um oficial para comandar  área de atuação. Ele destacou ainda, que possivelmente, os municípios de Raposa e Paço do Lumiar, que integram o 13º, serão companhias independentes abrangidas em locais específicos. O 6º BPM, também será dividido em duas companhias.  
“O tenente coronel Antonio Vieira de Aquino, futuro comandante do CPAM 2, terá um grande desafio pela frente, mas com a estrutura que queremos desenvolver, coloca o comando em um nível mais elevado na parte administrativa e operacional. Tenho certeza que ele fará um grande trabalho”, pontuou o coronel, completando ainda que a integração das forças estaduais, municipais e federais são ferramentas imprescindíveis no combate a criminalidade. Trabalhamos em prol da sociedade, não devemos esquecer disso.                 
Raimundo Sá, futuro subcomandante da Polícia Militar, assegura que o estado tem várias potencias de inclusão social que podem facilitar o andamento da Segurança Pública. “O estado é o grande investidor na área de políticas públicas. Falando de forma geral, o País não é feito somente de Segurança Pública, mas de vários outros seguimentos, que unidos são capazes de melhorar o problema em cada âmbito social”. Disse coronel Sá


Fonte/Ascom SSP- MA
Coordenação/Josilma Bogéa

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Entenda os diferentes regimes de cumprimento de pena


Entenda os diferentes regimes de cumprimento de pena




















Nos últimos anos tem sido cada vez mais frequente, no noticiário e em outras fontes de informação, a citação de palavras que se referem aos três regimes de cumprimento de penas de prisão – o fechado, o semiaberto e o aberto. Segundo o Código Penal brasileiro, quanto mais grave é o crime cometido, mais rigoroso é o tratamento dispensado ao réu. 

No caso do condenado a mais de oito anos de prisão, por exemplo, o início do cumprimento da pena deve ser no regime fechado. Nessa condição, o detento fica proibido de deixar a unidade prisional, como presídio e penitenciária.

Já o condenado a pena superior a quatro anos e não superior a oito anos de prisão, se não for reincidente, deve iniciar o cumprimento de pena no regime semiaberto, em colônia agrícola ou estabelecimento similar. Nessa condição, ele é autorizado a deixar a unidade penitenciária durante o dia para trabalhar, devendo retornar à noite. No caso do réu reincidente, ele inicia o cumprimento da pena no regime fechado.

A legislação penal brasileira permite que o condenado em regime fechado ingresse no semiaberto após o cumprimento de 1/6 da pena, desde que tenha bom comportamento carcerário. Nos crimes contra a Administração Pública, como, por exemplo, a corrupção, o condenado só muda de regime, após 1/6 da pena, se tiver bom comportamento e também reparar o prejuízo aos cofres públicos, exceto quando ele comprovar a impossibilidade de fazê-lo. Para os crimes hediondos, como estupro, a progressão de regime se dá após o cumprimento de 2/5 da pena, se o condenado for primário, e de 3/5 da pena, se reincidente.

O regime aberto, por sua vez, é imposto a todo réu condenado a até quatro anos de prisão, desde que não reincidente. Nesse regime, a pena é cumprida em casa de albergado ou, na falta deste, em estabelecimento adequado, como, por exemplo, a residência do réu. O condenado é autorizado a deixar o local durante o dia, devendo retornar à noite. Para o regime aberto podem progredir os que se encontram no semiaberto, após o cumprimento dos requisitos previstos na legislação penal brasileira, como tempo de cumprimento de pena e bom comportamento.

Agência CNJ de Notícias

Banco do Brasil é condenado a indenizar cliente que teve cartão clonado



O desembargador Raimundo Barros foi o relator do processo (Foto:Ribamar Pinheiro)
                      Desembargador Raimundo Barros/relator do processo (Foto:Ribamar Pinheiro)

O Banco do Brasil foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil, por danos morais, a uma correntista de São Luís que teve o cartão magnético clonado e foi vítima de saques no exterior. A decisão unânime da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) elevou o valor anteriormente fixado em sentença de primeira instância, que era de R$ 6 mil.
O desembargador Raimundo Barros (relator) entendeu que o banco deixou de tomar as medidas de segurança necessárias a fim de evitar que terceiro tivesse acesso aos registros da correntista e realizasse saques indevidos em sua conta. E que o fato de a instituição financeira ter reconhecido sua responsabilidade e devolvido os valores retirados não afasta o dever de reparar o abalo moral.
Quanto ao valor determinado na sentença, o relator lembrou que a reparação moral tem função compensatória e punitiva. Entendeu que a quantia determinada pela Justiça de 1º grau estava aquém da justa reparação do prejuízo. Votou pela majoração para R$ 30 mil, o que considerou suficiente para ressarcir a apelante pelos problemas que lhe foram trazidos pela má prestação do serviço contratado.
O relator entendeu que as regras do Código de Defesa do Consumidor se aplicam ao caso, já que o banco se enquadra como fornecedor de serviços, enquanto a cliente figura como destinatário final, portanto, consumidor.
Os desembargadores Maria das Graças Duarte e José de Ribamar Castro concordaram com o entendimento do relator e também votaram de forma favorável ao apelo da correntista.
SALDO INSUFICIENTE – A correntista disse que abriu uma conta corrente pessoa jurídica para recebimento de créditos decorrentes de seus contratos e outros atos comerciais. Contou que, embora tivesse saldo bancário, não obteve êxito ao tentar efetuar um pagamento, pois sua conta apresentou saldo insuficiente.
A cliente afirmou que registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Defraudações e pediu informações e restituição ao banco. Considerou que o serviço prestado apresentou falha grotesca, por não ter detectado saques quase diários durante quatro meses, que, junto com taxas bancárias, ela calculou ter somado R$ 92 mil. A correntista entendeu que o valor da indenização por danos morais determinado em primeira instância não foi compatível com a dimensão do problema. Por isso pediu majoração.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Secretário da SEJAP Paulo Costa reuni-se com assessores e servidores do Gabinete em momento de confraternização





Em um momento de descontração com espirito munido da paz que chega com natal, foi assim o clima na manhã da segunda-feira(22) na SEJAP. O secretário Paulo Costa reuniu-se com seus assessores diretos em uma manhã de confraternização.
O blog Sjnotícias esteve presente cobrindo o evento e conversou com o secretário Paulo Costa que falou da importância daquele momento neste final de ano  para cada um dos assessores presentes.

Perguntado a ele sobre o balanço do seu trabalho a frente da Sejap, ele disse que ainda era cedo pra fazer o balanço das suas atividades como gestor da secretária, e que preferia deixar para fazer o balanço no dia 31 de dezembro, data em que ele entregará o cargo ao novo titular da pasta.
                            

O Secretário Paulo Costa falou ainda que, mesmo depois que ele entregar o cargo de secretário da Sejap, ele continuará  o seu trabalho no sistema prisional, no núcleo de execução penal da defensoria pública , atuando como defensor público, assim como na presidência do Concelho   Penitenciário do Maranhão dando a sua contribuição visando melhorias
no sistema prisional do estado. concluiu Dr. Paulo Costa  Secretário da(SEJAP
                                                                                                                                                   
                                       
                             



Por/Stenio Johnny
Radialista/DRT - MA 0001541

Juizados solucionam conflitos entre passageiros e empresas aéreas em nove aeroportos brasileiros


      Luiz Silveira/Agência CNJ
Juizados solucionam conflitos entre passageiros e empresas aéreas em nove aeroportos brasileiros


















      Luiz Silveira/Agência CNJ


Com a chegada do período de férias escolares e das festas de fim de ano, aumenta o fluxo de passageiros nos aeroportos e também as chances de problemas entre consumidores e empresas aéreas.
Para ajudar a solucionar eventuais conflitos de forma rápida e evitar novas demandas judiciais, alguns Tribunais de Justiça instalaram juizados especiais nos principais aeroportos de seus estados, que estarão em funcionamento mesmo durante o recesso forense (de 20 de dezembro a 6 de janeiro). 

Em São Paulo, os juizados especiais dos aeroportos funcionarão durante todo o período do recesso do Judiciário, sendo das 9h às 22h, no aeroporto de Congonhas, e das 9h às 23h, em Cumbica (Guarulhos). 

No Rio de Janeiro, o juizado especial do aeroporto internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim funcionará 24 horas todos os dias. O posto fica localizado na área de embarque internacional do Terminal 2, próximo às instalações da companhia aérea TAM. Já o juizado especial do aeroporto Santos Dumont estará atendendo durante o período de férias no horário usual: de 6h às 22h, todos os dias. 

No Distrito Federal, o juizado instalado no aeroporto internacional de Brasília — Presidente Juscelino Kubitschek irá funcionar diariamente, das 6h às 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O juizado está localizado no mezanino do aeroporto, ao lado da administração local. 

Em Minas Gerais, não haverá alteração no horário de atendimento do juizado localizado no aeroporto internacional de Confins durante o recesso forense. O posto estará funcionando todos os dias, das 7h às 19 horas. O juizado especial localiza-se no 2º piso do aeroporto, na Sala 10B, acima das instalações do Banco do Brasil. 

Em Mato Grosso, a chegada do recesso forense trará mudanças ao funcionamento do Juizado Especial do Aeroporto de Várzea Grande, o principal do Estado. O atendimento será de 13h às 18h nos dias 22, 23, 26, 29 e 30 de dezembro e nos dias 2 e 6 de janeiro. 

No dia 5 de janeiro o posto funcionará de 9h às 18h. Não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º, 3, 4 e 5 de janeiro. Os horários de funcionamento foram estabelecidos pela Portaria n. 7/2014 da Comarca de Várzea Grande. 

Nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, será a primeira vez que os consumidores contarão com um juizado especial instalado no aeroporto durante o período das festas de fim de ano. O posto do TJRN funcionará no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, das 10h às 22h. 

A unidade de São Gonçalo do Amarante, que fica próxima à cidade de Natal, estará fechada nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e funcionará em horário reduzido nos dias 24 e 31 de dezembro (das 10h às 16h). Criado para atender o público da Copa do Mundo, o juizado teve os serviços interrompidos em 21 de setembro, mas as atividades foram retomadas no dia 3 de novembro. 

Em Pernambuco, o Juizado Especial Cível do aeroporto internacional do Recife também foi instalado para atuar no período da Copa do Mundo, mas hoje funciona em caráter permanente. O posto localiza-se no primeiro andar do terminal aéreo do Recife, na Ala Sul, próximo ao check-in sul e ao guichê da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O atendimento durante as festas de fim de ano será de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Competência – Os juizados especiais dos aeroportos buscam a conciliação e a resolução de conflitos entre passageiros e companhias aéreas, a fim de evitar a abertura de novos processos judiciais. Alguns dos principais problemas atendidos nestes juizados são: atraso ou cancelamento de voos, violação, furto e extravio de bagagem, falta de assistência pela companhia aérea, overbooking e erro no nome ou sobrenome do passageiro no bilhete aéreo. 

O atendimento é gratuito e está restrito a questões que envolvam valores até 20 salários mínimos. Não há necessidade de se constituir um advogado. Caso não haja conciliação entre o passageiro e a companhia aérea, o processo é encaminhado ao Juizado Especial Cível da comarca de residência do passageiro.



Tatiane Freire 
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJRJ, TJSP, TJMG, TJMT, TJDFT, TJPE e TJRN

SSP ENCERRA CURSO DE OPERAÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS NA CAPITAL




                                                 (Foto: Nilson Figueiredo)


A Secretaria de Segurança Pública (SSP),  realizou o encerramento do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), na manhã deste sábado (29), no Parque Botânico Vale.
Estiveram presentes, o Subdelegado Geral da Polícia Civil, Augusto Barros, representando o Secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso; o Superintendente Estadual de Investigações Criminais (SEIC), Delegado Luís Jorge; Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Leonardo Diniz; Coordenador Geral do Grupo Tático Aéreo (GTA), Major Welligton Reis; Diretor da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP), Delegado Maurício Ribeiro Martins; e demais convidados.
Na ocasião,  23 alunos foram  diplomados e receberam o brevê, que simboliza o ingresso no Grupo de Resposta Tática (GRT). Conforme o delegado André Gossain,  chefe do DOTE, os formandos voltarão  para suas funções, onde permanecem aguardando a convocação oficial para atuar no grupo. 
O COTE é promovido pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), subordinado a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob o intuito de desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como, preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerente aos riscos da profissão.
(Foto:Nilson Figueiredo)

Com duração de quarenta dias por 24 horas, cerca de 34 alunos, entre policiais militares e civis; agentes penitenciários e da guarda municipal dos estados do Maranhão, Roraima, Amazonas e Mato Grosso passaram por treinamentos intensivos e especializados nas áreas de operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate a recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros, onde, 11 participantes desistiram.
O GRT é uma força especializada para atuar em casos de alto risco, envolvendo sequestro; roubo à banco; desarmamento de bombas, entre outras competências. Além dos rigorosos treinamentos, o Grupo especial conta com armamentos de ponta, como o Fuzil AR 15, com capacidade para ultrapassar blindagens.  O GRT é a única força de segurança do Maranhão que possui este tipo de arma.
Para André Gossain,  o grupo é preparado para enfrentar qualquer situação atípica de alta complexidade.  " Com a organização que as grandes quadrilhas de assaltantes de bancos vem se formando, precisamos ter policiais  bem preparados para conter a  ação desses criminosos," pontuou.

Fonte/Ascom SSP-MA
Coordenação/Josilma Bogéa


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

JEFERSON PORTELA SE REÚNE COM FUTUROS GESTORES DE SEGURANÇA PÚBLICA




 
(Foto/ J. Roberto)



Em reunião realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), nesta segunda feira (22), com a cúpula da SSP, o futuro secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Jeferson Portela, destacou uma série de medidas que serão tomadas a partir do dia 1º de Janeiro de 2015, e falou de algumas inovações tecnológicas que serão implantadas para aperfeiçoar os trabalhos durante sua gestão.

Ainda estiveram presentes na reunião, os futuros gestores; delegado Augusto Barros Neto, titular da Delegacia Geral da Polícia Civil; coronel Marco Antonio Alves, Comandante Geral da PM e o subcomandante, coronel Raimundo Nonato Santos Sá; coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros; o secretário Adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, delegado Marco Aurélio; além de superintendentes, delegados especializados e chefes de setores da SSP.
     
         “Devemos iniciar os trabalhos de Segurança Pública com reuniões periódicas, a fim de colocar em prática as metas discutidas e acordadas durante os encontros. A solução é articular e unir o Sistema de Segurança, incluindo todas as forças com a finalidade de desenvolver uma articulação diferenciada e específica no combate ao crime organizado”, falou Jeferson Portela, futuro secretário de Segurança.

         Para Portela, uma das principais medidas a serem tomadas é incluir os locais de transição como forma de mudança imediata no sentido de fortalecer e modificar os setores mais necessitados. Ainda segundo Jeferson, também é preciso trabalhar tecnicamente para estruturar as Delegacias e demais setores, além de oferecer um serviço de qualidade a população maranhense.

                                                (Foto/ J. Roberto)

Durante a reunião, os futuros representantes das três forças de segurança, destacaram algumas medidas relacionadas a integração da Segurança Pública; Augusto Barros, delegado geral, salientou que deve haver um serviço sistêmico de caráter de caráter mais profissional oferecendo um suporte maior na integração; Marco Alves, comandante Geral da PM, trabalhar com estratégia institucionalizada vindo uma tônica da Segurança, além de uma comunicação imediata socializando a informação; Célio Roberto, comandante do bombeiro, destacou as inovações do curso de gestão como forma de aproximar a instituição.

Destaques             
         Na ocasião, o futuro secretário destacou ainda que os trabalhos devem ser otimizados rotineiramente com intuito de integrar as forças. Ele disse ainda, que os setores precisam estar sincronizados e potencializados em relação ao andamento do sistema, possibilitando assim, um aumento em todo ciclo das políticas públicas. “Uma das nossas prioridades é alavancar essas políticas pensando sempre no bem público. O Governador Flávio Dino estará sempre presente nas reuniões no intuito de aproximar a Segurança”. Explicou Jeferson.

         No encontro também foi mencionado o Lançamento do Programa Pacto Pela Vida que será realizado no dia 6 de Janeiro de 2015. O evento vai envolver várias secretarias de estado. Ele também enfatizou a vinda do Programa Brasil Mais Seguro do Governo Federal, que vai oferecer 34 cursos na área da Segurança.


Fonte/Ascom SSP
Coordenação/Josilma Bogéa
  

Polícia Militar do Maranhão está de Luto. Mas um PM tomba em confronto com bandidos




Foi assassinado no fim da tarde da segunda-feira(22), o sargento PMMA José de Ribamar Prisca, segundo informações  sargento prisco estava na porta da sua residência, quando dois homens em uma moto azul placa não identificada, ao ver o plocial, o carona disparou quatro tiros, tendo um dos tiros acertado na cabeça do militar, que caiu em seguida, sendoo socorrido por populares e família, mas não rssitiu aos ferimentos vindo a óbito no Socorrão II.

Sargento Prisca, era Lotado no 13º Batalhão, e atuando no Seviço de Inteligência, ainda Segundo informações o militar que era 1º tenente PMMA, seria promovido no final do ano a sub-tenente.

O corpo do militar será velado na rua do Apicun casa 253, depois do J. Câmara, próximo a rua do amor,  chegando no local referido, perguntar onde mora o sargento Vicente, pai do militar assassinado. 

Suspeito do assassinato do sargento, tomba em confronto com a polícia, a informação foi passada, pela assessora de comunicação da SSP Josilma Bogéa.

Dieguinho tomba em confronto com PMMA

A informações passadas ao titular desse blog, por Josilma Bogéa, dão conta que um elemento, conhecido como Alex Diego do Santos, nascido em 18/11/88, residente na rua Dr. José Silva nº 530, no Residencial Nova Terra bairro Moropoia,  São José de Ribamar, durante uma abordagem realizada pelo SI, tentou reagir, sacando um revolver Taurus calibre 38, numeração 49951, ao perceber a reação do suspeito, houve uma troca de tiros, entre policiais e o suspeito. Na troca de tiros, Dieguinho como era conhecido no submundo do crime, foi  alvejado com dois tiros, levado ao Socorrão, não resistiu indo a óbito. Segundo Josilma Bogéa, o fato ocorreu por vota dás 21h. da segunda-feira(22).



                                             Por/Stenio Johnny
                                       Radialista/DRT - MA 0001541

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Desembargador Bernardo Rodrigues é homenageado pelo Legislativo Municipal



A comenda foi entregue ao desembargador José Bernardo Rodrigues pelo vereador Pavão Filho

O desembargador Bernardo Rodrigues recebeu, nesta quarta-feira (17), a medalha Simão Estácio da Silveira - maior honraria do legislativo ludovicense –, em sessão solene no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão. A homenagem foi proposta pelo vereador Pavão Filho.
 “Sinto-me honrado pelo reconhecimento do trabalho que exercemos na justiça maranhense”, disse o desembargador homenageado.
HISTÓRICO - A medalha Simão Estácio de Sáfoi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução nº 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em nove de dezembro de 1619.

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
(98) 3198 4370

Videoconferência vai permitir interrogatório de presos a distância



Os terminais de videoconferência são destinados ao interrogatório de réus presos e inquirição de testemunhas. (Foto Ribamar Pinheiro).


O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) inaugurou na última segunda-feira (15), mais três terminais de videoconferência, destinados ao interrogatório de réus presos e inquirição de testemunhas pelos juízes das varas criminais. Foram instalados dois terminais no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e um terceiro no Fórum da comarca de Imperatriz, que já estão disponíveis para o agendamento das audiências.
O acionamento do serviço foi feito via internet pela presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, em solenidade na sede do Tribunal, em São Luís. A presidente falou sobre as finalidades do uso desse recurso tecnológico, destacando as vantagens do seu aproveitamento para a celeridade processual e segurança dos operadores do Direito e servidores que atuam nas varas criminais.
“A concretização desse projeto vai ao encontro do esforço conjunto da direção do Tribunal de Justiça e da Corregedoria para proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo e, acima de tudo, mais seguro para profissionais do Direito, servidores e visitantes das unidades judiciárias”, ressaltou a presidente do TJ.
A instalação dos terminais no Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi possível por meio de parceria com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), que cedeu duas salas do Presídio São Luís I para receber os equipamentos fornecidos pelo Tribunal.
O secretário da Sejap, Paulo Rodrigues da Costa, apontou diversos benefícios do recurso de videoconferência para a segurança pública. “Vamos evitar a locomoção de presos - seja ele réu ou testemunha de crime-, economizar recursos do Estado, agilizar o andamento dos processos de execução e evitar o atraso dos réus em audiências”, declarou.
O diretor de Informática do TJ, Jorge Oliveira, demonstrou o funcionamento dos equipamentos com o auxílio de técnicos do TJ e explicou que a medida integra as ações do planejamento estratégico do Judiciário na área de tecnologia da informação. “É uma tecnologia de comunicação simples, porém avançada, cuja utilização no meio judicial, foi reforçada pela atual gestão do Tribunal”, disse o diretor.
IMPERATRIZ - Do terminal instalado na comarca de Imperatriz, o diretor do Fórum, juiz Delvan Pereira, se pronunciou durante a solenidade e falou da necessidade desse e de outros serviços judiciários. Também participaram da instalação na comarca, os juízes Armindo Reis, Welitom Carvalho, Ana Lucrécia Reis, Ana Beatriz Maia e Iris Santos.
O projeto do TJMA prevê, ainda, a instalação de terminais de videoconferência em polos judiciais no interior do Estado, de onde os juízes vão poder conduzir as audiências de inquirição de réus e depoimentos de testemunhas, conectados a outras comarcas, sem a necessidade de deslocamento de réus e testemunhas.
Compareceram à solenidade os desembargadores Anildes Cruz, vice-presidente do TJMA; Lourival Serejo, Ângela Salazar, Kleber Carvalho e Ribamar Castro; os juízes Mário Márcio Sousa, auxiliar da Corregedoria, representando a corregedora-geral, desembargadora Nelma Sarney; Márcio Brandão, auxiliar da presidência; Francisca Galiza, auxiliar da Corregedoria e Márcia Chaves, coordenadora dos juizados especiais.
Também acompanharam a implantação o Secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Paulo Rodrigues da Costa; o defensor público Bruno Dixon, representante da Defensoria Pública do Estado; e os diretores do TJMA Hebert Leite (geral), Francisco Morais (Administrativo) e Jorge Oliveira (Informática).

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Presidência
(98) 3198.4370


Flávio Dino, Brandão e Roberto Rocha serão diplomados nesta sexta-feira



                  Governador eleito Flávio Dino


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realiza nesta sexta-feira (19) a diplomação do governador eleito Flávio Dino, do vice Carlos Brandão, do senador eleito Roberto Rocha e todos os parlamentares eleitos em 2014. A cerimônia de diplomação será realizada às 16h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Além do governador e vice-governador, e do senador, serão diplomados também 42 deputados estaduais, 18 deputados federais e o primeiro suplente de cada partido e/ou coligação. Ao todo serão diplomados 80 candidatos que concorreram ao pleito de 2014.


Cerimônia será realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

Fonte:

Assessoria Flávio Dino 65

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lista de possíveis funcionários fantasmas citados por blogueiro deixa servidores revoltados


Resultado de imagem para foto de fanastasmas


Os servidores   que foram contratados pela empresa Gestor para prestar serviços na Secretária de Justiça e Administração Penitenciária(SEJAP), estão indignados com a matéria postada pelo blogueiro Neto Ferreira, que divulgou uma lista contendo nomes de 
pessoas que segundo o blogueiro seriam funcionários fantasmas da SEJAP.

O blog Sjnotícias foi procurado por diversos servidores. Segundo eles esta lista, contém uma relação equivocada,  de nomes de funcionários da empresa Gestor que prestam serviços a SEJAP, com salários e função definidas, outros nomes citados na lista, corresponde a pessoas que não pertencem ao quadro como é o caso da Jornalista Aidê Rocha que se deligou da SEJAP em 2013, para trabalhar na assessoria de comunicação da SSP-MA, e teve seu nome de maneira maldosa  incluído na lista dos fantasmas.

Aidê está indignada, chegou inclusive a ligar para o blogueiro pedindo pra que ele tirasse o seu nome da lista, pedido este que não foi aceito de imediato por Neto Ferreira, atitude essa que deixou a jornalista bastante irritada, pois a aparição do seu nome na lista dos fantasmas da SEJAP, comprometi a sua credibilidade como jornalista, como pessoa e como profissional. Aidê Rocha afirmou que não tem nenhum vínculo empregatício com a Gestor e a  SEJAP, desde 2013.

Revoltados os citados na lista de funcionários fantasmas da SEJAP, informaram ao Sjnotícias que por conta dessa postagem antiética do blogueiro, ingressarão com uma ação na justiça por calúnia e difamação em desfavor do blogueiro Neto Ferreira para que o mesmo possa responder judicialmente pelo crimes  cometidos.



                                           Por/Stenio Johnny
                                      Radialista/DRT-MA 0001541